cidadania e passaporte
Ola, sou bisneta de portugueses, minha avó (filha de portugueses) e minha mae (neta) ainda estao vivas, gostariamos de tirar a cidadania e o passaporte portugues, o que é preciso fazer? Pretendo fazer a dupla cidadania pelo meu bisavô, pois tenho todos os documentos dele, meu bisavô e minha bisavó, ambos portugueses, casaram-se no Brasil e ambos ja sao falecidos. O que preciso fazer entao?
Tenho 17 anos e irei fazer 18 em agosto, mesmo fazendo 18 ainda possuo o direito de ter a dupla nacionalidade? Liguei no consulado uma vez e me falaram que se eu fizesse 18, perderia a possibilidade. Depois liguei novamente e me falaram que eu tinha direito sim, se a minha avó estivesse viva. Fiquei meu confusa, alguem pode me explicar?
Obrigada.
Tenho 17 anos e irei fazer 18 em agosto, mesmo fazendo 18 ainda possuo o direito de ter a dupla nacionalidade? Liguei no consulado uma vez e me falaram que se eu fizesse 18, perderia a possibilidade. Depois liguei novamente e me falaram que eu tinha direito sim, se a minha avó estivesse viva. Fiquei meu confusa, alguem pode me explicar?
Obrigada.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
o seu caso é igual ao meu, ainda não me sinto confiante para ajudar plenamente, mas leia o meu tópico que boa parte das dúvidas irão se esclarecer.
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.as
Abraço!
seu caso eh igual ao meu, igual do Milan, entao vamos la.
Voce tem direito sim, nao importa a sua idade, ja que todos os descendentes do portugues estao vivos.
Primeiro voce precisa da certidao de nascimento dos seus bisavos. Ja que sao ambos portugueses, voce tem sorte, um deles eh o declarante da sua avo, entao voce nao vai precisar transcrever o casamento dos seus bisavos em Portugal, vai pedir direto a atribuicao de nacionalidade da sua avo. Pra isso, a primeira coisa a ser feita eh pedir a certidao de nascimento deles, voce tem ?
Se tiver sido o seu bisavô quem registrou sua avó, pode mandar so a dele mesmo.
o mais provavel eh que seu bisavo foi o declarante do nascimento da sua avo, mas, nunca se sabe, bom conferir, se foi ele, otimo ! Se foi a sua bisavo, voce vai mesmo precisar da certidao dela.
Nao precisa das certidoes dos dois, precisa sim de quem foi o declarante, muito importante saber sobre isso.
voce pode pedir direto a atribuicao da sua avo.
Ja pode providenciar:
1. CERTIDAO DE NASCIMENTO DE INTEIRO TEOR da sua avo com firma reconhecida e legalizada no Itamaraty e Consulado.
2. Copia autenticada do RG da sua avo ( legalizar no Consulado )
3. Formulario 1C preenchido e assinado pela sua avo em cartorio ( legalizar no Consulado )
4. Certidao de nascimento do seu Bisavo.
Enviar para a CRC, pagar os 175 euros referente a atribuicao no proprio correio, atraves de vale postal chamado Dinheiro Certo, enviar por Sedex Mundi.
Pronto !
se vc seguir o passo-a-passo e as dicas aqui da comunidade vc consegue fazer tudo sozinha sem ajuda de advogados, viu?
boa sorte!
CRC eh a Conservatoria do Registros Centrais de Lisboa, onde sao feitos todos os processos de nacionalidade.
Depois que voce estiver com esses documentos prontos, voce envia para a CRC.
Endereco:
Rua Rodrigo da Fonseca, 200
Mod 1C
1099-003
Lisboa
Portugal
Antes de enviar voce tem que fazer o pagamento em dinheiro no valor de 175 euros para a CRC, no proprio correio, atraves de vale postal, esse vale postal chama-se Dinheiro Certo, e ai voce anota o numero do vale postal no formulario 1C, e envia por SEDEX MUNDI, chega em 3 dias.
se a Má for de São Paulo, ela deverá mandar os documentos que precisam ser legalizados pro consulado por sedex junto com um cheque nominal, mas o valor depende do número de documentos que ela vai legalizar. Se ela for em outro consulado então pode pagar pessoalmente direto no caixa.
a taxa para o processo de atribuição em si é paga diretamente pra CRC de Lisboa, isso é feito através de um vale postal que vc faz nos correios (chamado Dinheiro Certo), e o valor é de 175 euros, convertidos no câmbio do dia. (não há involvimento do consulado com o pagamento dessa taxa)
Ela vai mandar um cheque no valor das 3 legalizacoes que ela precisa ( certidao, formulario, xerox do RG ), ou seja, 133,02 reais, aqui esta a tabela:
Se reside no estado de São Paulo ou Mato Grosso do Sul.
A.1) e deseja receber os documentos no seu endereço:
a) Uma legalização : R$ 60,00
b) Duas legalizações : R$ 96,51
c) Três legalizações : R$ 133,02
d) Quatro legalizações: R$ 169,54
e) Cinco legalizações : R$ 206,05
(para cada legalização adicional, ir somando R$ 36,51 ao valor acima)
o seu processo eh de naturalizacao.
Voce soh vai pagar os 220,00 reias ( fazer um cheque e mandar junto com os documentos pedidos no processo ), e quando voce for ao Consulado assinar o formulario, eles te devolvem os documentos e voce vai ateh o correio mandar tudo pra CRC, e ai voce tera que pagar mais 175 EUROS.
Se voce quer que o Consulado envie os documentos pra CRC, voce tera que pagar 470,00 ( ao inves de 220,00 ) e mais os 175 EUROS.
A legalização do requerimento modelo 1C é gratuita, procure saber isso no consulado de SP
Abaixo segue o formulario, imprimir colorido, preencher e assinar no cartorio por autenticidade ( assinar na presenca do funcionario ). Depois eh soh mandar para o Consulado legalizar.
DECLARAÇÃO PARA ATRIBUIÇÃO-IMPRESSO MOD 1C
[http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_reg
vc esta em que lugar do Brasil ou do mundo?
nao sei porque, penso que ela eh de SP . . . rsrsrs
Tem certeza que ela está no formulario 1C? Pois se for, esse mesmo campo que você citou quadro 1, número 4 pede "doc de identificação nº" e logo o campo 5 pede data de emissão. Não está pedindo nada sobre passaporte da comunidade europeia.
São opções de documentos. Está escrito "ou" outro documento de
identificação equivalente, emitido pela autoridade competente de um dos países da União Europeia
Relendo o post, você comentou que "a legalização do requerimento modelo 1C é gratuita, procure saber isso no consulado de SP" .
Você conseguiu algo gratuito lá? Quando? Porque ali até processo de cidadania para menor, que deveria ser gratuito, eles cobram.
Em todo caso no consulado do Rio e no de SP é gratuito apenas o reconhecimento da assinatura do formulário modelo 1C.