Pais portugueses casados em Portugal, e o nome da mãe difere nas certidões
LeticiaMarciano123
Member
Boa tarde, procurei e não achei um caso como esse, então gostaria de tirar uma dúvida. O processo é de atribuição de filho de pais portugueses, casados em Portugal! Vou enviar os documentos do pai que é o declarante. No entanto, o nome da mãe diverge em dois documentos: na certidão de nascimento do filho consta "Maria do Rosario Martins" e no assento de nascimento do pai, o nome da esposa consta "Maria do Rosario"
Obs: lembrando que o Martins que consta no nome da mãe na certidão do filho, advém do pai da Maria do Rosario, e não do esposo.
Gostaria de saber se haverá algum problema nesse caso, se entrará em exigência?
Obs: lembrando que o Martins que consta no nome da mãe na certidão do filho, advém do pai da Maria do Rosario, e não do esposo.
Gostaria de saber se haverá algum problema nesse caso, se entrará em exigência?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Se a Mãe também é Portuguesa...E não alterou o nome ao se casar...Vale oque consta no Assento de Nascimento dela...Sendo assim...Se existe divergência no nome da mãe em um dos três documentos a serem apresentados para instruir o processo...
# 1 Assento de nascimento do Português em Questão *Pai*...(Onde consta a Averbação do Casamento e o nome da Mãe)...
# 2 Certidão de Nascimento reprográfica do Requerente
# 3 Documento de identificação do Requerente...***(No qual deve obrigatoriamente ter a Filiação)...
Deve ser providenciada a retificação...Sob o risco de que se não for feita a retificação...O processo pode sim cair em exigência por causa dessa divergência no nome da Mãe...
PS...Alguém postou essa dúvida anteriormente para você @Leticia...?
Tenho quase certeza de já ter respondido essa questão do "Martins"...
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/204807/#Comment_204807
@Nilton nesse caso eu teria que retificar a certidão de nascimento do requerente e o documento de identificação do requerente também né? Pois eles estão acrescidos o Martins, sobrenome que não consta no assento do pai português! Você já teve conhecimento de algum caso igual a esse e que não tenha caído em exigência?
Outra pergunta, se eu optar por não retificar e correr o risco, qual nome da mãe voce me aconselharia a preencher no formulário? Com ou sem o Martins? Tinham feito a pergunta antes por mim, pois eu não tinha sido aceita ainda no fórum! E logo depois fui aceita e acabei que não peguei a resposta com a pessoa! Desculpa pela pergunta repetida!
Obrigada pela atenção!
Mas oque o @Vlad Pen escreveu também vale...
Nesse caso seria melhor optar por enviar o processo para uma Conservatória mais tolerante com divergências...
Tenho um amigo que me pediu ajuda para montar o processo...Eu passei o link do Fórum para ele...Mas ele me chamava o tempo todo com dúvidas...Rssss
Quando ele terminou de juntar os documentos...Mandou fotos...Então percebi que constava o nome de Solteira da Mãe no RG dele...
Alertei dos riscos de o processo cair em exigência...Ele decidiu enviar assim mesmo...
Tendo decidido mandar dessa forma...Orientei que optasse por fazer o processo em Ovar...(+ Tolerante com Divergências)...Anexando declaração assinada por Autenticidade explicando a questão toda...
Esse processo é recente...Não tem nem dois meses...Então ele não deve ter tido nenhum retorno ainda...Mas vou entrar em contato com ele para saber...