Duvidas em como preencher o formulário

Meu marido já tem o cartão de cidadão portugues, o problema é que estou preenchendo o formulário de "Declaração para atribuição da nacionalidade portuguesa" me passado  diretamente de Portugal, mas no Quadro 2; Declarações o que eu coloco?? se colocar pai português eles querem a certidão de nascimento, que óbvio, ele só tem a brasileira, estou presa a essa informação para poder enviar esse documento, já que estou fazendo tudo diretamente por Portugal

Comentários

  • Essa atribuição é para minha filha de 21 anos!
  • Lili, 

    Você precisa da certidão portuguesa do seu marido para preencher os dados ou enviar uma cópia. Quando ele fez a nacionalidade ele deve ter recebido, pois tanto a CRC como o consulado entregam uma cópia do registo.
  • Luiza, esse é o problema, na época ele fez tudo por uma "terceira" pessoa, e somente lhe foi entregue o cartão cidadão, mas se existe mesmo uma certidão portuguesa, onde eu posso encontra-la???  E muito obrigada por me responder, só esta faltando mesmo preencher esse Quadro 2!
  • Al Tri, meus sogros portugueses, trouxeram uma certidão de nascimento atualizada na última vez que foram a Portugal vou anexar junto ao documento, e já fiz minha transcrição do meu casamento, e sim minha filha é legítima...mas o que eu coloco quando pedem os dados como "freguesia", Concelho,  Assento com o número...do ano de.... Conservatória do Registro Civil e Conservatória dos Registros Centrais??? muito complicado...  Obrigada pela resposta!
  • Lili,

    Freguesia é o bairro, concelho é a cidade, na certidão atualizada que você tem devem constar  os outros dados como o número do assento (registo) e ano e se está na Consevatória de Registos Centrais .  Se você mandar uma cópia dessa certidão atualizada não precisa preencher os dados do quadro 2. 

    Quando mandei o pedido da minha mãe não preenchi, não teve nenhum problema, mas mandei a cópia da certidão do meu avô.
  • Obrigada pela resposta, Luiza o problema é que não tenho essa certidão em mãos para preencher o formulário, tenho somente o cartão cidadão!

    Al Tri, será que se eu enviar o formulário sem preencher essa parte, e só enviar em anexo a cópia autenticada do cartão cidadão eu consigo???
  • Pessoal, consegui a certidão, agora minha dúvida é qual o lugar que eu posso enviar os documentos,que faça essa "nacionalidade" mais rápido??? É em Lisboa mesmo?? Obrigada
  • Lili,

    Pedi a nacionalidade da minha mãe por Lisboa e  demorou 3  meses e 10 dias,  (apenas o registro). 

    Fiz a minha cidadania  pelo consulado de São Paulo ,  em  2 meses já estavam prontos a nacionalidade, o averbamento do meu casamento, o cartão cidadão e recebi o passaporte. Foi tudo muito rápido.


  • Obrigada pessoal, já enviei tudo para Lisboa ou seja, minha sorte esta lançada srsrsr.   A. Luiza, eu gostaria muito de ter feito tudo aqui pelo consulado do Rio, mas é IMPOSSÍVEL conseguir agendamento, não sei como esse pessoal consegue...minha transcrição foi bem rápida acho que uns 15 dias (tudo por Portugal) , o único porem nisso tudo é que estou fazendo tudo por procuração (já reconhecida e autenticada) já que minha filha estuda na Escócia!
    E quero deixar meu agradecimento a todos os membros da comunidade tbm, e acima de tudo ao sr. Mário em Portugal, graças a ele é que consegui resolver meus "pepinos"!!!!
  • Pessoal, enviei todos os documentos para Lisboa, dia 18/12/12 mas ainda não obtive qualquer resposta, é assim mesmo? gostaria de ter algum contato lá para poder saber como está o processo, entrei no tópico Guia de ajuda, mas não sei qual exatamente "utilizar"! alguem teria uma sugestão?
  • Olá Liliane,

    Você pode obter informações mandando um e-mail para eles:

     crcentrais.nacionalidade-b@dgrn.mj.pt

    ou

    crcentrais@dgrn.mj.pt 

    A demora é assim mesmo, o prazo e conclusão atualmente é de 3 meses para processos de atribuição, se ainda não te mandaram vão mandar uma carta confirmando que o processo chegou e se faltar alguma coisa no seu processo você será notificada por carta também. 
  • Muito obrigada Hermano, estou mais preocupada e se os documentos estão certos, já que foi feito tudo por procuração! Vou enviar um e-mail!
  • Enviei um e-mail e obtive a seguinte resposta: Informo V. Exª que, devido ao grande número de processos recebidos diariamente, os mesmos estão a ser organizados com atraso. Logo que organizado, será comunicado por ofício para a morada constante no processo.

  • Isso é normal, daqui a 2 semanas mande outro e-mai para saber se já organizaram o seu processo, quando organizarem, será gerado o numero do seu processo, a partir daí vc poderá acompanha-lo pelo número. 
  • Obrigada Hermano, farei isso na semana que vem, pois recebi essa resposta dia 17/01, e ansiedade é grande srrssr
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.