Mãe declarou o nascimento.

Nasci em 1958, meus pais ainda não eram casados.
Só fui registrada após o casamento, mas minha mãe que fez o registro.
Meu pai que é o português.
O casamento já foi transcrito no Consulado em 1977.
Vou encontrar dificuldade?

Comentários

  • @Shirley se seus pais são casado se foi feita a transcrição de casamento, nenhum problema.
  • Minha mãe tem cidadania portuguesa, mas o declarante na minha certidão de nascimento foi meu pai, que é brasileiro. O que fazer?
  • Minha mãe tem cidadania portuguesa, mas o declarante na minha certidão de nascimento foi meu pai, que é brasileiro e eles não eram casados.
    O que fazer?
  • Liane AlegriaLiane Alegria Member
    editado October 2019
    @Laís Marques,você nasceu após 1978? Consiga documentos assinados por sua mãe na sua menoridade, junta uma declaração dela dizendo que não houve casamento entre ela e seu pai, com assinatura reconhecida por autenticidade e junta aos documentos de seu processo de Atribuição
  • editado November 2019
    @Laís Marques, você foi registrada dentre o primeiro ano de vida ou apos, meu caso é igual ao seu e fui registrado antes de completar um ano, no meu processo foi juntado além da documentação padrão, o boletim e histórico escolar com assinatura de minha mãe, e também certificado de batismo, sendo o processo enviado para a ACP Porto e deferido. Se sua mãe ainda for viva, digo isso pois não há muito detalhe na sua duvida, ela pode fazer uma declaração de maternidade com assinatura reconhecida em cartório.
  • Alguem pode ajudar
    Ao comentar que eu tinha tirado a nacionalidade portuguesa para meus filhos e neto sem a menor dificuldade, um amigo perguntou o seguinte:
    A Sogra é filha de um cidadão Portugues (ja falecido) e mãe brasileira (tambem falecida)
    Quem fez o registro de nascimento e foi declarante, foi a propria mãe (brasileira).
    Não se consegue localizar a certidão de casamento e acreditasse ate que nem tenham registrado o casamento.
    Pergunta: tem como conseguir a nacionalidade
  • @joaquim a conservatória vai pedir a transcrição de casamento.
  • Tondela indeferiu meu pedido.

  • editado July 2020

    @Shirley Jannuzzi

    Que chato... Quando você recebeu a carta? O que está escrito? Você pode recorrer, apenas mandando os documentos complementares.

    Você se importaria de compartilhar qual foi a resposta do Conservador? Sempre tem alguma margem para voce apelar.

    No seu caso seria de se esperar. Sendo os pais solteiros, a mãe declarante, nascida antes de 1978, a paternidade não fica estabelecida apenas por estar mencionada na certidão. Não tendo um progenitor português, não tem direito a nacionalidade.

    Mas sempre pedem comprovação de que o pai esteve presente durante a menoridade. Documentos assinados pelo pai em favor da filha. Sem eles, de fato, não tendo o português que origina o direito a nacionalidade, o processo será indeferido. Mas sempre lhe dão um prazo para que você apresente esses documentos. A menos que o registro seja tardio. Antes de 1 ano melhora, entre 1 e 18 vai complicando, e após 18 anos perde o direito. Há um prazo administrativo para sua defesa de 20+30 dias, mas na prática o prazo legal são 6 meses com o processo sem movimentação para ser considerado "em deserção". Durante a pandemia o prazo foi extendido por um decreto temporário.

  • MeroMero Member

    Boa tarde. Estou com a certidão de nascimento do português (pai), mas quem registrou foi a mãe ( também portuguesa, mas não tenho a certidão de nascimento). Posso abrir o processo só com a certidão de nascimento do português ou preciso também da certidão de casamento deles (que no caso foi em Portugal mesmo, tenho uma foto da mesma apenas)?

  • @Mero , o ideal seria mandar a certidão de casamento, também, se o casamento não está averbado na certidão de nascimento.

  • editado June 2021

    @Mero

    Deixe eu ver se entendi:

    • O pai português, você conseguiu a certidão de batismo, original do Arquivo Distrital.
    • A mãe portuguesa, você não tem a certidão de nascimento
    • Pai e mãe são casados em PT, o casamento não está averbado na certidão do pai
    • Você localizou mas não pediu no AD a certidão de casamento dos dois que se deu em Portugal.
    • a mãe consta como declarante na certidão do filho brasileiro.
    • Você vai entrar com o processo como neto (ou neta)

    Sendo o pai e a mãe portugueses, tem que comprovar o casamento, para que conste o nome do pai na certidão do filho. A mãe tem que se manifestar, o que ficou explícito sendo ela a declarante.

    Se não estiver averbado, e você não mandar a certidão de casamento original, eles não têm como comprovar que eram casados. O nome do pai vai ficar em branco. Vai ter uma exigência para confirmar que quer fazer assim mesmo, e que não vai suprir documentação adicional para ter o pai na certidão do filho (no caso de art-1D, o nome do avô na certidão do neto).

    Você deveria pedir a certidão de casamento original do AD e mandar junto no processo. Eles precisam de detalhes sobre a mãe que foi declarante.

  • MeroMero Member

    @Leticialele , na verdade, vou até voltar no cartório para verificar quem registrou. Como peguei de inteiro teor por cópia reprográfica, está difícil demais entender o que está escrito certinho... o documento é antigo. É possível ser uma pessoa fora da família a fazer o registro de nascimento?

  • MeroMero Member

    @gandalf ,

    Respondendo:

    • A certidão de nascimento do pai português eu tenho. Consegui a digital no civil online.
    • A mãe portuguesa eu não tenho
    • Pai e mãe são casados em Portugal. Eu não tenho o documento, mas tenho um documento escaneado por uma prima do original de inteiro teor que ela pegou no passado (ela já fez o processo dela).
    • Na certidão de nascimento, aparece o nome dos dois, pai e mãe, a nacionalidade e que o filho era legítimo. Não consegui ler exatamente o nome de quem declarou... me parecia a mãe, porque o primeiro nome é Maria (igual ao da mãe), mas o sobrenome não parece ser o mesmo (apesar de não estar claro para mim).
    • Como o filho está vivo, vou tirar a cidadania do filho primeiro e depois vou descendo (de pai para filho).

    Vou dar uma passada no cartório e verificar quem é exatamente o declarante. No caso, sendo a mãe, eu teria que pegar essa certidão de casamento, correto? Nesse caso, é possível pedir também pelo civil online?

  • @Mero

    Não precisa. Com o que tem é suficiente. Basta comprovar que eram casados e não terá problema. Mande:

    • cópia xerox simples dessa certidão de casamento que você conseguiu
    • cópia xerox simples do assento informatizado do pai português
    • Certidão de nascimento do requerente por cópia reprográfica do livro, certificada e apostilada.
    • Cópia do RG (com menos de 10 anos de emissão) certificada e apostilada. Pode ser passaporte válido com filiação, ou CNH válida.
    • pagamento da taxa pelo celular, com cartão virtual ou NuBank app. O cartão pode ser de qualquer pessoa, bastando preencher o Requerente e e-mail corretos. https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C
    • cópia impressa do e-mail de confirmação do pagamento
    • o form-1C que vai receber nesse e-mail, impresso a cores frente-e-verso, preenchido sem rasuras, e assinado no cartório diante do tabelião para certificação por AUTENTICIDADE https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao/p1

    Tira um xerox de tudo, grampeie e guarde com você.

    Junte tudo e mande por DHL diretamente no envelope deles para a conservatória de sua escolha. Sugiro o ACP, e em 6 meses terá a nacionalidade do filho do português. Mande para:

    Arquivo Central do Porto | Rua Visconde de Setúbal, 328 | 4200-498 - Porto | Telefone: +351 22 557 3849

  • MeroMero Member

    @gandalf , Obrigada!!!

    Eu já até imprimi o form-1C pelo passo a passo aqui do fórum (em algum dos tópicos indicava onde pegar no site oficial).

    Vou seguir essas orientações que indicou para o preenchimento. Obrigada!

    Outra pergunta, depois que eu pagar taxa pelo celular, eu tenho prazo para enviar os documentos? (tive que renovar a carteira de identidade do filho, que ainda está para ser entregue pelo detran. O documento que dele já tinha uns 30 anos e ele não tem outro documento com foto).

  • editado June 2021

    @Mero

    Não tem prazo que eu saiba. Já houve um caso em que aceitaram o pagamento feito há um ano.

    Mas deve aguardar sair o RG, porque nunca se sabe quanto pode demorar. E o pagamento é imediato. Resolve tudo em 2 dias. Use o form-1C que já tem como rascunho pra preencher o outro após o pagamento, que vem com o recibo e nome do requerente já impresso.

    Se houver alguma dificuldade com o pagamento, quanto mais tempo se passar, mais difícil fica pra trilhar o caminho do dinheiro já pago.

  • MeroMero Member

    @gandalf , obrigada!

  • MeroMero Member

    @gandalf , quando conseguir essa cidadania, eu preciso tirar o cartão cidadão para poder solicitar as próximas cidadanias? ou posso seguir para as próximas cidadanias e só tirar o meu cartão no final?

  • @Mero , não vai precisar do cartão cidadão, apenas da sua certidão portuguesa.

  • MeroMero Member

    @Leticialele , obrigada!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.