Ajuda para verificar se documentos estão corretos

Boa tarde, estou juntando os documentos para dar inicio ao processo de nacionalidade por atribuição por parte de pai, e como uma assessoria está bem cara gostaria de pedir ajuda para saber se está certo e posso enviar para Portugal. Estive indo no cartório para retirar as cópias de Rg e a certidão de inteiro teor, para assinar por autenticidade o formulário e tenho uma cópia do registo de nascimento de meu pai que foi tirado em 2006. então vamos lá:

- Cópia do RG autenticada e apostilada (Certo)
- Certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada (Certo)

As dúvidas começam a surgir por agora:
Preenchi o formulário conforme um tópico aqui no fórum instruiu, porém chegando no cartório a moça falou q como o quadro 2 e 3 estavam em branco, eu teria que fazer uma marcação pra indicar isso e pediu para que eu fizesse uma linha cortando esses quadros... não sei se isso é padrão ou não mas queria saber se está certo isso, se as conservatórias aceitam ..
E também ela disse que talvez por uma rasura minima que há no formulário poderiam não aceitar o documento, porém é minimo e acho que só se for muito rígido para embaçar com isso... Ai me pergunto se são realmente tão rígidos com rasuras assim ?? pois caso sejam eu imprimo outro e preencho novamente e autentico visto que são só 15 reais para fazer isso, é o de menos.

E a outra dúvida que tenho e que me é mais raso o conhecimento é a respeito sobre os casamentos... No registo de nascimento de meu pai há uma averbação a direita sobre o casamento que meu pai teve com outra mulher (que não é minha mãe), porém ele se divorciou e tudo... Mas no registo consta apenas o casamento e não cita nada sobre o divórcio... Só que no cartão cidadão dele que o estado civil esta com um traçado assim: "[----------]" e isso me gera dúvidas sobre a parte de averbação e transcrição de casamentos, se tenho que fazer algo ou assim já posso enviar os documentos ??

E outra dúvida, tenho uma prima em Tarouca e vi que lá possui uma conservatória na qual ela poderia levar os documentos para mim, porém não sei se lá fazem esse processo, se puderem me informar se fazem ou não ??

Obrigado e desculpas por ser tão leigo assim e ter tantas dúvidas, estou lendo e pesquisando bastante sobre o assunto, mas algumas coisas não consigo entender ...

Comentários

  • @Dooug787 não é aconselhável rasurar os formulários 1C. Tente procurar outro cartório para fazer o reconhecimento de assinatura por autenticidade. Se seu pai foi o declarante do seu nascimento, não precisa transcrever o casamento e nem o divórcio.Envie os documentos pelo coreio para ACP do Porto.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.