Ação de retificação de certidão

Eis o meu caso, dei início a cidadania da minha vó paterna, filha de pais portugueses. Consegui todos os documentos necessários, fui até o consulado, preenchemos o formulário e pagamento a taxa. Até aí tudo bem, porém um mês depois o consul entra em contato conosco dizendo que há divergência de informações na certidão da minha vó. Pra explicar melhor, vou colocar os nomes dos familiares aqui:

Minha vó: Maria de Lourdes da Silva Mattos é filha de Antonio da Silva Matos e Maria de Oliveira Rosinha. Tem por avós maternos Francisco de Oliveira Rosinha e Maria Rosa Dias e avós paternos Joaquim da Silva Mattos e Maria de Jesus.

Pois bem, nas certidões de nascimento da minha vó conta os nomes dos pais e avós maternos e paternos, como descrevi aqui. Mas na certidão de nascimento do seu pai Antonio não consta o nome de seu pai Joaquim. Na verdade, não sei porque não consta na dele e na da minha vó sim. O consul então pediu pra que entrássemos com uma ação de retificação de certidão (pois o cartório não tem poder pra suprimir uma informação dessa em uma certidão), para que retirassem o nome do avô paterno da certidão da minha vó, mas fiquei intrigada com uma coisa: como pode-se perceber o sobrenome da minha vó vêm do sobrenome de seu pai e o dele vem do pai Joaquim. Se retirarmos o nome de Joaquim da Silva Matos da certidão, será possível fazer a cidadania? Não vão desconfiar por não saber da onde veio o sobrenome dela? Como posso proceder?

Obrigada

Comentários

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.