Envio de documentos

Olá, pessoal. Consegui reunir os documentos para atribuição de minha mãe. Alguém pode me ajudar e verificar se falta alguma coisa?
- Cópia reprográfica de inteiro teor da certidão de nascimento da minha mãe (apostilada)
- Cópia apostilada do RG dela
- Cópia simples da certidão de nascimento do meu avô português ( o casamento dos meus avós já consta registrado em Portugal porque minha tia já conseguiu a cidadania portuguesa).
- Formulário 1C, ainda vamos preencher, sei que precisa ter firma reconhecida por autenticidade.

Preciso juntar comprovante de residência? Em caso positivo, basta o mais recente? Alguma certidão de antecedentes criminais? Falta algum outro documento?

Com relação ao envio da documentação para a conservatória: pretendo pagar via cartão de crédito. Depois de efetuar o pagamento, é gerado um comprovante? E após o pagamento, como devemos proceder? Devo levar a documentação no correio para envio de vale postal? Não estou entendendo.

Muito obrigada a todos.

Comentários

• @Futura portuguesa, pagando com cartão de crédito, você receberá, por email, o Formulário 1C que deverá ser preenchido. O formulário contém, no cabeçalho, as informações de pagamento.
    Não precisa de comprovante de residência nem de certidão de antecedentes.
    Os documentos que você tem já são suficientes. Boa sorte!
  • Bom dia Liane. Obrigada pela ajuda. Tenho o formulário 1C impresso mas não localizei onde estão as orientações sobre pagamento. Uma vez que efetue o pagamento via cartão de crédito, como funciona na prática a questão do envio de documentos? O envio é por Sedex? Tem algum envelope específico? Para qual conservatória é melhor enviar? Tem o endereço de correspondência? Agradeço a todos.
  • Liane AlegriaLiane Alegria Member
    editado August 2019
    @Futura portuguesa, quando você paga com cartão de crédito, eles enviam para o seu email um formulário 1 C .
    Para o pagamento:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/149017/#Comment_149017
  • @Futura portuguesa, você pode enviar os documentos por SEDEX ou DHL. Mandei o meu por DHL porque o prazo é de 3 dias úteis e o seguro, pelo qual você paga uns 18 reais, é de Mil reais. É um pouco mais caro que o SEDEX, mas confio mais. ACP (Arquivo Central do Porto ) , no momento, é o mais rápido, leva uns 4 meses. Endereço para envio dos documentos:
    • Arquivo Central do Porto (somente Atribuição )
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto
    Tanto o SEDEX quanto a DHL têm envelopes próprios . Coloquei meus documentos em um envelope branco, escrevi na frente Processo de Atribuição e enviei. Uns 30 dias depois, você liga para a Linha de Registos e pede o número e a chave de acesso para consulta.
  • Olá, Liane. Desculpe a ignorância, mas como é o envio por DHL. É postado nos correios? Você sabe informar qual valor aproximado cobrado? Quando você menciona seguro, é no caso de perda ou extravio, se isso acontecer a DHL devolve 1000 reais? É isso?
  • @Futura portuguesa, DHL é uma empresa de entrega de documentos. É postado em lojas próprias. De que Estado você é? Em alguns casos, eles coletam a entrega em sua casa. Quando o envio pelo EMS dos Correios custava 170 reais, em abril último, paguei 230 reais pela DHL, que nunca faz greve e é extremamente pontual. Meus documentos chegaram em 3 dias!!Em caso de extravio, eles pagam mil reais, valor suficiente para você providenciar novas certidões!
  • Olá, sou do Estado do Rio de Janeiro, cidade Niterói. Como faço para ter acesso a essas lojas próprias? Fiquei interessada.
  • Não achei ponto em Niterói, veja qual é o mais próximo para você:
    https://locator.dhl.com/ServicePointLocator/ServicePointSearch
  • @Futura portuguesa também não sei, mas garanto que uma simples pesquisa no google te indique onde encontrar DHL em niterói.

Todas as suas perguntas já haviam sido respondidas em outros posts, basta dar uma pesquisada. Não há nada de errado em ter dúvidas, mas acabar poluindo o fórum com perguntas simples que já foram respondidas atrapalha o bom andamento e organização das informações por aqui.
  • Concordo com o @lucasmalafaia em Gênero...Número e Grau...
  • @lucasmalafaia, @Nilton Hessel, creio que este forum serve para troca de experiências e ajuda a quem precisa. Muitas vezes, por insegurança, as pessoas procuram respostas para suas dúvidas e não encontram. É difícil acreditar que os processos sejam tão simples. Já me ajudaram muito aqui, não me incomodo de responder, quando tenho certeza da resposta. É bom poder ajudar, me gratifica!
  • Concordo com você também @Liane Alegria...
    Eu mesmo vivo postando respostas sobre alguns assuntos que já foram respondidos em outras ocasiões pelo mesmo motivo que você...Gratidão a esse Fórum...

Porém a que se considerar que o que o @lucasmalafaia escreveu faz todo o sentido...
    Postagens do tipo "Qual o endereço do ACP"...Ou "Quanto custa a Atribuição"...Postados aqui o tempo todo dificultam sim a navegação no Fórum...

http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3283/primeira-vez-no-forum-comece-por-aqui#latest

Uma regra básica para o bom andamento das coisas por aqui seria que ANTES de criar uma nova discussão o interessado fizesse uso da ferramenta de busca da primeira página...

Tendo como referência a dúvida da colega postada acima...Eu acabei de fazer uma simulação colocando no campo de busca "MODALIDADE DE ENVIO DE PROCESSOS PARA PORTUGAL"...
    Aparecem diversas informações...Não só quais as formas de envio mais utilizadas pelos foristas...Mais também prazos...Preços...Vantagens e desvantagens de cada um deles...Basta procurar...

Óbvio que...Não encontrando uma discussão ou somente encontrando publicações muito antigas...Aí sim cria uma nova discussão...
  • Olá, Liane. Muito, muito obrigada pela sua ajuda e compreensão. Agradeço de todo coração. Que Deus te ilumine sempre! São pessoas como você que fazem realmente a diferença.
  • @Futura portuguesa, estou sempre às ordens, no que puder ajudar! Ano passado, antes de conhecer este Fórum, gastei uma fortuna fazendo a atribuição da minha mãe! Depois que comecei a frequenta-lo, já fiz a transcrição de casamento e a minha atribuição e a de meus irmãos. Estamos só aguardando os assentos. Depois, farei as de nossos filhos! Me aposentei há pouco, estou com bastante tempo livre!!
  • Olá, Liane. Muito obrigada. Estou tentando fazer a atribuição da minha mãe. Depois eu e meu irmão faremos o nosso processo. Agradeço muito a sua ajuda, como é um processo de extrema responsabilidade, realmente fico com receio de fazer alguma coisa errada e não conseguir finalizar. Mas se Deus quiser, vai dar tudo certo. Se tiver mais alguma dúvida, te peço socorro!!! Abraços
  • @Futuraportuguesa, não tem mistério. Mande os documentos certinhos, os que forem brasileiros apostilados, e verá como é fácil! Estou à disposição no que puder ajudar, se as dúvidas forem simples, é claro!
    O pessoal aqui do fórum é muito simpático e atencioso, tem uns "feras" que sabem tudo e também sempre se dispõem a ajudar! Boa sorte!
  • Pessoal, boa noite.

Desculpem a ignorância, mas estou com receio em enviar pela DHL porque nunca fiz.

Eu ligo para lá e solicito? existe um envelope padrão? O q tenho que escrever no envelope?

Se tiver algum passo a passo disso, agradeço.

Obrigada.

• @tmoriani , procure uma loja da DHL perto de você - https://locator.dhl.com/

Pode telefonar para eles e pergunte se ainda estão recolhendo os documentos em casa gratuitamente.

Caso contrário, basta ir lá, levando identidade e o endereço da Conservatória para onde vai enviar o documento.

Eles têm um envelope próprio, amarelo, de papelão.

Vão dar um recibo, onde consta o "WAY BILL", com 19 dígitos, que serve para você rastrear o documento até a entrega.

É bem simples.

• @Leticialele , muito obrigada.

Estou indo levar o do meu pai.

Aí vou enviar :

1- Assento do meu avo

2- formulario 1-c com firma por autenticidade

3- antecedentes criminais (precisa apostilar esse?)

4- RG copia autenticada apostilada

5- Certidao nascimento inteiro teor apostilada

é isso né?

obrigada.

• @tmoriani , se é processo de filho, pelo art 1C:

1- Assento do meu avo Correto

2- formulario 1-c com firma por autenticidade Correto, com o recibo impresso no cabeçalho

3- antecedentes criminais (precisa apostilar esse?) Não é necessário para o processo de filhos

4- RG copia autenticada apostilada Correto

5- Certidao nascimento inteiro teor apostilada - A certidão de nascimento do requerente é por cópia reprográfica do livro, apostilada.

• Isso mesmo! Reprografica apostilada heheeh desculpe.

legal! Mto obrigada.

• Gente, me desculpe... mas é só isso mesmo? To com medo de estar esquecendo algo... kkk to nervosa.

• Boa tarde pessoal, ia fazer o meu processo de atribuição como neto, mas após ler bastante aqui no Fórum, decidi fazer o 1-C da minha mãe e depois o meu já como filho de português.

Estou preenchendo o formulário 1-C da minha mãe, ela é casada com meu pai. A certidão de inteiro teor dela consta a anotação do casamento, então no formulário eu posso colocar o nome de casada dela indicando também o status civil dela como casada. Parece óbvia a pergunta, mas como a certidão de nascimento é o nome de solteira, fica a divergência nos nomes e a gente se sente tanto receio em cometer algum erro.

Agradeço desde já a atenção de vocês.

• @lmourabraga , sim, preencha com o nome de casada.

Mande uma certidão de casamento inteiro teor (não precisa apostilar) apenas para justificar a diferença entre o nome na certidão de nascimento e o nome no RG.

• @Leticialele agradeço o retorno! Farei isso ;)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.