Atualização de alguma dúvidas e dúvidas de ultima hora.

Pessoal, boa tarde. Tudo bem?
Sei que algumas perguntas que farei já foram respondidas mas as respostas que achei tem cerca de 1 ano, então a ideia é apenas confirmar e outras eu não achei e estou na dúvida agora nessa ultima semana para enviar a documentação.

Meu pai é nasceu no Brasil mas fez o processo de naturalização em 2007 mas não fez a transcrição do casamento dele (Ele é casado com a minha mãe até hoje.). Ele já tem o Cartão Cidadão e o Passaporte.

No dia 22/07/2019, fiz o pagamento do Vale posta de 175 Euros para o ACP (Beneficiário: IRN IP Arquivo Central do Porto / Rua visconde de Setúbal, 328, Porto - Portugal, 4200498. Os dados estão certos? Preciso alterar o Vale postal?

Documentação à ser enviada:
- Cópia Simples do Vale postal;
- Cópia simples da certidão de registro civil, com o código de acesso e válido (Não consta na certidão dele o estado civil);
- Cópia simples do Cartão cidadão;
- 1C devidamente preenchido e autenticado no Consulado (preenchi tbm no quadro 6 o número do vale postal);
- Minha CNH apostilada;
- Minha Certidão de nascimento inteiro teor e reprográfica, devidamente apostilada;

Dúvidas:
1 - O ACP ainda não esta exigindo a transcrição do casamento? Caso negativo, vou precisar transcrever o casamento deles antes de enviar o meu processo?
2 - Considerando que esteja tudo ok com a documentação, posso enviar amanhã (24/07/2019) pela DHL ou é melhor esperar a segunda feira (29/07/2019) para disparar, em função do prazo de entrega cair no final de semana?

Abraços e desde já muito obrigado a todos.

Comentários

  • @Daniel como o @NiltonHesswel disse, vc tem que pesquisar nos tópicos ja abertos que vc vai encontrar as respostas.Seu pai é filho ou neto de português?
  • @Vlad, obrigado pelo pronto feedback.
    Eu pesquisei, inclusive observei no post do @WesleyPrado que no campo beneficiário, do vale postal, está só escrito "IRN.IP", anotei essas informações e quando cheguei nos correios não sei por que cargas d'agua eu inseri "IRN IP Arquivo Central do Porto", no campo Beneficiário. Por isso perguntei se preciso alterar o meu vale postal. Você também acha mais prudente alterar o vale postal?

    Quanto a sua pergunta:
    Meus bisavós eram portugueses, minha avó nasceu no brasil mas adquiriu a nacionalidade portuguesa em 2006 ou 2007. Após minha avó adquirir a nacionalidade portuguesa, meu pai deu entrada na documentação dele, tendo seu processo deferido em 2007.

    Minha maior dúvida é com relação a transcrição do casamento do meu pai. Preciso transcrever antes de enviar o meu? Em tempo, na certidão do civil online, que consegui graças ao passo a passo do @DanielHenriques, não consta o estado civil do meu pai. Isso é fator determinante para que eu dê entrada no meu processo?

    Abraços e muito obrigado pela atenção novamente. Sei que essas perguntas são frequentes, ainda mais no meio de uma crise econômica como essa que estamos vivendo aqui no brasil, e peço desculpas por antecipação caso eu esteja sendo repetitivo mas eu realmente pesquisei antes de perguntar à vocês.
  • @Daniel Oliveira, se seu pai foi o declarante na sua certidão de nascimento, não precisa transcrever o casamento. Mande seus documentos para o ACP. Os processos lá têm demorado uns 4 meses. Sua certidão de nascimento deve ser por cópia reprográfica do livro e apostilada. Se estiver ilegível (o que não acredito), mande uma inteiro teor! Boa sorte!!
  • @liane, bom dia.

    Maravilha, muito obrigado pelo feedback, de verdade.
    Quanto à questão do beneficiário no vale postal, acabei inserindo "IRN IP Arquivo Central do Porto". Você saberia me dizer se preciso fazer a alteração?

    Abraços e muito obrigado novamente!
  • @Daniel Oliviera, quanto a certidão do civilonline não constar estão civil é assim mesmo, mas certidões brasileiras também não consta afinal estamos falando de certidões de nascimento e, invariavelmente, as pessoas nascem solteiras. Não teria sentido colocar um campo para isso. O que ocorre é após o casamento (ou transcrição de casamento) é feita uma averbação informando o casamento, veja na segunda página se consta uma averbação informando sobre o casamento (data, nome do cônjuge, etc...). Se não tiver essa averbação o casamento não foi transcrito em Portugal.
    Quanto ao vale postal, tem vales que são devolvidos por uma letra errada no nome do destinatário então, minha opinião, faça outro. Melhor perder as taxa do vale e enviar certo do que gastar com envio e ter tudo devolvido por erro no VP. O melhor é fazer o pagamento por cartão de crédito, veja se você não tem essa possibilidade.

    https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C


    O valer postal você terá que esperar vencer para poder solicitar o reembolso, ele vence pouco mais de 30 dias após você enviar (30 dias depois da chegada em Portugal). Vou buscar as informações de como proceder para solicitar o reembolso e depois posto aqui. Tenho que pegar no PC, estou no celular agora.
  • @Daniel Oliviera, sobre o reembolso do VP siga as informações que @Mtrin passou, depois do VP expirar, são mais de 30 dias após a data que fez ele nos Correios no Brasil pois, o VP chega a Portugal e somente será devolvido ao Brasil após vencer lá (tem validade de 30 dias).
    Veja nessa postagem como proceder http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/181699/#Comment_181699
  • editado July 2019
    @Pessoal vamos manter a boa cordialidade aqui no fórum sem pequenas discussões. Apaguei as postagens que gerou esse pequeno atrito. Vida que segue.
  • @DanielHenriques, boa tarde.
    Obrigado pelo feedback.
    Sim.. compreendo a sua lógica quanto a certidão de nascimento, também penso dessa forma. A minha duvida surgiu pois a família da minha esposa estavas em vias de contratar um advogado em Portugal para tocar o processo deles, uma vez que tem algumas peculiaridades/dificuldades em relação alguns documentos. Aí no dia que eu iria enviar a documentação, ele nos deu um feedback informando basicamente que era mandatório pelo ACP constar a transcrição do casamento dos meus pais. Informação que vai de encontro ao que eu pesquisei aqui no fórum.

    Quanto ao vale postal, até agora não entendi ao certo o porque de eu ter inserido "IRN IP Arquivo Central Porto". Acho que dei mole. De toda forma, li o post do @Mtrin e decidi entrar em contato com os correios ontem. A informação que obtive, inclusive abri um protocolo solicitando o cancelamento do Vale Postal, é que se ele não tiver sido sacado lá, poderei reavê-lo em 5 dias úteis e não terei de espera-lo expirar. Penso que como há erro na informação do beneficiário eles não vão sacar, certo? Agora, caso eles saquem o VP, posso enviar a documentação?!

    Toda via, na próxima quarta retorno com novidades. Caso eu consiga reaver o VP nesses 5 dias, vou inserir a informação lá no post para auxiliar outros membro possam vir a ter o mesmo problema que eu.

    Muito obrigado a todos pela atenção,
    Abraços!
  • @Daniel Oliviera, nossa, se não precisar esperar o VP expirar vai ser ótimo. Sacado não vai ser pois as conservatórias só sacam os vales depois da chegada dos documentos, que você não enviou ainda.
  • editado July 2019
    @Daniel Henriques e @Daniel Oliviera,
    A informação está corretíssima, você pode cancelar o vale antes do saque a qualquer momento. Até o momento do saque o vale pertence ao Remetente.
  • @Mtrin, não sabia disso, sempre achei que tivesse que aguardar o VP expirar para conseguir levantar o valor. Você sempre esclarecendo nossas dúvidas postais :)
    Obrigado
  • @mtrin e @danielhenrique, obrigado pelo pronto feedback.

    @mtrin, com a sua confirmação fico mais tranquilo que vou receber o Vale Postal.

    @danielhenriques, assim que tiver o retorno dos correios vou pedir vênia e inserir essa informação naquele seu post. ok?

    Obrigado a todos novamente.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.