Ajuda encontrar parente português de Braga
marcelobsantos
Member
Peço ajuda para encontrar o assento do avô português.
Dados:
Nome Completo: Joaquim Alves Cerqueira
Data de Nascimento: 07/01/1904
Local: Braga
Nome dos pais: Avelino Alves Teixeira e Ana Marinho Cerqueira
Agradeço imensamente qualquer ajuda.
Abraços
Dados:
Nome Completo: Joaquim Alves Cerqueira
Local: Braga
Agradeço imensamente qualquer ajuda.
Abraços
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Com as dicas deste site consegui encontrar o registro do batismo de Joaquim Alves Cerqueira.
Ele foi batizado na Paróquia São Miguel de Carvalho, concelho de Celerico Basto, distrito de Braga. A letra do padre e a qualidade da imagem estão um pouco ruins, mas consegui confirmar todos os dados, data de nascimento e filiação.
Nesta época (1904) as pessoas eram registradas apenas na igreja, certo? Como faço para conseguir o assentamento?
Agradeço muito a todos vocês pelo conteúdo disponibilizado.
Local: Freguesia São Miguel de Carvalho, Freguesia de Celorico Basto, Distrito de Braga
Tentei solicitar uma certidão on line, mas como ele nasceu há mais de 100 anos não é possível solicitar. Encontrei o batismo dele na Igreja no Arquivo Distrital de Braga. Devo solicitar a eles uma cópia datilografada do assento de nascimento?
E após, qual o próximo passo?
Ele veio para o Brasil muito novo e se casou com uma brasileira. Morava em Recife. Tenho que fazer a transcrição das certidões de casamento e óbito? Ou basta uma das duas?
Alguém me ajuda!!!
Desde já agradeço
O registro paroquial tem o mesmo valor que o civil nos processos de nacionalidade.
Solicite copia integral e certificada em:
Pesquisas, reproduções e certidões
T. +351 253 601 080 | adb@adb.uminho.pt
Deve ser a emigração do Joaquim
http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php?id=10
ID 56977 / Joaquim Alves Cerqueira / Celorico de Basto / Porto / Avelino Alves Ferreira / Ana Marinho Cerqueira / Trabalhador / 18 / Rio de Janeiro / Solteiro
Quem iniciará o processo de nacionalidade, filho ou neto do Joaquim?
Estamos ajudando o nosso vizinho nessa busca, quem iniciará o processo será a filha do seu Joaquim. Ela é mãe do meu vizinho.
O caminho é esse mesmo, certo? A filha do português (mae do meu vizinho) pede a cidadania dela, depois passa para o filho (meu vizinho) e assim sucessivamente, certo?
Moramos em Brasilia, aqui tem a Embaixada de Portugal. Eles devem entrar por aqui ou fazer por Portugal? Você saberia me dizer por onde é mais fácil?
As recomendações no fórum são para instruir os processos sem o intermédio do consulado, diretamente com os balcões de nacionalidade em Portugal via Correios, são menos morosos e custosos.
A ordem será... (A) >> atribuição da filha (do Joaquim) >> transcrição do casamento da filha >> atribuição do filho ("seu vizinho")...
(A) talvez NÃO precise fazer a transcrição do casamento do Joaquim isso SE ELE DECLAROU o nascimento da filha ("mãe do vizinho"), caso contrario SIM.
Vale lembrar que,
...filhos de mãe ou de pai portugueses, que comprovem documentalmente que a filiação relativamente ao progenitor português foi estabelecida durante a menoridade.
...é importante frisar que não pode haver divergências na filiação ou nomes entre as certidões pertinentes ao processo. Questões simples de fonéticas são irrelevantes.
Estou passando todas as suas respostas ao meu vizinho e já recomendei a ele que ingresse no fórum para usufruir do imenso conteúdo.
O avô português registrou a mãe dele em cartório, portanto consta a filiação (sem nenhum erro) em seus documentos. Então, sendo assim não é necessário fazer a transcrição do casamento? Eles têm uma certidão de óbito. Seria necessário então somente uma nova via da certidão de óbito em inteiro teor e apostilada? Ele morreu no Brasil mesmo, depois que veio pra cá não retornou a Portugal.
Só mais uma dúvida, no caso da mãe do meu vizinho (a filha do português) é necessária a certidão de casamento?
A transcrição do Joaquim não será necessária se fizer a atribuição da filha pelo ACP
Além dos documentos obrigatórios para atribuição da filha deverá anexar também o óbito (ou casamento) do Joaquim para provar composição do nome (Alves Cerqueira) e, a de casamento da filha para justificar a alteração (ou diferença) do nome nos documentos (RG e nascimento), pode ser registros (não copias) de inteiro teor não precisa apostilar.