Ajuda encontrar parente português de Braga

Peço ajuda para encontrar o assento do avô português.

Dados:

Nome Completo: Joaquim Alves Cerqueira
Data de Nascimento: 07/01/1904
Local: Braga
Nome dos pais: Avelino Alves Teixeira e Ana Marinho Cerqueira

Agradeço imensamente qualquer ajuda.


Abraços

Comentários

  • Pessoal,

    Com as dicas deste site consegui encontrar o registro do batismo de Joaquim Alves Cerqueira.

    Ele foi batizado na Paróquia São Miguel de Carvalho, concelho de Celerico Basto, distrito de Braga. A letra do padre e a qualidade da imagem estão um pouco ruins, mas consegui confirmar todos os dados, data de nascimento e filiação.

    Nesta época (1904) as pessoas eram registradas apenas na igreja, certo? Como faço para conseguir o assentamento?

    Agradeço muito a todos vocês pelo conteúdo disponibilizado.
  • Nome Completo: Joaquim Alves Cerqueira
    Data de Nascimento: 07/01/1904
    Local: Freguesia São Miguel de Carvalho, Freguesia de Celorico Basto, Distrito de Braga
    Nome dos pais: Avelino Alves Teixeira e Ana Marinho Cerqueira

    Tentei solicitar uma certidão on line, mas como ele nasceu há mais de 100 anos não é possível solicitar. Encontrei o batismo dele na Igreja no Arquivo Distrital de Braga. Devo solicitar a eles uma cópia datilografada do assento de nascimento?
    E após, qual o próximo passo?
    Ele veio para o Brasil muito novo e se casou com uma brasileira. Morava em Recife. Tenho que fazer a transcrição das certidões de casamento e óbito? Ou basta uma das duas?

    Alguém me ajuda!!!


    Desde já agradeço
  • Olá @marcelobsantos

    O registro paroquial tem o mesmo valor que o civil nos processos de nacionalidade.

    Solicite copia integral e certificada em:
    Pesquisas, reproduções e certidões
    T. +351 253 601 080 | adb@adb.uminho.pt

    Deve ser a emigração do Joaquim
    http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php?id=10
    ID 56977 / Joaquim Alves Cerqueira / Celorico de Basto / Porto / Avelino Alves Ferreira / Ana Marinho Cerqueira / Trabalhador / 18 / Rio de Janeiro / Solteiro

    Quem iniciará o processo de nacionalidade, filho ou neto do Joaquim?
  • Kleber, te agradeço imensamente sua resposta e tb toda ajuda que vc presta aqui no fórum. Muitas das suas respostas a outras pessoas foram úteis. Felicidades!
  • @klebersilvaaguiar


    Estamos ajudando o nosso vizinho nessa busca, quem iniciará o processo será a filha do seu Joaquim. Ela é mãe do meu vizinho.
    O caminho é esse mesmo, certo? A filha do português (mae do meu vizinho) pede a cidadania dela, depois passa para o filho (meu vizinho) e assim sucessivamente, certo?
    Moramos em Brasilia, aqui tem a Embaixada de Portugal. Eles devem entrar por aqui ou fazer por Portugal? Você saberia me dizer por onde é mais fácil?
  • Conheci esse site pq tentei a cidadania pelo meu bisavô português. Só que minha avó faleceu antes de conseguirmos a documentação. Então desistimos. Mas resolvi ajudá-los a encontrar o assento de nascimento.
  • @marcelobsantos

    As recomendações no fórum são para instruir os processos sem o intermédio do consulado, diretamente com os balcões de nacionalidade em Portugal via Correios, são menos morosos e custosos.

    A ordem será... (A) >> atribuição da filha (do Joaquim) >> transcrição do casamento da filha >> atribuição do filho ("seu vizinho")...

    (A) talvez NÃO precise fazer a transcrição do casamento do Joaquim isso SE ELE DECLAROU o nascimento da filha ("mãe do vizinho"), caso contrario SIM.

    Vale lembrar que,

    ...filhos de mãe ou de pai portugueses, que comprovem documentalmente que a filiação relativamente ao progenitor português foi estabelecida durante a menoridade.

    ...é importante frisar que não pode haver divergências na filiação ou nomes entre as certidões pertinentes ao processo. Questões simples de fonéticas são irrelevantes.
  • @klebersilvaaguiar


    Estou passando todas as suas respostas ao meu vizinho e já recomendei a ele que ingresse no fórum para usufruir do imenso conteúdo.
    O avô português registrou a mãe dele em cartório, portanto consta a filiação (sem nenhum erro) em seus documentos. Então, sendo assim não é necessário fazer a transcrição do casamento? Eles têm uma certidão de óbito. Seria necessário então somente uma nova via da certidão de óbito em inteiro teor e apostilada? Ele morreu no Brasil mesmo, depois que veio pra cá não retornou a Portugal.
    Só mais uma dúvida, no caso da mãe do meu vizinho (a filha do português) é necessária a certidão de casamento?
  • marcelobsantos

    A transcrição do Joaquim não será necessária se fizer a atribuição da filha pelo ACP

    Além dos documentos obrigatórios para atribuição da filha deverá anexar também o óbito (ou casamento) do Joaquim para provar composição do nome (Alves Cerqueira) e, a de casamento da filha para justificar a alteração (ou diferença) do nome nos documentos (RG e nascimento), pode ser registros (não copias) de inteiro teor não precisa apostilar.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.