Documentos

Boa noite .

Como meu avô e avó são portugueses eu só preciso enviar a certidão de nascimento que solicitei no arquivo distrital para lá ? Ou preciso fazer algo em cartório com elas ?

Eu vou precisar das certidões de Nascimento para a atribuição logo em seguida ? Ou só do número de assento ?
«1

Comentários

  • @Patrick vc precisa fazer a transcrição de casamento dos avós antes do processo de atribuição se ainda não fez.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest
  • Esqueci de escrever transcrição. Gostaria de saber isso . Se preciso enviar as certidões para transcrição do jeito que vieram do arquivo distrital ? E se vou precisar das certidões para fazer a atribuição logo em seguida .. ou só dos números de assento ?
  • @Patrick vc vai precisar das certidões originais para fazer a transcrição e tb para a atribuição.
  • Boa tarde Vlad Pen,
    Lendo o fórum me surgiu uma dúvida em relação a certidão de nascimento do meu avô que vou enviar para o processo de atribuição da minha mãe. No site alguém relatou que precisou enviar por solicitação do ACP Porto a certidão de casamento ou óbito devido não aparecer o nome completo do meu avô que nasceu em 1908. Você sabe me informar alguma coisa sobre isto, porque eu ia enviar apenas uma xerox simples da certidão dele.
  • @sue_morga, antes da implantação das conservatórias em 1911 os registros eram feitos nas igrejas, registros de batismo. Se você ler o registro do seu avô verá que não consta o nome dele completo, apenas o(s) nome(s) próprios. Nesse caso tem que enviar a certidão de casamento oi óbito para comprovar como ficou o nome dele completo na maioridade. Essa certidão deve ser inteiro teor e apostilada.
  • Sue,

    a certidão de batismo do seu avô tem de ser uma cópia certificada fornecida pelo Arquivo Distrital, não uma cópia simples.
  • Daniel e Guilherme,
    Ele casou e faleceu aqui no Brasil, então eu posso mandar a certidão de óbito dele.
    Tem que ser de inteiro teor e apostilada, correto?
    Obrigada pela ajuda de vocês
  • Guilherme, como posso conseguir uma cópia certificada pelo Arquivo Distrital?
    Pela cópia da certidão do meu avô tem escrito que é da conservatória do registro Civil de São João da Pesqueira , da freguesia de Espinhosa. Agradeço a ajuda.
  • editado July 2019
    @sue...

    Todas as Certidões Brasileiras que serão parte na instrução de qualquer processo em Portugal enviado por correios deve obrigatoriamente ser em INTEIRO TEOR e APOSTILADA...
    **No caso de Certidões enviadas para comprovação da fixação do nome do Português...(Casamento ou Óbito)...Creio que não existe a obrigatoriedade de que seja Certidão Reprográfica...Pode enviar uma via "IT Digitada"...

    A antiga freguesia de Espinhosa que atualmente seria União das Freguesias de Trevões e Espinhosa é uma das Freguesias do Concelho de São João da Pesqueira...Situada no Distrito de Viseu...

    Creio que o Livro de Registo de Batismo onde foi feito o Registo do seu Avô deve estar no Arquivo Distrital de Viseu...

    http://advis.dglab.gov.pt/
  • Obrigada Nilton,
    Acho que estou confusa em relação da certidão. Falando com o meu tio ele disse que a xerox que tenho da certidão do meu avô na qual vou encaminhar com o processo da minha mãe tem o casamento e o óbito, sendo assim não preciso solicitar outra. É isso mesmo? No consulado eles só pedem a xerox..
  • @sue_morga, para assentos informatizados (em geral todos após 1911) basta informar o número/ ano/ local do assento ou enviar uma xerox da certidão. Assentos que não estejam informatizados (praticamente todos antes de 1911, que estão em arquivos distritais, universidades, etc...) tem que, obrigatoriamente, enviar copia certificada emitida pelo detentor do livro de registro senão o processo vai em exigência pois as conservatórias não tem acesso a esse assentos.
  • Daniel obrigada mais uma vez.
    Agora entendi, vou ter que solicitar.
  • Boa tarde,
    Solicitei as certidões de nascimento nos arquivos distritais e não constam os óbitos. Ao enviar os documentos para transcrição de casamento e possível enviar o de óbito também no mesmo processo?? O nome da minha avó também so tem o primeiro nome (1909)- Fernanda - e colocou mais 2 (da Conceição Dias), sendo 1 de casamento (Dias) e outro por conta própria (da Conceição).
    Todos os documentos deverão ser reprograficos?
    Minha mãe é casada , vou ter que tirar a CN de nascimento dela reprografica TB....posso enviar uma cópia autenticada junto com a transcrição para conferirem que é a filha que deu entrada na transcrição!?
  • pessoal, no cartorio me perguntaram se era copia da certidao de casamento repografica ou digitalizada, optei pela repografica, está certo?
  • @marilia copia reprográfica nas certidões de nascimento.
  • Boa noite pessoal. Sou bisneto de português e vou pedir primeiro atribuição para minha avó, depois meu pai e por fim a minha. Única coisa que tenho é o nº do assento do meu bisavô. Ele se casou no Brasil.

    1) Primeira coisa que devo fazer é transcrever o casamento dele? Nasceu em 1896, portanto preciso pedir cópia de nascimento certificada? (conforme citado acima)

    2) Quais docs preciso pra transcrever? Vou precisar da certidão da cônjuge dele tbm?

    3) Outra coisa, minha avó está bem velhinha, e agora com essa covid fica mto arriscado deslocar ela até cartório. Posso fazer uma procuração dando poderes a mim assinar por ela? Quais documentos ela terá que assinar? (Tanto para transcrição quanto para atribuição)

  • editado June 2020

    @rogersanjunior , se seu avô era português e foi o declarante do nascimento de sua avó até 1 ano de idade, não precisa transcrever o casamento dele, se enviar o Processo de Atribuição de sua avó para o ACP;

    Tem que pedir uma cópia do assento de batismo dele no Arquivo Distrital correspondente. Para justificar a fixação do nome dele na maioridade, mande junto uma certidão de casamento ou de óbito, pois nos assentos de batismo só constava o primeiro nome do batizando.

    Você pode fazer o processo de sua avó mediante procuração firmada por documento público, em cartório. Se sua avó não pode se deslocar, peça atendimento domiciliar no Cartório. É mais caro, mas evita deslocamento dela. Lembre que serão necessárias 3 testemunhas.

    Com a procuração, quem vai assinar o Formulário 1C e terá a assinatura reconhecida por autenticidade é o Procurador.

    Depois, juntar todos os demais documentos e enviar para o ACP, preferencialmente por DHL, que é mais rápida e eficiente neste tempo de pandemia.

    Depois que o processo dela for aprovado e o registro criado, terá que transcrever seu casamento para pedir a Atribuição de seu pai, pois as mulheres portuguesas são obrigadas a transcreverem o casamento.

  • @rogersanjunior , se sua avó tem mais de 70 anos, vai precisar fazer prova de vida presencialmente no Consulado e seu RG deve ter menos de 10 anos!

  • Bom dia

    Preciso fazer a transcrição de casamento da minha avó, portuguesa, com meu avô, brasileiro.

    O casamento foi no Brasil.

    Vou precisar anexar ao processo a certidão de nascimento dele.

    Como ele nasceu em 1878 não possui registro de nascimento em cartório. Só encontrei o registro de batismo em uma igreja do Rio de Janeiro.

    1. As igrejas têm poder para emitir certidão ?
    2. Que tipo de certidão devo pedir ?
    3. Meu objetivo é, posteriormente, fazer o meu processo de cidadania. Além da transcrição do casamento preciso fazer, também, a comunicação do óbito da minha avó que faleceu no Brasil ?

    Agradeço um retorno.

  • @Leticialele Muito obrigado! Para fixação do nome do meu bisa, esta certidão de casamento dele tem que ser Inteiro Teor? Autenticada? Apostilhada?

    E como saber se meu bisa declarou minha avó até 1 ano de idade? Ela só tem a certidão de casamento (substituiu a de nascimento), e nesta não consta essa info. Teria que pedir pra ver o livro no cartório?

  • @rogersanjunior , a certidão de casamento tem que ser Inteiro Teor, original e apostilada;

    Para a atribuição de sua avó, a certidão de casamento não vale. Você tem que pedir uma certidão de nascimento dela, POR CÓPIA REPROGRÁFICA do livro, e mandar o original apostilado. Lá você vai ver quem declarou seu nascimento e com que idade!

  • @Leticialele Foi constatado que minha avó foi registrada por terceiros. Nesse caso terei que fazer a transcrição do casamento do meu bisavô? Quais documentos irei precisar? O formulário de transcrição é modelo único para todos os casos?

  • Boa tarde galera, preciso de ajuda em alguns tópicos do meu processo de atribuição de nacionalidade de pai português. Ficarei muito agradecido se puderem me ajudar.

    1- Quais documentos devem ter reconhecimento da assinatura do tabelião responsável por emitir as certidões? E quais devem ter firma reconhecida por autenticidade?

    2- Só para confirmar a documentação : cópia autenticada do rg do requerente, certidão de nascimento do requerente em forma reprográfica, certidão de nascimento inteiro teor digitada do cônjuge do português, comprovante de pagamento (se for por vale postal) e formulário 1C. E todos os documentos com firma reconhecida por autenticidade, firma do tabelião também reconhecida e apostilamento de Haia. No caso de mandar para ACP do Porto.

    Muito obrigado desde já, grande abraço!

  • @leomatras , respondi no seu post anterior

  • @Leticialele Vou enviar a certidão de casamento do meu bisa para justificar a fixação do nome do meu bisa na maioridade. Todas conservatórias aceitam desta forma ou tem que enviar pra alguma específica?

  • rogersanjunior, todas aceitam. Isso é documentação de praxe para comprovar a fixação do nome.

    Você mencionou acima que não foi o português o declarante do nascimento da sua avó, faça a transcrição de casamento como a Leticialele já te informou. O que você vai mandar depois é uma cópia simples da certidão portuguesa (casamento transcrito) pois já estará no sistema integrado o registo do casamento.

  • Boa tarde pessoal, finalmente 2 anos depois a atribuição de nacionalidade da minha avó saiu.

    Agora preciso fazer a transcrição de casamento dela correto?

    Quando terminar, darei entrada na atribuição da minha mae, consigo já dar entrada na minha juntamente com a da minha mae? ou preciso aguardar o término da dela?

    Alguem tem noticias se porto continua tendo o melhor prazo? como estão os processos mediante a pandemia?

    Abraços

  • editado June 2020

    @edujust vc terá q esperar o processo da sua mãe ser concluido e depois fazer a transcrição de casamento dela.ACP do Porto ainda é uma opção razoável.

  • OBRIGADO @Vlad Pen Sempre atendendo prontamente.

    Eu tenho aqui a certidão de nascimento do meu avô e a certidão de casamento de ambos além do formulário assinado tudo apostilado porém datados de 2018. Eles podem ser usados ou preciso solicitar novos documentos atualizados?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.