Certidão de progenitor português nascido no Brasil

Caros colegas,

Eu estou com uma dúvida. Na lista de documentos, o consulado pede a certidão narrativa do meu progenitor português, no caso, minha mãe. A certidão narrativa corresponde a certidão de breve relato no Brasil.

Essa certidão teria que ser emitida pela conservatória de registro central ? Minha mãe já adquiriu a cidadania portuguesa, nesse caso, a conservatoria possui esse certidão ?

Eu apresentei ao consulado uma certidão com assento em Portugal, em papel timbrado da conservatoria de Lisboa, mas era uma cópia do formulário "declaração de nascimento" pedida consulado.

Como seria essa certidão narrativa ?

Comentários

• Alexandre, precisamos nos conceituar no tempo e no espaço.
    Pelo que entendi vc pretende tirar a sua cidadania por ter mãe portuguesa, certo?
    Bom, vc tá querendo dar entrada pelo consulado? Sabia que existem opções melhores?
    Respondendo a sua dúvida: Sua mãe sendo portuguesa ela tem um assento de nascimento(registro) em portugal, se ela é estrangeira e obteve essa nacionalidade é certo dessa certidão estar na CRC - Conservatória dos registros centrais. Onde vc pode solicitar atraves do portal do cidadão. Mas antes de pedir analise melhor sua opções...
  • Alexandre, eu nao respondi no outro topico por falta de tempo. Mas como o Allan adiantou, os consulados sao um saco. Vc pode mandar seus docs diretamente pra CRC pelo correio, menos complicado.

Porem como eh sua mae a portuguesa da historia, talvez vc tenha que transcrever o casamento de seus pais. Quem declarou seu nascimento, seu pai ou sua mae? Acho que eh ai que o consulado ta enrolado. O problema dos consulados eh que eles nao explicam o que precisam direito e para o que exatamente. As pessoas ficam perdidas. rsss

Mas vamos te ajudar por aqui!
  • Alan,

Inclusive eles me enviaram esse assento de minha mãe. Mas era uma cópia daquela declaração de nascimento que é feita no consulado e assinada perante a presença de um funcionário deles, porém, tem um campo destinado para averbamentos onde estava escrito nada consta, pois não havia sido feita a transcrição do casamento.

Seria essa, a certidão narrativa ?

Lara,

Obrigado mesmo pela força. Realmente eles são um pouco confusos e eu dei azar de ter sido agendado para um dia onde os atendentes eram portugueses. Eles tem menos jogo de cintura. A minha mãe foi atendida por brasileiros, parece que há um revezamento, e eles fizeram de tudo para ajudar, explicaram tudo e sem exagero, só faltaram pegar na mão da minha mãe para escreverem junto a declaração de nascimento.

Minha mãe não tinha nem agendado a transcrição do casamento de meu falecido avô e eles disseram: Corre lá embaixo e pega uma senha para transcrição do casamento de seu pai que a gente faz isso agora.

Ela não teria conseguido nesse dia se tivesse sido atendida pelos portugueses. Eles simplesmente falam não e pronto e não sabem informar também, mas é assim mesmo, o importante é não desistir.
  • Quanto a fazer o pedido de nacionalidade pela Conservatoria de Registros Centrais, o assento de nascimento de minha mãe veio da de Lisboa.

Eu teria que ver com eles se os documentos exigidos são os mesmos que o consulado exige. O consulado cobra a declaração de nascimento com a assinatura sendo feita na presença de um funcionário deles. Não sei como a CRC procede quanto a isso.

Eu tenho os seguintes documentos solicitados pelo consulado:

- Certidão de nascimento em inteiro teor expedida há menos de 180 dias (Legalizada no Itamaraty) + 1 fotocópia autenticada.

- Carteira de identidade (Motorista, pois perdi a minha)+1 fotocópia autenticada.

- 2 fotos 3 x 4

- Certidão de nascimento do progenitor não português expedida há menos de 180 dias (Tenho a de breve relato que eles não aceitaram e a de inteiro teor) + 1 fotocópia autenticada.

- Comprovante de residência.

- Declaração de nascimento ainda não assinada pois preciso assinar na presença de funcionário do consulado.

A certidão de minha mãe eu tenho a de inteiro teor expedida pelo cartório da cidade onde ela nasceu, Manaus. Tenho também uma cópia em papel timbrado do assento de nascimento dela expedida pela CRC de Lisboa. Mas sem o casamento averbado.

Para o processo de transcrição de casamento de minha mãe eu tenho:

Certidão de casamento de inteiro teor. (Eles não pedem fotocópia autenticada mas vou tirar porque para eles brecarem o processo por causa disso não custa nada)

Certidão de nascimento de meu pai,

Certidão de nascimento do nacional português (Eu tenho a expedida pelo cartório de Manaus em inteiro teor. Provavelmente vão querer a expedida pelo CRC)

Comprovante de residencia de minha mãe

1 foto 3x4 colorida de minha mãe

É mais fácil fazer esses dois processos pela CRC ? Posso dar a entrada sem ter que estar presente em Portugal ?
  • O declarante de meu nascimento foi o meu pai, tinha esquecido de responder essa pergunta. rsrs
  • Alexandre,

A maioria do pessoal aqui tem dado entrada pelo correio diretamente à CRC. Alguns afortunados tem a possibilidade de solicitar a nacionalidade diretamente em Portugal.
    Para dar entrada com o pedido via correio para a CRC basta os seguintes documentos:
    - Ceridão de nascimento de Inteiro Teor com firma reconhecida. Autenticada no Itamaraty e no consulado de Portugal
    -Cópia da identidade autenticada e reconhecida no consulado de Portugal
    - Formulário 1C preenchido e com firma reconhecida na hora pelo consulado de Portugal
    - Vale postal no valor de 175euros em nome do solicitante destinado à CRC
    Caso queira pode enviar também a certidão de nascimento do portugues. Porém não é necessário, o que precisa é ter o número de assento freguesia de nascimento e demais dados no formulário 1C.
    Vc só vai precisar do consulado para fazer as autenticações pra vc! Coisa que eles felizmente aqui no Rio fazem na hora.
    Simples assim. Sugiro que dê uma olhada nos topicos:
    Guia geral: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=31227596&tid=5268219645621854121
  • Ah, no caso do declarante ser seu pai (não portugues). Terá que ser averbado o casamento dos seus pais. Isso pode ser feito somente no consulado ou em Portugal.
    Se vc conhecer alguem em Portugal pode pedir para fazer por vc por procuração.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.