Consulado de Curitiba, dúvidas frequentes. Meu relato. CARTÃO CIDADÃO + PASSAPORTE

Gente, há exatamente um mês estive no consulado de Curitiba. Detalhe, moro há 400 km da cidade, e não consegui nenhum contato via telefone. Uma vergonha de consulado pago com o nosso dinheiro.

Enfim, o consulado é em um prédio, fiquei meia hora andando de lá para cá achando que era um prédio próprio kkkk, fiquei desesperado, pois, achei que talvez a fila ficasse cada vez maior e eu perderia o dia caso acabasse as senhas e teria de ficar mais um dia na cidade, perguntava para todo mundo na rua onde era o consulado ushusau, mas ninguém sabia, justamente porque era dentro de um prédio nada a ver.

Mas, enfim achei o prédio, e, quando entrei perguntei se era lá mesmo, eram 6:30 da manhã já e só tinham dois caras na fila.

Ufa! ao menos tinha conseguido.

Tinha um check list dos documentos necessários:

*Cópia de RG
*Foto 3x4 recente.
*Documento com foto.
*Assento de nascimento português
*Comprovante de endereço mais recente (O último que chegou no mês) (Se você for maior que 18 anos tem que ser um comprovante de água ou luz ou telefone no seu nome , não adianta ser cartão de crédito ou outras coisas. Não pode ser no nome dos pais, agora se for menos de 18 pode ser, mas tem que reconhecer por verdadeiro no cartório, a pessoa no caso titular da conta, seu pai ou sua mãe)

Beleza, no check list deles mesmos, dizia que caso o comprovante de endereço não estivesse no seu nome Poderia levar um no nome dos pais. Foi o que eu fiz levei o da minha mãe.

Eu ia pedir o cartão cidadão + Passaporte, e lembrei que tem que pagar um valor de R$ 250,00 para pedir os mesmos lá na hora.
E, não levei dinheiro. Báaaah! o pessoal da fila me falou que eles não aceitavam cartão, mas que eu poderia ir em algum banco sacar que eles guardariam o lugar para mim na fila.

Eu fui, corri no santander mais próximo. FECHADO! os bancos só abriam o caixa para saque às 8:30, justamente a hora que eles liberavam o pessoal para começar o atendimento no consulado.

Voltei correndo para lá, eram 7:40, eles foram muito legais comigo (O pessoal da fila) disseram para eu tentar falar com eles lá em cima, que iria buscar o dinheiro, e que inclusive um cara da fila disse que fez isso quando foi, levou só cartão de débito, mas eles não aceitavam e ele foi buscar o dinheiro e eles lá em cima esperaram ele.

Enfim, era a única opção!

Esperamos até 8:30, tinha pouquíssima gente, sério, o pessoal da fila achou até estranho, sorte a nossa!

Enfim, deu o horário e eu era a terceira pessoa da fila.
Uma secretária guiou todos nós até o elevador, e todos nós subimos.
Chegando lá, há uma bandeira de Portugal, e pelo menos na vez que fui, havia uma segurança mulher recepcionando nós e fazendo a guarda.

Assim, que entramos há três cabines, e eles vão chamando por senhas que nós pegamos assim que saímos do elevador.
Enfim, fui o terceiro, com a melhor das expectativas que tudo daria certo.

-Senha 3...

(Uma natural portuguesa me chamou na cabine)

...Sentei

-Olá! Bom dia!

(Ela me olhou com a cara meio fechada, deve ser cultura deles haha)

-Bom dia...
-Então, eu vim para pedir meu Cartão cidadão.
-Hmmm
-Eu trouxe todos os documentos que estava no check list, cópia do RG, Assento, e Comprovante de endereço.
-Hmmm, no que você trabalha?

*Ponto importante, não mintam.

-Sou vendedor
-E você tem como comprovar que você é vendedor?
-É... não, não tenho.
-E sua carteira de trabalho?
-Não sou registrado.
-Eu preciso de alguma comprovação.

(Nisso ela foi pegando meu comprovante de endereço e disse)

-E o comprovante de endereço tem que estar no seu nome.
-Mas... no site dizia que poderia ser o da minha mãe...
-Não, qual sua idade?
-22...
-Nessa idade já tem que ter um comprovante de endereço no seu nome.

(Vontade de chutar ela essa hora)

-Mas moça, se eu for passar a conta para o meu nome, não vai dar tempo, eu já comprei minha passagem para Portugal mês que vem.

-Então deixe para tirar a documentação por lá ué.
-Mas eu consigo? eu só comprei passagem de ida, não comprei volta nem nada.
-Mas não tem problema oras, você é cidadão português, eles tem que te deixar entrar.
-Mas eu ouvi na internet que tem umas pessoas que não conseguiram...
-Cada caso é um caso...
-Então vocês não podem me passar uma declaração, alguma coisa do tipo para eu apresentar lá?
-Não.. o consulado não emite nada desse tipo.
-..... tá bom.... vou fazer isso então, obrigado.
-De nada.

Báh, resumindo gente, não consegui tirar o CC aqui no Brasil, mas ta ai umas dicas para quem talvez more meio longe e precise fazer no consulado de Curitiba, já sabe o que tem que levar e não perderá tempo igual a mim. Tá lá em cima o check list, que vocês precisam levar.

Infelizmente, tirar a cidadania é tão fácil, fazendo sozinho, a documentação é toda analisada lá fora né. Agora, aqui no brasil, depois que tu já tá com cidadania e tudo, é toda essa burocracia aqui. tinha que ser no Brasil, onde eles dificultam tudo.
Lá em Portugal mesmo você nem precisa apresentar comprovante de endereço, somente falar o endereço seu boca a boca mesmo.

Enfim, espero que eu consiga entrar lá em Lisboa somente com o meu assento, faltam 13 dias para a viagem, e estou com as melhores expectativas.
Mas espero ter ajudado de alguma forma as pessoas que pretendem ir para curitiba tirar o CC + PEP, Lembrando que a moça disse que ficaria pronto em até 60 dias, mas há muitos relatos que chega em 25 dias no máximo.

Enfim, boa sorte à todos.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.