casamento

pretendo dar entrada na atribuíção de minha mãe aqui em Lisboa, c procuração. Alguém sabe informar se meu pai, q não tem descendência portuguesa e é casado c/ ela desde 1978 tem direito à cidadania? ou residência? ou poderá acompanhá-la por países da Europa sem problemas? Obrigadooo!!!!

Comentários

• happy

depois que sua mae se tornar portuguesa, ela podera morar em qq pais de UE com o passaporte portugues e seu pai podera acompanha-la e morar legalmente com visto familiar, com status de conjuge de cidadao da UE.

Seu pai nao tem direito automatico a nacionalidade portuguesa, pois apenas mulheres que se casaram ate 03 de Outubro de 1981 com cidadao portugues tem direito garantido a nacionalidade. No caso de seu pai, ele precisaria comprovar vinculos efetivos com Portugal e para isso seus pais precisariam morar alguns anos em Portugal. Mas como eu disse, mesmo sem a nacionalidade seu pai podera morar, trabalhar, etc tranquilamente.
  • Happy

Para vc dar entrada na atribuição de sua mãe , não precisa de procuração, basta o formulario 1C estar assinado e autenticado no consulado, a procuração vc so vai precisar quando for fazer o averbamento do casamento dela.
  • C

ele podera pedir um visto de conjuge, precisa ver quais as leis da Irlanda, se ele pode entrar como turista e pedir um visto ai na Irlanda, ou se ele precisa de um pre-visto.

Ja na imigracao, o ideal eh cada um entrar na sua devida fila, se quiserem passar juntos, vc tera que entrar na fila de nao europeus com ele.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.