Tirar a cidadania, me ajude

Ola Cibele.
bom o que preciso fazer para agilizar? qual os precedimento e documentos que preciso para tirar minha cidadania?

agradeço desde ja

Comentários

• Rogerio

comece dizendo pra gente quem é o português na sua família!
  • Rogerio,

seu pai eh portugues, certo ? Se foi ele o declarante do seu nascimento fica facil, importante voce confirmar isso.

Se realmente for ele o declarante, voce pode fazer o pedido via correio, enviando direto para a CRC em Lisboa, sao apenas 4 documentos a serem enviados:

1. SUA CERTIDAO DE NASCIMENTO DE INTEIRO TEOR COM FIRMA RECONHECIDA DO ESCRIVAO, LEGALIZADA NO ITAMARATY E CONSULADO.
    2. COPIA AUTENTICADA DO SEU RG, LEGALIZAR NO CONSULADO.
    3. REQUERIMENTO 1C PREENCHIDO E ASSINADO PRESENCIALMENTE EM CARTORIO E LEGALIZADO NO CONSULADO.
    4. CERTIDAO DE NASCIMENTO PORTUGUESA DO SEU PAI, se voce tiver uma antiga tambem vale, pode fazer uma copia simples e enviar.

Com todos esses documentos prontos eh soh enviar pra CRC em Lisboa, fazer pagamento de 175 euros atraves de vale postal no proprio correio chamado dinheiro certo ( esse valor eh referente as custas do processo ) e pronto, media de 2 meses para sair.
  • é o meu pai.
    eu ja comecei a ver, ja tinha até entrado em contato com o consulado, eles me mandaram tudo que tenho que fazer, ai a Cibele entrou em contato comigo e me falou que eu tinha um jeito mais facil para tirar.
  • sobre o rg e a certidao, é a minha normal ou é outra que tenho que tirar?
    isso que nao to entendendo.
  • O RG eh o RG mesmo, tira uma copia autenticada e manda legalizar no consulado.

A certidao de nascimento nao eh aquela comum que normalmente temos em casa, ela tem que ser de INTEIRO TEOR, alguns cartorios levam em media 5 dias uteis para emitir outros 30 dias, ja liga ou vai no cartorio e pede essa certidao, diga que quer uma CERTIDAO DE NASCIMENTO DE INTEIRO TEOR com firma reconhecida, eles entendem.
  • O RG eu tenho que ir no consulado portigues para legalizar?
  • Rogerio,

se voce esta em SP, o consulado de portugal soh aceita legalizacoes pelo correio, no site do consulado tem tudo explicado como enviar, da uma olhada na parte de LEGALIZACOES.
    www.consuladoportugalsp.org.br
    No guia de ajuda aqui da comunidade tambem tem o endereco do escritorio do Itamaraty de SP ( da uma olhada na secao de eventos ), para o Itamaraty voce deve mandar legalizar a sua certidao de nascimento de inteiro teor.
    Como comecar, primeiro passo conseguir a certidao de nascimento do seu pai, como ja disse, se voce tiver uma antiga eh suficiente, basta uma xerox simples, se nao tiver, voce tem que saber os dados do local de nascimento, ano e numero de assento da certidao e ai eh soh preencher no formulario 1C de atribuicao, essa certidao voce consegue no site do Portal do Cidadao de PT.
    Segunda coisa a fazer, pedir sua certidao de nascimento de inteiro teor, essa certidao voce deve mandar legalizar no Itamaraty ( tambem eh tudo feito pelo correio ), e quando voltar voce deve enviar para o Consulado de Portugal em SP para legalizar, junto com essa certidao voce deve mandar legalizar a copia autenticada do seu RG e o formulario 1C de atribuicao, esse formulario deve ser impresso colorido e assinado presencialmente no cartorio e voce encontra o link para o formulario tambem no guia de ajuda ( claro que deve levar o formulario previamente preenchido ao cartorio ).
    Por fim, quando todos os documentos voltarem do Consulado ( apenas 3 documentos devem ser legalizados, certidao de nascimento, copia do Rg e formulario ), voce deve
    enviar para a CRC - CONSERVATORIA DOS REGISTROS CENTRAIS DE LISBOA em PT, o pagamento de 175 euros deve ser feito no correio atraves de vale postal chamado dinheiro certo.
    O endereco da CRC tambem esta no guia de ajuda.
    Duvidas vai perguntanto !
  • Eu estando com todos esses documentos, demora quanto tempo para fazer isso no consulado?
    pq. minha avó esta indo para portugal no fim de maio, ai ia falar pra ela levar os documentos pra mim ir la entregar pessoalmente e ja pagava la, sera que pode fazer isso?
  • Rogerio,

eu te passei a relacao de documentos para serem enviados pelo correio, o Consulado pede documentacao um pouco diferente, se voce quer fazer pelo consulado tera que se informar com eles certinho, mas por que vc nao envia pelo correio ?

O prazo do Consulado eh uma incognita, se for feito o pedido via correio ou pessoalmente em Lisboa, leva em media 2 a 3 meses.

Sua avo pode levar os documentos e dar entrada la sem problemas, prepare a documentacao como se fosse enviar pelo correio que eles aceitam.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.