Direitos da mae do Português!!!

Olá comunidade,
Boa tarde!!
Eu já vivi dois anos na Europa (Holanda e España, 2007-2008) E conheci outros 4 Paises!! Agora resolvi retornar ao Brasil para ficar perto da minha Mae que é viúva e no momento vive só, e entao tentar a minha Nascionalidade Portuguesa daqui mesmo. Pois, estava muito complicado eu ficar dando informaçoes por e-mail e por telefone a minha família e vendo de longe que eles estavam com boa vontade, mais, nao estavam conseguindo resolver muita coisa aqui. Assim sendo, Devido a minha possibilidade de conseguir minha Cidadânia por direito resolvi retornar para adiantar tudo e realmente foi bem melhor. Porque, Estou conseguindo resolver muita coisa que eles estavam com dificuldade.
Eu estou dando entrada no meu processo de aquisiçao por naturalizaçao, já que sou bisneto de Português! E gostaria de saber se depois de deferido com fé em deus o nosso processo, temos direito através de alguma lei Portuguesa de levar nossa Mae pra viver legalmente conosco? Se ela tem direito a uma autorizaçao pra viver lá, uma residência ou até mesmo uma nascionalidade???

Se alguem da comunidade souber de algo á respeito, poste aqui por gentileza!!!
Desde já, muito obrigado á todos. Abraços

Comentários

• boa pergunta, tenho essa dúvida e não faço a minima ideia!
  • Rodrigo,

sua mae tem direito de morar com voce em PT, voce tem que entrar com pedido de visto de reagrupamento familiar, no site do SEF tem mais informacoes.
    www.sef.pt
  • isso só vale em PT ou em toda UE?
  • Nao acessei o site que Cibele passou mas vai algumas informacoes...Portugual nao e um dos paises que facilitam muito para reagrupamento familiar mas sendo sua mae ela tem direito desde que voce prove que ela depende de voce e me parece que isso so pode ser feito depois que voce residir a 1 ano em Portugual. As pessoas que estao fora normalmente comprovam essa dependencia com envios de dinheiros mensais para mae ou pae, voce anexaria ao processo copias desses envios. Tenho um conhecido que trara os pais em junho para Portugual, se tiver mais informacoes de como ele ira proceder posto para voce...
  • Rodrigo

sendo bisneto de portugues, o primeiro passo eh seu avo ou avo (o que for filho do nacional portugues) se tornar portugues por atribuicao, entao dai a nacionalidade podera ser transmitida pra vc pode naturalizacao (direto de seu avo/avo) ou passando tb por seu pai ou mae (na linha de descendencia portuguesa) por atribuicao.
  • Wes

Serve para todos os paises da EU mas em alguns paises eles facilitam e outros dificultam, na Franca e Belgica eu sei que e mais facil conseguir reagrupamento familiar na Inglaterra para pai e mae e dificil. O que notei foi dentro do Pais que voce tem a cidadania e mais dificil porque eles aplicam a leis do Pais e podem pedir e exigir o que quiserem mas se voce vai para um outro pais como Franca, Espanha ou ALemanha ou ate mesmo Inglaterra (no exemplo tendo uma cidadania portuguesa) Eles aplicam a lei europeia nao podem ficar inventando.
  • Obrigado á todos que estao postando aqui essas benditas informaçoes!!!

LARA, Já entramos com o pedidode atribuiçao da minha Avó, já está saindo... agora já entrarei com o meu por naturalizaçao. Porque, infelismente meu pai já é falecido á 20 anos!! Mas, obrigado pelas informaçoes. Continuem postando, é de extrema importancia todas essas informaçoes...
  • Estou sem tempo para dar muitas explicacoes, rsrsrs mas a Alessandra esta certa, eh incrivel como eh infinitamente menos burocratico ser Portugues na Inglaterra do que Ingles, e acredito que nos outros paises da UE deve ser assim tambem ( falo de quem tem passaporte europeu ), eles aplicam a lei da UE e nao do pais, e a lei do pais costuma ser mais rigida com os proprios cidadaos do que com os membros da UE, ideal seria dar uma olhada no site do SEF, tem uma secao de duvidas e como funciona o pedido de reagrupamento.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.