Transcrição de Casamento + Óbito

Boa tarde pessoal! Preciso de mais uma ajuda.

Preciso fazer a transcrição de casamento e óbito do meu avô, para que meu pai tire a cidadania. Vi no site do consulado que consigo entrar com um único pedido nos dois casos.
Ao entrar no site do consulado sou direcionada para realizar um login e encontro um formulário de preenchimento. Não o preenchi por medo de errar o processo.
Minhas dúvidas:
- este formulário é o que precisará ser impresso e apostolado?
- quais documentos dele preciso separar e apostilar antes de cadastrar o processo?
- como pago a taxa para dar a entrada formalizada?

Agradeço a ajuda !

Comentários

  • @Isabela...
    As informações e formulários do site do Consulado são para quem fará os processos pelo Consulado...
    Se for fazer por lá deve seguir as orientações do site deles...Pois os procedimentos SÃO DIFERENTES do que para quem envia direto para Portugal por Correios...
  • @Isabela Basilio, complementando o @Nilton Hessel
    Cada consulado também tem uma lista específica de documentos exigidos e sua forma de pagamento (boleto, débito na hora do atendimento, etc...)
  • Obrigada pelo retorno pessoal. E vocês sabem me orientar sobre qual dos processos é mais rápido?
  • @Isabela se fizer a transcrição de casamento direto em uma conservatória não precisa transcrever o óbito.
  • Oi, preciso fazer a transcrição de casamento e óbito dos meus avós mas não tenho em mãos o assento de nascimento deles, sei o número dos assentos informatizados e quais conservatórias estão.
    Consigo solicitar pelo correio?
    Tem como mandar um email antes confirmando se os documentos estão corretos antes de enviar?
    Pensei em fazer por Tondela pois me falaram que é mais rápido.

    Outro dúvida é que quando for a minha vez de tirar a cidadania eu já sou casada, terei de tirar a cidadania e depois fazer a transcrição do casamento ou Portugal já fica ciente a partir da minha cidadania?
  • @Degodoi peça cópia dos assentos pelo civilonline. Depois de obter sua nacionalidade, terá que transcrever tb o seu casamento.
  • Pessoal, surgiu uma nova dúvida. Caso uma prima minha de entrada na transcrição de casamento do meu avô e óbito em Portugal, como preciso fazer para pagar a taxa e qual o formulário das conservatórias?
  • De GodoiDe Godoi Member
    editado July 2019
    @Vlad Pen você acha que consigo pela civilonline mesmo se os assentos em papel terem mais de 100 anos e foram informatizados recentes?
  • @De Godoi, se está informatizado consegue sim. Informe os dados do assento informatizado e, na data de nascimento, coloque um ano mais recente para o sistema aceitar. Informe a data correta no campo de observações.
  • Obrigada @Daniel Henriques!
    Irei fazer isso.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.