Matrícula em ensino fundamental

Prezados, bom dia!
Gostaria de contar com a ajuda de vcs.
Fui selecionado para cursar mestrado na Universidade de Lisboa. Não tenho nacionalidade portuguesa.
Pretendo levar minha esposa e minha filha, ambas COM nacionalidade portuguesa.
Pois bem, minha filha tem 09 anos (ela nasceu em março de 2010) e está cursando o 4º ano do ensino fundamental I.
O ano letivo no Brasil se encerra por volta da última semana de novembro, contudo, é possível que ela consiga a aprovação antes do encerramento, o que facilitaria sua ida para Portugal mais cedo.
Parece que o ano letivo em Portugal começará entre 12 e 17 de setembro, portanto minha filha ainda não terá concluído sua série.
Perguntas:
1- Seria possível uma matrícula tardia para que ela possa continuar com seus estudos em Portugal sem interrupção e prejuízo?
2- Existe alguma tabela de equivalência entre as séries ou prova de nivelamento para que ela entre na escola?
Obrigado!

Comentários

  • @riccoutinho , chegamos aqui no final de Fevereiro. Minha filha concluiu o 11° ano em Novembro, no Brasil, e apresentou o Boletim Escolar brasileiro, na escola aqui para fazer a Equivalência Escolar. Um mês depois foi concluído e ela fez a matrícula, começando à estudar no final de Abril, sabendo que iria começar novamente o 12° ano em Setembro.
    O Boletim Escolar brasileiro, tem que fazer Apostila de Haia e reconhecimento da assinatura do funcionário da escola. Peça com antecedência, pois pode demorar mais de um mês para ficar pronto.
    Um documento que é importante aqui em algumas situações, é o Comprovativo de Morada que você faz na Junta de Freguesia.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.