Pedido de AVERBAÇÃO do Casamento dos Bisavós portugueses PESSOALMENTE na CRC de VISEU

@Colegas e Moderadores,

Meus bisavós portugueses são falecidos e se casaram em Portugal.

PERGUNTO:

1) Considerando que estarei em Portugal no fim de agosto, e tenho os respectivos assentos de nascimento dos meus dois bisavós portugueses, será que eu poderia pedir a averbação PESSOALMENTE à Conservatória de VISEU?

2) Onde e como faço para solicitar essa averbação pessoalmente?

3) É aberto algum processo? Eu devo pagar alguma coisa?

OBS.1: Os assentos de nascimento estão nos Arquivos Distritais de VISEU (eu verifiquei pessoalmente e NÃO HÁ AVERBAÇÃO desse casamento em ambos os assentos de meus bisavós portugueses).

OBS.2: Eles se casaram em Viseu e o casamento deve estar registrado na própria CRC de Viseu.


MUITO OBRIGADO A TODOS QUE PUDEREM AJUDAR!!!!!

Comentários

  • @Rodrigo...
    Creio que se você dispõe de algum documento que possibilite comprovar que houve esse casamento ou permita localizar o Registo do Casamento em Portugal...Será possível solicitar que seja feita a averbação nos registos de Nascimento de seus Bisavós...
    Na verdade isso já deveria ter sido feito se o Casamento foi em Portugal...
    Portanto não se trata de Transcrever Casamento de cidadãos Portugueses realizado no estrangeiro mas sim de atualizar um registo de Nascimento de cidadãos Portugueses...
    O que deve ser uma obrigação do IRN ...


  • editado June 2019
    @Nilton_Hessel,

    Muito obrigado!!!

    Eu tenho uma declaração original de casamento, emitida pela CRC de Viseu, anos depois de realizado o casamento de meus bisavós portugueses (muito antiga mesmo), porém o número de registro no livro está de difícil entendimento (talvez só buscando no próprio livro)...

    Eles se casaram em Viseu em 1925.

    Por favor, poderia me ajudar com as dúvidas abaixo?

    1) Onde eu devo pedir a averbação do casamento, tendo em vista que os assentos de nascimento de meus bisavós datam de 1901 e 1902, respectivamente? Seria nos arquivos distritais de Viseu? Ou na CRC de VISEU?

    2) quais os documentos eu devo apresentar?

    3) existe alguns taxa para essa requisição? É aberto algum processo?

    Muito obrigado a todos os amigos e a quem puder me ajudar!!!
  • editado June 2019
    @Rodrigo...

    Confesso que...(Pelo que me lembro)...É a primeira vez que me deparo com uma situação dessas...Portanto vou dar minha opinião com base no entendimento que tenho...

    É OBRIGAÇÃO das Conservatórias manterem os Registos atualizados...!!!

    Meu Avô nasceu em 1900 e apesar desse Registo dele estar no AD de Leiria no Livro Paroquial...O Casamento já estava Averbado...Tanto no registo do meu Avô...Quanto no registo da Minha Avó...

    Portanto...Se o casamento citado foi registado na Conservatória de Viseu...Cabe a essa Conservatória informar os dados do Casamento à Conservatória onde o Nascimento dos DOIS nubentes se encontra registado para que a averbação do Casamento seja feita no Livro de Registo de Nascimento de ambos...

    Não deve ter que ser instruído processo ou ser pago qualquer valor para que isso seja feito...

    DIFERENTE seria se o casamento dos dois Portugueses tivesse ocorrido em solo ESTRANGEIRO...!!!

    PS...Você já tentou obter esse Assento de Casamento dos seus Bisavós pelo civilonline.pt ...?
    Tendo o Casamento ocorrido em Viseu (1925)...Esse Registo já deveria constar no sistema de informação Português...Podendo portanto se obtido por esse meio...

    PPS...Eu tentaria contato com Viseu durante esse período que falta para sua viajem para tentar esclarecer essa questão...

    Seus Bisavós faleceram aqui no Brasil...?

  • @Nilton_Hessel,

    Primeiramente, muito obrigado pela sua ajuda!!! Obrigado mesmo!!!

    Veja, ambos os meus bisavós portugueses nasceram no Concelho de Viseu (eu tenho os assentos originais - consegui no site do "tombo.pt".

    Eles se casaram no mesmo Concelho de Viseu. Portanto, tudo está em Viseu, na própria cidade de Viseu e Distrito de Viseu.

    Não tentei obter o casamento deles pelo civilonline.pt, pois acreditei que não valia à pena gastar dinheiro com isso, dado que POSSUO o registro de casamento deles em minhas mãos (registro antigo, mas com boa qualidade de leitura, EXCETO pelo núnmero de registro do casamento). Datas, nomes, locais, tudo está perfeito e legível! Tem até selo!!!

    Mesmo assim, você acredita que eu deva emitir o registro desse casamento pelo civilonline.pt e, com este documento, em mãos, dar entrada no pedido de atualização e averbamento de seus respectivos nascimentos?

    Em relação à sua outra pergunta, confirmo! Sim, meus bisavós faleceram no Brasil e eu tenho as certidões de óbitos dos dois! As certidões que possuo são antigas, mas possuem excelente qualidade de leitura! O único problema é que o nome de minha bisavó está registrado, EM ambos os óbitos, com o NOME DE SOLTEIRA... Isso seria algum problema???

    Porque você me perguntou sobre os óbitos de meus bisavós? Você acredita que eu também deva aproveitar para transcrever e averbar esses óbitos deles eu seus respectivos assentos de nascimento???

    MUITO OBRIGADO PELA GRANDE AJUDA!!!!
  • @Rodrigo...

    Quando você escreveu acima...:

    "...OBS.1: Os assentos de nascimento estão nos Arquivos Distritais de VISEU (eu verifiquei pessoalmente e NÃO HÁ AVERBAÇÃO desse casamento em ambos os assentos de meus bisavós portugueses)...."

    Desculpe mas como você verificou essa informação...?
    Você esteve verificando esses registos pessoalmente em Portugal...?
    Ou quem sabe alguém fez isso por você...?

    Pode parecer sem sentido mas me parece que todos os documentos de seus Bisavós de que você dispõe são antigos...
    Eu...Se estivesse no seu lugar solicitaria novas vias dos documentos de seus Bisavós para ter a certeza de que esse casamento REALMENTE ainda não foi averbado nos Registos de Nascimento deles...

    Como você tem viajem marcada pode resolver tudo por lá sem problemas pois os documentos necessários estão em Portugal...Não no Brasil...
    Claro que você vai ter que dedicar um tempo de sua viajem para resolver esse assunto junto aos órgãos Portugueses...
    Por esse mesmo motivo que recomendo que tente contato com Viseu desde já para tentar adiantar tudo que for possível antes de embarcar para Portugal...

    OBS...:
    Não é necessário transcrever os Óbitos...Perguntei pois talvez fosse aconselhável você levar algum documento de seus Bisavós aqui do Brasil...De preferência recentes...Nesse caso...Como Nascimento e Casamento estão em Portugal...Só restam as Certidões de Óbito...
  • editado June 2019
    @Nilton_Hassel,

    MUITO OBRIGADO!!!!!!!!

    Veja, eu estive pessoalmente no arquivo distrital de Viseu no ano passado. Lá eu mesmo (junto com meu pai) pudemos verificar, pessoalmente, que ambos os registros não constavam a averbação de casamento ou óbito.

    Foi simples. Como já tínhamos todas as informações (datas, freguesias, nomes, nº do assento), eles encontraram os registros originais NOS PRÓPRIOS LIVROS da época. Assim, pudemos ter a CERTEZA de que não havia qualquer averbação nos registros de nascimento de ambos os meus bisavós portugueses.

    Recentemente, com o cadastramento no próprio site do arquivo distrital, fizemos consulta eletrônica neste canal de comunicação oficial. Eles nos responderam que ainda não havia qualquer averbação ainda.

    Tentei contato com a CRC de Viseu, mas infelizmente eles não respondem (nem e-mail e nem telefone)...

    Não sei onde resolvo isso... Se seria na CRC de Viseu ou se no Arquivo Distrital de Viseu...

    Obrigado!!!!!
  • Entendi @Rodrigo...

    Pena você não ter aproveitado a oportunidade de ir até a Conservatória de Viseu resolver isso quando esteve por lá...
    Mas nada impede que você resolva isso nessa próxima viajem...

    Junte toda a documentação de que dispõe...(Recomendo levar também as Certidões de Óbito dos Bisavós)...
    Chegando na CRC de Viseu...Apresente inicialmente essa declaração original de Casamento emitida pela própria Conservatória...E espere que eles localizem o Registo de Casamento de seus Bisavós...

    Localizado o Registo de Casamento...Informe que esteve no AD de Viseu e verificou que o Casamento não se encontra averbado nos respectivos Registos de Nascimento...
    Pergunte por que razão esse Casamento ainda não foi averbado no Registo de Nascimento nem do Bisavô...Nem da Bisavó...
    E veja qual será a resposta...

    A partir da resposta obtida...Você estará apto a resolver a questão...Pois...Se existe um Casamento de dois cidadãos Portugueses registado em Portugal...Não há razão para que esse Casamento não tenha sido averbado nos respectivos Registos de Nascimento...

    Simples assim...!!!

    PS...Eu continuaria tentando contato com a CRC de Viseu para tentar adiantar alguma coisa desde já...
  • @Nilton_Hessel,

    Você é demais cara! Muito obrigado!

    1) Você acredita que eu deva levar novas certidões de óbitos emitidas (a solicitar ainda) ou posso levar essas certidões de que disponho (antigas)?

    2) Os óbitos dos meus bisavós de que disponho são originais (e antigos), mas não foram emitidos em inteiro teor... Precisam ser em inteiro teor?

    3) Apenas uma dúvida... Porque eu devo levar os óbitos de meus bisavós? Para tentar averbá-los por lá mesmo, aproveitando esse janela de alterações?

    MUITO OBRIGADO!!!
  • Rodrigo e Nilton,

    o casamento não precisa estar anotado no registo de batismo. O necessário é ter os dados do casamento em Viseu. Envie um e-mail à conservatória de Viseu solicitando o número do assento de casamento.
  • editado June 2019
    @Guilherme_Moreira,

    Você, como sempre, me ajudando!!!

    Farei isso! Muito obrigado!!!!!!!

    OBS.: Eu achei que precisasse que o registro de nascimento dos portugueses tivesse a averbação do registro de casamento, para fins de cidadania...

    Abraço
  • editado July 2019
    @Guilherme_Moreira
    @Nilton_Hessel

    Por favor, agora fiquei na dúvida...

    Sempre escutei dizer que era necessário averbar e/ou transcrever o casamento nos assentos dos portugueses, atualizando, dessa forma, o estado civil dos mesmos.

    Por favor, é necessário ou não averbar o casamento dos meus bisavós???

    Qual seria a recomendação para esse caso??

    MUITO OBRIGADO A QUEM PUDER ME AJUDAR!!!
  • @Rodrigo se ambos os avós forem portugueses e casaram no Brasil terá transcrever o casamento ou se somente a avó for portuguesa.
  • @Vlad_Pen,

    Muito obrigado!

    O caso é o seguinte:

    1 - Ambos os bisavós são portugueses - ambos nasceram em Viseu em 1902 e 1901, respectivamente (os registros eram de batismo);

    2 - Ambos os bisavós se casaram em Viseu - casamento registrado na CRC de Viseu (a cópia do documento está em bom estado, apesar de tão antigo... mas não consigo ver o número de registro).

    3 - Os assentos de batismo de meus bisavós NÃO contém qualquer averbação de casamento. Eu estive pessoalmente nos arquivos distritais de Viseu no ano passado e pude verificar que não consta averbação alguma em ambos os registros de batismo de meus bisavós.

    Por favor, fiquei na dúvida pois o Guilherme afirmou acima que não seria necessário averbar o casamento dos portugueses nos assentos de batismo.

    MUITO OBRIGADO!!!
  • @rodrigo exatamente o que o Guilherme afirmou. Não precisa averbar o casamento, basta que vc envie uma cópia do assento de casamento que vc tem para provar que se casaram em Portugal.
  • @Vlad_Pen,

    Muito obrigado!

    Vou ter que pedir então uma cópia pelo civil on line, já que a minha cópia é muito antiga e não dá para ver o número do assento de casamento.

    Vlad, obrigado por mais essa!!!!

    Abraço
  • @Rodrigo...

    Pelo ano que você informou...O Casamento já deve estar no sistema de informação Português...Sendo assim possível obtê-lo pelo...:

    https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/
  • @Nilton_Hessel,

    MUIITO OBRIGADO!!!!

    Vou solicitar on line!

    Obrigado mesmo!

    Abração
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.