Fixação do nome completo do progenitor português: Alguma Conservatória dispensa essa exigência?

Prezados foristas,

O assento de nascimento de meu avô português é uma certidão de batismo do ano de 1905, onde consta apenas o seu primeiro nome.

O meu tio, filho do português em questão, está a reunir a documentação para solicitar a sua atribuição.

PERGUNTO: Alguma Conservatória, que aceite processo por via postal, dispensa a necessidade de comprovação da fixação do nome do progenitor português, como no caso em comento?

Comentários

  • @IJFREIRE...

    Todos os casos que eu tive conhecimento até hoje de envio da Certidão de Batismo sem um documento mais recente que fizesse a comprovação do nome completo caíram em exigência...

    Vocês não tem acesso aos documentos de Casamento e/ou Óbito do Português em Questão para comprovar fixação do sobrenome dele...?

    Pelos relatos aqui do Fórum...Ovar tem sido atualmente a mais flexível das Conservatórias que recebem processos de Nacionalidade pelo correio...Mas não posso jurar que eles aceitariam fazer um processo com essas características...
  • editado June 2019
    @IJFREIRE vc terá que providenciar a certidão de casamento ou óbito do seu avô para fixação de nome. Conservatória nenhuma aceita processos sem um documento que comprove a fixação de nomes
  • Prezados @Nilton e @Vlad obrigado por responderem.

    Já tinha lido aqui no Fórum sobre essas possibilidades da certidão de casamento ou de óbito servirem para a fixação do nome completo do português. Mas o problema para obter esses documentos lá em São Luís são:

    1) Certidão de casamento do meu avó português: o cartório se recusa a emitir a certidão inteiro teor do casamento dele (mesmo digitada), ocorrido em São Luis - MA em 1926 (só sabemos o ano da realização); alega que os livros de registro daquele ano estão em péssimo estado de conservação, o que de fato constatei in loco, e que não foram digitalizados. Os registros nos livros estão até legíveis, mas o problema é que ao se passar uma página ela quase sempre se quebra em vários pedaços, impedindo a manipulação do livro. E como ninguém da família (que é bem grande) tem uma certidão do casamento deles, mesmo que resumida, que indique o número do livro e a página onde foi lavrado o casamento, o que facilitaria em muito na localização do registro, o cartório alega que não pode promover a busca sem causar grande dano aos livros já tão deteriorados. Não sei o que fazer a esse respeito, pois não queremos fazer nada com advogado

    2) Certidão de óbito do meu avó português: o problema aqui é que informaram no registro de óbito dele que ele era MARANHENSE. Isso mesmo. Mudaram a nacionalidade dele no óbito. O nome está correto, mas não informaram que ele era português. Quanta confusão! Esse enorme erro não seria um impedimento para usar essa certidão para a fixação do nome completo dele junto a uma conservatória? Haverá necessidade de fazer a retificação do óbito dele para constar como português?

    3) Li aqui no Fórum que a inscrição consular poderia servir para a fixação do nome completo do meu avó. Isso procede mesmo?

    Desde já agradeço.
  • editado June 2019
    @IJFREIRE...

    Salvo engano...Essa retificação da naturalidade/nacionalidade na certidão de óbito de seu Avô é um procedimento feito administrativamente pelo Cartório onde está registrado o óbito...
    Bastando para isso apresentar essa Certidão de Batismo de seu Avô que você tem...

    Vale ressaltar que quanto maior o número de documentos apresentados para fundamentar a retificação solicitada...Maior as chances de ter sucesso nessa empreitada...
  • Oii!! Você conseguiu? Também estou tendo problema, pois mudaram a nacionalidade do meu antepassado e o cartório se recusa a fazer a alteração extrajudicial.

  • @Medeirosc

    O local de nascimento não é relevante nesta etapa.

    Apenas o nome e apelido usado na vida adulta será olhado, juntamente com o nome dos pais e avós, e mesmo a data não costumam se importar se estiver mais ou menos numa faixa razoável.

    Vi que você postou sua pergunta em 10/junho e não teve resposta.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.