Não precisa transcrever

Boa noite galera !
Sou filho de pai e mãe português, eles casaram no Brasil. Gostaria de saber se o casamento precisa ser transcrito para eu tirar a cidadania. Li em vários relatos que nas conservatórias de ACP e VILA nova de Gaia, não exige a transcrição. E meu pai é o declarante do nascimento, pretendo tirar por ele. Obrigado desde já !

Comentários

  • @Patrick abujamra, se ambos são portugueses todas conservatórias exigem a transcrição do casamento.
  • O problema é que a empresa que estou contratando me informou diversas vezes que não será necessário. Que é apenas uma forma de deixar tudo certo em Portugal mas que não é necessário para o processo de atribuição. Não consigo entender isso . Eles disseram que faz várias e que não é necessário .
  • @Patrick...

    Este Fórum se presta a auxiliar pessoas que pretendem fazer seus processos sem intermediários...Já que Portugal proporciona essa possibilidade...

    Parece óbvio que...

    Se você está contratando uma empresa para fazer por você deve considerar as condições que eles te informaram...
  • @Patrick foi como o @NiltonHessel informou ,se vc contratou uma assessoria vc terá que seguir os conselhos deles , ja que está pagando por isso.
  • "Que estou contratando" não que já contratei ... Como vou contratar alguém que está me passando informações erradas ? Justamente por isso estou pedindo essa informação. É possível fazer sem a transcrição ou não ?
  • @Patrick abujamra, se ainda não contratou considere fazer o processo sozinho, tem todas as informações aqui no fórum. Não é difícil e vai sair mais barato pra você.
    Pelo que sabemos todas conservatórias exigem transcrição de casamento quando ambos os pais são portugueses, não lembro de ter visto nenhum caso assim que não tenha caído em exigência da transcrição.
  • Acho que vou fazer sozinho mesmo.
    Qual a opção de certidão de nascimento que solicito no site para fazer a trasncricao ? Já que ambos sao portugueses
  • Eles nasceram após 1911?
    Você tem os dados do assento de nascimento deles? Se tiver mem necessita da certidão para fazer a transcrição, pode apenas indicar os dados deles e do assento. Se preferir pode solicitar as certidões pelo civilonline http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
    Essas opções são para assentos após 1911, se for assento de batismo terá que solicitar cópia certificada com o detentor dos livros.
  • Eu tenho o passaporte deles só.Nasceram em 1906. No passaporte tem o números do assento ?
  • Não tem não. 1906 vai ter que primeiro localizar aonde se encontram os registos. Você tem a informação de onde nasceram?
    Caso não saiba pode passar os dados que alguém no fórum te auxilia, lembrando que quanto mais dados informar maiores serão as chances de ser encontrado http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5096/dados-que-devem-ser-informados-no-pedido-de-pesquisa-de-certidoes-portuguesas
  • Tenho todos os dados sim. Minha avó nasceu em 1915 mas quando preencho lá no civil online aparece que precisa ser inferior a 100 anos a data de nascimento
  • Preencha com um ano mais recente e indique no campo de observações a data correta do nascimento.
  • Beleza! Já solicitei e realizei o pagamento.
    Quando eu for realizar o processo de atribuição é só os números de assento que vou precisar ? Ou certidões de ambos certificadas ?
  • editado June 2019
    @Patrick vai precisar apenas um copia do registro de nascimento para atribuição e dois registros para transcrição de casamento.
  • Atenção que precisa transcrever o casamento, por isso precisa das 2 certidões, sendo que a de 1906 cópia certificada.
  • Okay ! Essa cópia certificada pode ser digital mesmo ou preciso pedir pra enviar por correio ? Tem essas opções lá ! E peço uma cópia integral ou narrativa ?
  • @Patrick peça a cópia narrativa ou se estiver informatizada peça pelo civilonline.
  • Fiz o pedido pelo civil online quinta feira e hoje veio a resposta de ' pedido recusado ' já havia constado o pagamento ... Oq faço agora ? A certidão era de 1916 preenchi com outra data e coloquei a data certa como obs.
  • @Patrick pode ser que essa assento ainda não esteja informatizado. Talvez tenha que pedir para a conservatória informatizar para depois o civil on line te liberar o acesso.
  • Patrick,

    sua avó nasceu em qual Concelho?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.