documentos

Bom dia amigos !!! Alguém pode me informar os documentos necessários para a aquisição de nacionalidade pelo casamento? Sou portuguesa por atribuição, e quero fazer o processo do meu marido agora. Somos casados há mais de 15 anos e temos dois filhos. Meu processo de transcrição de casamento e atribuição dos filhos ainda estão em análise em Tondela. Acredito que quando eu fizer novamente a consulta no civil online e ver que meu nome de casada já foi alterado é porque a transcrição foi concluída e já poderia enviar a documentação do meu marido, correto?

Comentários

  • @vlad pen . Grata !!!
  • @vlad pen - No caso de um casal juntos ha mais de 30 anos e com filhos. O que é mais rapido e facil fazer: tirar a certidao de uniao estavel ou o casamento no civil? No caso o marido é o portugues e ja passou a nacionalidade para as filhas, agora quer passar para a mulher. Ele ja foi casado com outra mulher, precisa fazer alguma regularizaçao quanto a isso antes? Tendo as filhas em comum, isso ja é o suficiente pra ele requerer a nacionalidade de mulher ? Ou tem que regularizar a situaçao do casal?
  • editado June 2019
    @LIDIA1973 Esse casal terá que transcrever o primeiro casamento, homologar o divórcio em Portugal em tribunal português através de um advogado e seria conveniente casar novamente ao invés regularizar a união estável em Portugal que tb terá que ser em tribunal português e através de um advogado.
  • @vlad pen - Seria mais fácil então, depois desse processo todo ate o divórcio, o casal se casar em Portugal pra já ficar tudo certo? Se sim, após esse casamento, precisaria esperar os 3 anos pra iniciar o processo da aquisição da esposa? Ou lá mesmo em Portugal já poderiam entrar com o pedido da aquisição logo após esse casamento?
  • editado June 2019
    @LIDIA1973 pode casar aqui, mas terá que esperar 3 anos mesmo casando em Portugal.
  • @vlad pen - E a uniao estável, não seria melhor no caso deles entao? Por que é retroativa, de mais de 30 anos, ai nao precisaria esperar nada, certo? Pode ser feita a uniao estável la em Portugal pra nao precisar transcrever?
  • LIDIA,
    Como o Vlad já explicou,a união estável terá de ser homologada em Portugal através de um advogado
    Não tem como fazer a união estável retroativa em Portugal
  • @ Vlad pen, @ maria nélida - muito obrigada pelo retorno
  • Bom dia, minha amiga é neta de portugues, seu avo e pai ja faleceram e agora com a nova lei ela podera requerer a nacionalidade dela pois nao conseguiria comprovar vinculos como era anteriormente. Pergunta: ela morou no japao por 10 anos, é facil conseguir a certidao de antecedentes criminais do Japao?

Esta discussão está fechada.