Dúvida quanto a naturalização.Cidadania Portuguesa

Estou pedindo a minha cidadania portuguesa por naturalização. Sou neto de portugues mas, por alguns motivos, fica difícil fazer a do meu pai para depois solicitar a minha por atribuição. Então, optei pela naturalização. Entrei com o processo de naturalização em setembro do ano passado e agora pediram para corrigir um pequeno erro do Consulado Portugues. A minha dúvida é a seguintë: Tenho um filho com 23 DIAS de nascido. Ele terá direito a nacionalidade? Por que via? É só inscrever o nascimento? Tenho que fazer por atribuição? Naturalização? (Claro que assim que a minha sair).

Obrigado.

Comentários

• oi Mauricio, primeiramente, parabéns pelo filhote!
    Mas que peninha que vc não fez por atribuição, seu pai precisava apenas assinar um único documento, nada mais, não ia mudar praticamente nada na vida dele. Mas agora não tem mais jeito. Seu filho terá direito a nacionalidade portuguesa sim, porém somente por naturalização, e precisará comprovar ligação efetiva com Portugal. Por atribuição seria possível apenas se ele tivesse nascido DEPOIS que vc já fosse português. Por atribuição tb seria possível a qq tempo (mesmo que tivesse nascido antes de sua nac.) se vc tivesse obtido a nacionalidade tb por atribuição (passando por seu pai).
    Todo mundo, e principalmente quem tem família/filhos, deve sempre considerar fazer por atribuição e só partir pra aquisição/naturalização se realmente for muuuuuito difícil ou impossível fazer por atribuição.
    O caso de filho se encaixa aqui: http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/aquisicao-da8429/
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.