Então, o meu processo estava um pouco complicado e eu acabei fazendo com o advogado =P ......... Ele me disse que deu entrada na conservatória de Coimbra, não sei pq, se é pelo fato do meu antepassado ser de Coimbra... sei la, mas ja faz um tempo que ele esta me dizendo que tem que "assinar os autos" rsrsrs espero que eu não esteja sendo enrolada....
Então Cibele, acho que sim... pedi umas explicações pra ele hoje e ele me disse que a conservatória de coimbra manda alguns oficios pra outros lugar, como a Rosangela falou, e disse que tem que aguardar esses oficios voltar primeiro pra coimbra.
Eu fiz com ele pois não tive opção, vou contar pra vocês o meu caso.
Em 2006 tive vontade de correr atras do meu direito a nacionalidade. Meu avô era portugues e minha avó tem 92 anos ainda viva, assim como meu pai. Comecei a pesquisar.... primeiro site do consulado, depois o site do instituto dos Registros e notariado de pt e tracei o caminho. Primeiro precisava das certidões para fazer a transcrição do casamento de meus bisavós, e depois pedir a nacionalidade de minha avó.
Sobre os meus bisavós, ele Portugues e ela Espanhola, se conheceram, casaram e morreram no Brasil. As certidões de casamento, e óbito dele foi fácil de achar. O óbito da bisavó nunca consegui (muita má vontade nos cartórios) até nos cemitérios eu procurei, mas as cidades são pequenas e um pouco longe de onde moro. Ano passado consegui a certidão de nascimento de meu bisavô. A dela, eu não sei exatamente o local, e certidões da decáda de 1880 sem saber o local..... muito dificil... ralei muito atrás....
Ja conhecia a comunidade do Dr.meu advogado, prefiro assim hehehe sabe como é =P e então pedi uma orientação, como fazer a transcrição sem uma das certidões??? Antes disso euja tinha enviado e-mail pra umas 10 pessoas lá no IRN, telefonei, mas nada todo mundo dizia que era obrigado a ter a certidão de nascimento da esposa! O Dr. me disse que poderiamos entrar com o processo de transcrição, e se fosse necessário, depois abririamos um outro processo para suprir a falta da certidão (afinal eu tenho umas 30 certidão negativa dos prováveis locais de nascimento de minha bisavó. Demos entrada em Setembro de 2008, que está parado até hoje por falta da bendita certidão.
um momento, antes de mais nada.... o seu avô portugues é pai do seu pai, certo? a sua avó ainda viva não sabe de onde ele veio? primeiro responda essas perguntas? depois a gente ver como fica... eu fico indignado com esses advogados, pois sou formado em direito e nunca que faria isso com ninguem...
Em Outubro o Dr. disse que poderiamos entrar com o processo de nacionalidade de minha avó, pois como o processo de transcrição estava em andamento, poderia ser aceito na conservatória.
Problema número 2: minha avó é meio cega e se acha super velha pra fazer qq coisa; e também me considera uma intrometida, fuça-fuça, que fica vasculhando o passado dela e ela não entende pra que, que não vai mudar nada, ela odeia o fato de eu pesquisar os parentes dela......
Pesquisei todas as formas que poderia entrar com o processo de nacionalidade dela: consulado (minha avó seria chamada pra assinar o processo la em sp (a 100 km de onde mora), correspondência (precisaria assinar o formulario presencial) ou diretamente em Pt (se não é a pessoa que vai na conservatória precisa de uma procuração, e no modelo de procuração do IRN diz que precisa ter "reconhecimento presencial da letra e assinatura, salvo se for passada a advogado ou solicitador" o que eu acreditava que tinha que ser na presença de um funcionario do consulado. Ou seja, de qualquer maneira a minha avó teria que ir para são paulo (e isso seria uma missão impossível, ela não vai pra la nem pra visitar as filhas dela pq ela ja é muito velhinha e não aguentaria uma viagem dessas) 'salvo se for passada a advogado', essa foi a minha luz no fim do túnel.... afinal minha avó tem 92 anos... tipo.... entende... bem velhinha, se ela falecer.... ja era....
Consegui com muita pressão psicológica, convence-la a deixar eu levar um funcionário do cartório na casa dela pra ela assinar a procuração pro advogado.
Digamos assim.... eu enviei os documentos pro Dr. dia 29 de jan de 2009 e uma semana depois eu achei esta comunidade.... então me falaram que a assinatura no formulario não precisava ser na presença de um funcionario do consulado, mas poderia ser na presença de um funcionario de um cartório de notas normal, o que ela fez na procuração do advogado.
O negócio é, ja foi né.... agora eu espero que dê tudo certo... é que eu vejo vcs aqui falando que o processo acaba em 2 meses e ai eu ja achei que estava demorando muito.... mas se vcs falam que em coimbra demora mais, fico mais tranquila.... pqeu não tenho pressa, o que importa é que a minha avó obtenha logo essa nacionalidade, assim daremos sequencia com meu pai, depois eu.... rsss
Gente eu adoro essa comunidade e sempre fico lendo o forum, mas nunca postei muito pois o meu caso ja foi né... ainda mais com o Dr....
Lara, quem declarou a minha avó foi o pai dela, o portugues.... o que ajuda muito né... A minha avó tb nunca se casou, e foi ela quem declarou meu pai, que me declarou tb....
seu caso é simples mesmo. Bem, agora já foi mesmo, perdeu um tempão e um dinheirão numa transcrição desnecessária, agora é esperar sair a nacionalidade e começar o processo sozinha. Você não precisará fazer nenhuma trasncrição de casamento e se engatar os processos, até o fim do ano será portuga!
Andréa, é preciso dizer que vc foi terrivelmente enganada e enrolada pelo Dr. Urubu. Ele te deixou perdendo tempo procurando por certidões que não são necessárias. Para sua avó se tornar portuguesa basta a certidão de nascimento de seu bisavó, que vc localizou, nada mais, pois ele declarou o nascimento dela. Não precisa transcrever nada, nem casamento nem muito menos óbito de seus bisavós. Por favor, encerre o contrato com o advogado assim que possível. Termine os processos sozinha, vc consegue.
e vc deu muita sorte de sua avó ter declarado o nascimento de seu pai e seu pai ter declarado seu nascimento. A Cibele já disse, no seu caso não é necessária nenhuma transcrição. Andréa, Andréa, Andréa.... seu caso na verdade é extremamente simples!
Vou aproveitar que ja escrevi muito aqui pra escrever mais um pouco.... vou contar como achei a certidão de nascimento do meu bisavô. Na certidão de casamento e óbito indicam que ele é de Coimbra Portugal, mas não indicava quando. Então calculei, pois na certidão de casamento diz que ele.... a profissão... a idade.... E a minha avó sempre dizia que ele tinha vindo com uns 20 anos pro brasil, e eu encontrei o registro de entrada dele no brasil que foi em 1905, então calculei que ele tinha nascido na década de 1880.... Primeiro tentei entrar em contato com os cartórios em Coimbra, não obtive resposta positiva. Então fucei um monte e descobri que as certidões com mais de 100 anos vão para o arquivo distrital. Que no meu caso era o arquivo distrital que fica na universidade de coimbra. Mandei e-maili. Olha a resposta: "Em resposta ao pedido endereçado por V. Ex.ª a este Arquivo, informo que foram efectuadas pesquisas nos livros da freguesia do Botão, referentes aos anos de 1882 a 1886 e não foi localizado o registo de Avelino. O custo desta pesquisa é de 12,10 euros, importância a enviar a este Arquivo, através de vale postal internacional, emitido à ordem deste Arquivo." Fala sério, não encontraram e ainda me cobraram.... hahahahah enrolei pra pagar.... enquanto isso achei o site geneall.net/p E la encontrei um homem: Pedro França, que é professor da Universidade de Coimbra, e sempre oferece ajuda pra pesquisas lá. Pedi ajuda, mandei os dados que tinha, em 10 dias ele me respondeu com o número do assento. É claro que não paguei a pesquisa, respondi o e-mail com o numero do assento e enviei um vale postal no valor da certidão. Qdo a gente quer alguma coisa não podemos desistir.... tem que correr atras....
Então.... na verdade eu fui fazendo tudo sozinha e sem orientação.... fui seguindo os passos que mandava no site do consulado.... 1º transcrição 2º atribuição..... então comecei a correr atras dos documentos que precisava.... procurei um tempo ainda pela certidão de minha bisavó... só entrei em contato com o advogado depois que ja tinha a certidão do meu bisavô na mão.... e vcs ja conhecem o resto da história....
O meu contrato com o advogado é para a obtenção da nacionalidade da minha avó apenas... o do meu pai eu ja pensava em fazer pelo consulado, ou então, eu estou tentando mandar minha irmã pra portugal rsrsrs talvez no final do ano ela vá.... Mas com certeza, depois que eu encontrei a 'luz', ou seja, essa comunidade, eu decidi mandar por correspondência mesmo....
Eu sei... faz tempo que eu sei que fui enrolada.... mas se tudo der certo, então tá bom, este é o primeiro. Eu ainda terei vários processos pra fazer, meu pai, tia, primas, irmãs.... acho que até vou começar a cobrar hauhaiuhai
vc fez um excelente trabalho de pesquisa na localização do registro de seu bisavó! só errou um pouquinho na hora de contratar o advogado rss, mas vc não tem culpa, a culpa é desses urubus exploradores. felizmente vc poderá se livrar dele em breve!
se tiver qq dúvida nos próximos passos, não deixe de colocar aqui, ok?
Comentários
parece que vc ja esta sendo enrolada.....[2]
Eu fiz com ele pois não tive opção, vou contar pra vocês o meu caso.
Em 2006 tive vontade de correr atras do meu direito a nacionalidade. Meu avô era portugues e minha avó tem 92 anos ainda viva, assim como meu pai. Comecei a pesquisar.... primeiro site do consulado, depois o site do instituto dos Registros e notariado de pt e tracei o caminho. Primeiro precisava das certidões para fazer a transcrição do casamento de meus bisavós, e depois pedir a nacionalidade de minha avó.
Sobre os meus bisavós, ele Portugues e ela Espanhola, se conheceram, casaram e morreram no Brasil. As certidões de casamento, e óbito dele foi fácil de achar. O óbito da bisavó nunca consegui (muita má vontade nos cartórios) até nos cemitérios eu procurei, mas as cidades são pequenas e um pouco longe de onde moro. Ano passado consegui a certidão de nascimento de meu bisavô. A dela, eu não sei exatamente o local, e certidões da decáda de 1880 sem saber o local..... muito dificil... ralei muito atrás....
Ja conhecia a comunidade do Dr.meu advogado, prefiro assim hehehe sabe como é =P e então pedi uma orientação, como fazer a transcrição sem uma das certidões??? Antes disso euja tinha enviado e-mail pra umas 10 pessoas lá no IRN, telefonei, mas nada todo mundo dizia que era obrigado a ter a certidão de nascimento da esposa! O Dr. me disse que poderiamos entrar com o processo de transcrição, e se fosse necessário, depois abririamos um outro processo para suprir a falta da certidão (afinal eu tenho umas 30 certidão negativa dos prováveis locais de nascimento de minha bisavó. Demos entrada em Setembro de 2008, que está parado até hoje por falta da bendita certidão.
continua....
primeiro responda essas perguntas? depois a gente ver como fica...
eu fico indignado com esses advogados, pois sou formado em direito e nunca que faria isso com ninguem...
desculpe o desabafo
Bisavô portugues falecido => avó brasileira viva => pai brasileiro vivo
Problema número 2: minha avó é meio cega e se acha super velha pra fazer qq coisa; e também me considera uma intrometida, fuça-fuça, que fica vasculhando o passado dela e ela não entende pra que, que não vai mudar nada, ela odeia o fato de eu pesquisar os parentes dela......
Pesquisei todas as formas que poderia entrar com o processo de nacionalidade dela: consulado (minha avó seria chamada pra assinar o processo la em sp (a 100 km de onde mora), correspondência (precisaria assinar o formulario presencial) ou diretamente em Pt (se não é a pessoa que vai na conservatória precisa de uma procuração, e no modelo de procuração do IRN diz que precisa ter "reconhecimento presencial da letra e assinatura, salvo se for passada a advogado ou solicitador" o que eu acreditava que tinha que ser na presença de um funcionario do consulado. Ou seja, de qualquer maneira a minha avó teria que ir para são paulo (e isso seria uma missão impossível, ela não vai pra la nem pra visitar as filhas dela pq ela ja é muito velhinha e não aguentaria uma viagem dessas) 'salvo se for passada a advogado', essa foi a minha luz no fim do túnel.... afinal minha avó tem 92 anos... tipo.... entende... bem velhinha, se ela falecer.... ja era....
Consegui com muita pressão psicológica, convence-la a deixar eu levar um funcionário do cartório na casa dela pra ela assinar a procuração pro advogado.
continua 2....
O negócio é, ja foi né.... agora eu espero que dê tudo certo... é que eu vejo vcs aqui falando que o processo acaba em 2 meses e ai eu ja achei que estava demorando muito.... mas se vcs falam que em coimbra demora mais, fico mais tranquila.... pqeu não tenho pressa, o que importa é que a minha avó obtenha logo essa nacionalidade, assim daremos sequencia com meu pai, depois eu.... rsss
Gente eu adoro essa comunidade e sempre fico lendo o forum, mas nunca postei muito pois o meu caso ja foi né... ainda mais com o Dr....
Obrigada pela ajuda.... e torçam por mim vai....
A minha avó tb nunca se casou, e foi ela quem declarou meu pai, que me declarou tb....
seu caso é simples mesmo. Bem, agora já foi mesmo, perdeu um tempão e um dinheirão numa transcrição desnecessária, agora é esperar sair a nacionalidade e começar o processo sozinha. Você não precisará fazer nenhuma trasncrição de casamento e se engatar os processos, até o fim do ano será portuga!
Na certidão de casamento e óbito indicam que ele é de Coimbra Portugal, mas não indicava quando. Então calculei, pois na certidão de casamento diz que ele.... a profissão... a idade....
E a minha avó sempre dizia que ele tinha vindo com uns 20 anos pro brasil, e eu encontrei o registro de entrada dele no brasil que foi em 1905, então calculei que ele tinha nascido na década de 1880....
Primeiro tentei entrar em contato com os cartórios em Coimbra, não obtive resposta positiva.
Então fucei um monte e descobri que as certidões com mais de 100 anos vão para o arquivo distrital. Que no meu caso era o arquivo distrital que fica na universidade de coimbra. Mandei e-maili. Olha a resposta:
"Em resposta ao pedido endereçado por V. Ex.ª a este Arquivo, informo que foram efectuadas pesquisas nos livros da freguesia do Botão, referentes aos anos de 1882 a 1886 e não foi localizado o registo de Avelino. O custo desta pesquisa é de 12,10 euros, importância a enviar a este Arquivo, através de vale postal internacional, emitido à ordem deste Arquivo."
Fala sério, não encontraram e ainda me cobraram.... hahahahah enrolei pra pagar.... enquanto isso achei o site geneall.net/p E la encontrei um homem: Pedro França, que é professor da Universidade de Coimbra, e sempre oferece ajuda pra pesquisas lá. Pedi ajuda, mandei os dados que tinha, em 10 dias ele me respondeu com o número do assento.
É claro que não paguei a pesquisa, respondi o e-mail com o numero do assento e enviei um vale postal no valor da certidão.
Qdo a gente quer alguma coisa não podemos desistir.... tem que correr atras....
O meu contrato com o advogado é para a obtenção da nacionalidade da minha avó apenas... o do meu pai eu ja pensava em fazer pelo consulado, ou então, eu estou tentando mandar minha irmã pra portugal rsrsrs talvez no final do ano ela vá.... Mas com certeza, depois que eu encontrei a 'luz', ou seja, essa comunidade, eu decidi mandar por correspondência mesmo....
Eu sei... faz tempo que eu sei que fui enrolada.... mas se tudo der certo, então tá bom, este é o primeiro. Eu ainda terei vários processos pra fazer, meu pai, tia, primas, irmãs.... acho que até vou começar a cobrar hauhaiuhai
brincadeiras a parte.... Valeu!!!!!!
vc fez um excelente trabalho de pesquisa na localização do registro de seu bisavó! só errou um pouquinho na hora de contratar o advogado rss, mas vc não tem culpa, a culpa é desses urubus exploradores. felizmente vc poderá se livrar dele em breve!
se tiver qq dúvida nos próximos passos, não deixe de colocar aqui, ok?