Atribuição para menor de idade, cujos pais não são casados.
Olá, tenho uma dúvida caros amigos. Finalizei minha atribuição após transcrever o casamento de meus pais para Portugal. Agora, quero dar início à Atribuição de meu filho de 1 ano. Porém, apesar de viver junto com a mãe de meu filho, não somos casados no Brasil. Isso poderia interferir no processo de meu filho? O que seria exigido para o processo, somente minha certidão portuguesa?
Obrigado desde já.
Obrigado desde já.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Em relação aos documentos, vi que é necessário enviar cópias dos RGs do pai e da mãe autenticados. No caso do pai português ( que sou eu) tenho somente o RG brasileiro. É necessário tirar o cartão de cidadão português para essa exigência? Ou apesar de eu ser o ascendente português posso enviar cópia do RG brasileiro?
Obrigado
Para menores de idade (menos de 18 anos) o processo de Atribuição é GRATUITO mas ambos os pais precisam assinar o Formulário 1C e terem as firmas reconhecidas por AUTENTICIDADE em cartório. Também é necessário enviar as xerox autenticadas dos RG de ambos os pais e do menor com mais de 14 anos. Ou seja, não é necessário apostilhar os xerox do RG, somente autenticar.Lembrando que a Certidão de Nascimento do menor precisa ser por Cópia Reprográfica apostilada
http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para1654/downloadFile/attachedFile_f0/Artigo_1-C_gratis.pdf?nocache=1455794359.46
Meu esposo já tem a atribuição de nacionalidade portuguesa e já moramos em Portugal, mas ele tem um filho de 16 anos que mora no Brasil e já providenciou toda a documentação, porém só a mãe assinou no cartório brasileiro o formulário presencialmente, nossa dúvida é onde o pai português deve ir para assinar o formulário presencialmente? No balcão de registo e Notariado ou no consulado do Brasil?
@Giselle seu marido pode assinar pessoalmente na conservatória.