Preciso transcrever?

"Para o português declarante nascido antes de 1911, deve ser apresentada a cópia autenticada da certidão de casamento dele, sem a necessidade da transcrição."

Encontrei essa postagem e estou com dúvidas. Meu avô é o declarante do nascimento da minha mãe e ele foi casado com uma portuguesa no Brasil. Para o processo de atribuição para minha mãe, preciso transcrever o casamento deles ? Ele nasceu em 1906. Tenho a certidão de casamento deles aqui comigo.. A original.

Comentários

• @Patrick abujamra, se ambos são portugueses a transcrição do casamento é obrigatória.
  • Gostaria de aproveitar o post e tirar um dúvida: com exceção da ACP do Porto, por que os demais locais é necessário atualizar o estado civil do pai para depois solicitar nacionalidade portuguesa? Só o fato de ser filho de nacional português não é suficiente?
  • @Cadu Garcia, entendimento dos conservadores que é necessário. Existem regras para determinar o reconhecimento da maternidade/paternidade na menoridade e, muitas vezes, tem relação com isso. Atente que a lei não diz que basta ser filho de nacional português, tem que ser filho e ter sido reconhecido na menoridade para ter direito a nacionalidade.
  • Meu pai sendo nacional e tendo sido ele o declarante na minha certidão, ainda assim preciso transcrever o casamento dele?
  • @Cadu ACP do Porto não exige transcrição de casamento no seu caso específico.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.