Assento de nascimento em 10 dias no Consulado do Rio de Janeiro

Bom dia, pessoal!

Minha irmã esteve no consulado do Rio de Janeiro no dia 13/05/2019 para fazer o registro civil e ontem chegou o assento de nascimento dela. Eu estive no mesmo consulado no dia 06/05/2019 e não recebi nada ainda.

Eu liguei pro Consulado e a atendente me disse que isso é impossível de acontecer. Que uma certidão de nascimento não fica pronta tão rápido assim. Ela insistiu em dizer que era casamento (que sai na hora) e não nascimento. No final eu desisti de explicar...

Quando eu fui fazer meu registro civil, a atendente deu um prazo de 2 a 3 meses. Disse que tudo agora é feito online, que precisa apenas que alguém em Portugal dê um OK.

Mandei email pro Consulado, mas nunca me respondem, então não tenho esperanças de obter informações.

Alguém já passou por algo parecido aqui?



Comentários

  • Bom dia!

    Eu não obtive resposta, pois provavelmente ninguém tenha passado pela mesma situação que eu.

    De qualquer forma, vi que alguns usuários visualizaram a pergunta e gostaria de continuar meu relato.

    Meu assento de nascimento chegou ontem. Foram 21 dias apenas!

    Para quem tem como ir ao consulado, aconselho... Está muito rápido conseguir o assento!

    A transcrição de casamento é feita na hora, por exemplo!

  • @erika silveira, vc fez o processo de pedido de cidadania? ou só solicitou o seu documento de assento?
  • @clarissemartins foi o processo de cidadania!
  • @erika silveira, só mais uma pergunta: vc demorou muito para conseguir agendar? Eu estou aguardando a finalização do processo de meu marido para fazer de nossas filhas....
  • @clarissemartins eu até tive sorte, mas tem que entrar sempre! Eu não sei qual é a lógica de abertura de vagas!

    Ontem e hoje pela manhã, por exemplo, tinha vaga (pra dezembro!) para fazer o cartão do cidadão. Agora não tem mais...

    Se você conseguir uma vaga para processo civil no consulado do Rio, você pode fazer a transcrição do seu casamento e o registro de nascimento das suas filhas na mesma hora! Eu não sabia disso e perdi tempo!
  • @erika silveira, ótimas noticias!! obrigada!! Vou tentar.... quem sabe...rsrs.... de toda forma, obrigada por compartilhar as informações! bj
  • @clarissemartins boa sorte!!! Estou torcendo por você!

    E não precisa agradecer... Eu me sinto na obrigação de dar informações que ajudem as pessoas!

    Um beijo!
  • Boa tarde!

    Estou pensando em fazer a transcrição do meu casamento pelo consulado. Não sabia que eles faziam a transcrição no mesmo dia!

    Consegui agendar o CC para final de julho e para transcrição em outubro. Como não mudei meu nome, acredito que não terei problemas.
  • @Fernanda Andrade, você agendou no consulado do Rio?

    O seu CC sairá com a informação de que você é solteira. Eu não sei se será um problema pra você mais tarde.

    Eu fiz a transcrição do meu casamento na semana passada e hoje já dei entrada no registro civil do meu filho.

    Boa sorte!
  • @Erika Silveira, agendei o CC (para julho) e a transcrição do casamento (para outubro) no Consulado do RJ. Quando for fazer o CC, já vou levar a documentação da transcrição. Li aqui no fórum que estão fazendo no mesmo dia. Quem sabe dou sorte e já consigo fazer!

    Mas tinha lido em algum lugar que o estado civil não aparece no CC, só no sistema...será que esta informação que obtive está equivocada?
  • @Fernanda..o estado civil não aparece no CC.
  • Obrigada, @Vlad Pen!!
  • Alguém que foi recentemente ainda confirma essa agilidade para a emissão do assento pelo consulado do RJ? Consegui uma vaga para daqui a 1 mês, estava prestes a enviar os documentos para o ACP mas agora fiquei na dúvida se espero e faço por aqui.

    Obrigado!
  • @lucas recomendo enviar para ACP do Porto
  • @Pessoal, vou relatar o meu caso sobre o assento através do Consulado do RJ. Acompanhando o forum enquanto aguardava o assento de meu marido, enviado a ACP, vi a postagem da @Erika e tentei o agendamento no consulado. Por incrível que pareça, consegui agendar a transcrição do casamento e o registro civil de minhas duas filhas para a mesma semana no final de junho. Aqui faço um adendo, para dizer que o agendamento não é fácil de conseguir, mas o segredo é tentar inúmeras vezes ao longo do dia, pois pessoas desistem e a vaga "surge". Voltando.... foi necessário fazer a transcrição do meu casamento, pois é exigência do Consulado (caso fosse mandar para ACP não seria necessário e economizaria nisso...). Agendei para 24/6 pela manhã, e já saímos de lá com a transcrição em mãos. Nesse mesmo dia na parte da tarde, minha filha mais velha foi fazer o pedido dela, levando a documentação. No dia 26/6, eu e meu marido retornamos para fazer a de nossa filha caçula. Agora todos os documentos são digitalizados ainda no consulado, não havendo mais o envio de documentação em papel via malote consular para Lisboa, que era o que atrasava o processo. O atendente já analisa os documentos apresentados na mesma hora, digitaliza tudo, inclui em um sistema deles e imprime a certidão de assento tal e qual a que recebemos via civil on line. Nos apresenta para conferir os dados e assinar. Estando tudo certo, o atendente envia para que a conservatória em Lisboa apenas faça a integração nos sistemas. A data de assento será a data que estivemos no Consulado. No caso de minhas filhas, o resumo é:
    ida ao Consulado: 24/6 - data de integração na CRC Lisboa - 03/07 - recebimento da carta do consulado com o assento: 16/7.
    ida ao Consulado: 26/6 - data de integração na CRC Lisboa - 05/07 - recebimento da carta do consulado com o assento: 18/7.
    Como eu estava viajando, não tentei tirar certidão pelo civil on line, porque não tinha necessidade. Quando cheguei, as cartas já estavam aqui. Uma coisa importante: diferente de quando enviamos por ACP, não é possível consultar o andamento do processo.
    Desculpem o textão, mas eram muitas informações....
  • @clarissemartins, que bom que deu tudo certo!

    O assento do meu filho chegou em minha casa em 42 dias!

    Realmente, o grande problema do Consulado do RJ é o agendamento. Só na sorte mesmo!
  • Ótimas informaçôes @clarissemartins , muito obrigado pelo relato! O processo de atribuição de minha mãe está no ACP e deve ficar pronto em uns 3 ou 4 meses. Vou tentar agendar a transcrição de casamento dela e o meu registro civil desde já no consulado então.
  • Olá, pessoal! Alguém mais com experiência para atribuição no Consulado do Rj?
  • Muito obrigada Clarisse e Erika pelas informações.
    Fui no consulado do RJ para fazer o processo da minha mãe em 29/10/2019 e a informação dada foi de 2 -3 meses para a certidão chegar via correio.
    Uma observação importante para quem vai dar entrada é que me pediram mesmo eu tendo levado a certidão de nascimento vinda de Portugal do meu avô (nasceu antes de 1911) a da minha avó. A minha sorte é que eu levei a xerox da certidão dela e ela nasceu em 1917.
  • ciçaciça Member
    editado November 2019
    Olá, @sue_morga! Estou na torcida para que a atribuição saía mesmo nesse tempo. E obrigada pela dica.
  • @pessoal....
    Pelo visto o consulado RJ está mais rápido que a ACP.
    Vou verificar SP e Santos, como estão.
    Vou estar no consulado SP dia 19/11 para pegar o CC e vou ver esses prazos, pois o proximo a fazer a nacionalidade, será meu filho, maior de 18 anos...
  • @pessoal
    Estive no consulado SP hoje, retirando meu cartão cidadão e questionei sobre qual o tempo médio estão levando os pedidos de assento de nascimento e perguntei também, averbação de casamento...
    A pessoa que me atendeu, disse que o assento de nascimento, via consulado SP, está levando em média 8 a 9 meses e a transcrição de casamento está levando em média 3 meses. Ela disse que em Santos, os prazos estão bem mais curtos, mas, não soube informar a respeito, Disse apenas que o interessado teria que ligar lá e se informar ao certo...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.