Ajuda .Estou iniciando o Processo.
Olá a todos , gostaria de contar com a ajuda e a experiencia de quem ja passou por tudo isso ....
Bom.
Possuo o número de registro , e da pagina de nascimento do meu BISAVÔ portugues , que se encontra no Arquivo Distrital de Vila Real.
- Precisarei pedir a certidao narrativa de nascimento , ou com apenas os dados , consigo fazer o processo para minha avó.??????
---------------------------------------- ---------------------------------------- ---------------------------
Quem foi o declarante de nascimento da minha avó foi o PAI dela , portugues..
E o casamento e obito dele , NAO estão transcritos em Portugal..
- Terei que Primeiro Transcrever o Cas. e Óbt. para iniciar o processo da minha avó???
---------------------------------------- ---------------------------------------- -----------------------------
O nome dos Pais do meu Bisavô , estão diferentes nas certidoes Brasileiras, no nome do pai dele , omitiu-se Alves , e no da mae dele, Santoz , virou Anjos e acrescentou-se o sobrenome do marido.
- Terei de retificar judicialmente esses erros?????
Bom.
Possuo o número de registro , e da pagina de nascimento do meu BISAVÔ portugues , que se encontra no Arquivo Distrital de Vila Real.
- Precisarei pedir a certidao narrativa de nascimento , ou com apenas os dados , consigo fazer o processo para minha avó.??????
----------------------------------------
- Terei que Primeiro Transcrever o Cas. e Óbt. para iniciar o processo da minha avó???
O nome dos Pais do meu Bisavô , estão diferentes nas certidoes Brasileiras, no nome do pai dele , omitiu-se Alves , e no da mae dele, Santoz , virou Anjos e acrescentou-se o sobrenome do marido.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
R: Só com os dados vc consegue.
R: foi o portugues que declarou o nascimento da suia avó vc não precisará trancrever o casamento nem o óbito do seu bisavô.
Precisará transcrever o casamento da sua avó caso ela não tenha declarado o nascimento do seu pai ou mãe.
R: Não posso te dar muitas informações a respeito de retificações pq não precisei fazer nenhuma, mas o pessoal aqui com certeza te auxiliará. Mas eu acho que não haverá necessidade, mas vamos esperar mais alguém postar.
Ah! Lembrando que a sua avó e seu pai ou mãe (quem for o filho dela) deverão estar vivos para poder chegar até vc.
boa sorte
So preenchendo os dados do registro de seu bisavo vc ja consegue sim fazer o processo da sua avo. POREM, se vc tem a certidao em maos (com selo branco), mande a certidao pois isso ja facilita/agiliza um pouco o processo, principalmente quando eh o primeiro e o registro na esta na propria CRC.
Serginho ja respondeu, nao eh necessario trancrever nem casamento nem obito.
E o que ele disse tb eh importante, sua avo precisa estar viva.
E quanto a diferença de nomes dos pais do Portugues??? a data de nascimento bate nas duas certidoes......
A....Qual o formulario que a minha Avó deve Preencher????????
Alguem poderia me indicar onde acha-lo?????
Estou começando o processo
já entrei em contato com Rosângela para ver se ela acha a certidão de meu avô.
meu caso é o seguinte
Meu avô português - meu pai filho de português - eu neto de português.
Quem declarou o nascimento de meu pai foi avô materno dele (pai da mãe dele - brasileiro).
Que documentos eu preciso ter em mãos para dá inicio ao processo???
Qual a melhor forma para eu obter a cidadania portuguesa????
Minhas irmãs (mesmo caso meu )podem pedir futuramente a cidadania também????
Lara me da uma direção para esse inicio de processo.
Obrigado !!!
Abraços
seu pai está vivo?
explica de novo quem declarou o nascimento de seu PAI. Foi seu avô português (pai de seu pai)? Como está na certidão de nascimento de seu pai?
confirma primeiro essas informações e em seguida passamos para os documentos necessários.
suas irmãs tem exatamente os mesmo direitos que vc.
meu pai esta vivo sim
tem o os avós de meu pai (filho de portugues)
materno - brasileiro - ubaitaba bahia
paterno - portugues - constância portugal
quem declarou o nascimento de meu pai foi o avô materno dele (brasileiro)
situação atual .....
meu avô portugues, pai de meu pai, esta falecido.
como fica minha situação
tenho que averbar o casamento e obito de meu avô (portugues)???
e qual documentos preciso para o inicio do processo ????
Obrigado
sim, nesse caso vc precisara transcrever o casamento de seus avos em Portugal. Esse seria o primeiro passo. Assim que o casamento estiver averbado no registro de nascimento de seu avo portugues, entao vc pode dar entrada na atribuicao de seu pai. Vc ja transcreve o obito juinto, pois eh gratuito.
E foi seu pai quem declarou seu nascimento? (pra ir adiantando).
Sim, foi meu pai que declarou meu nascimento.
estou esperando Rosângela me dá uma resposta sobre a certidão de meu avô.
quando eu souber aonde esta a certidão posso averbar
Lara muito obrigado pela informação
abraços
Olá , infelizmente terei que transcrever o casamento e Obito do meu bisavo, pois que declarou a filha dele , minha avó , foi a Mae dela.......
O problema é que nas duas certidoes , tanto a de Casamento , quanto a de Obito....HÁ erros.......ou seja.....
Se quiser transcrever alguma coisa, terei que RETIFICAR JUDICIALMENTE .......
Ouvi dizer que dando entrada DIRETAMENTe em Portugal , não há necessidade de Retificação.....
Essa informaçao Procede.???????
eu ja havia respondido sua duvida em outro topico:
http://www.orkut.com/Main#CommMsgs.aspx?
mas parece que a situacao mudou, nao foi seu bisavo quem declarou o nascimento de sua avo. E sua bisavo, era portuguesa tb?
E tendo que transcrever o Casamento e Obito ,nas certidoes esta errado o nome dos pais dele.
so tem dois jeitos de transcrever casamento, atraves do consulado ou direto em portugal, pessoalmente ou com procuracao (qq pessoa com procuracao pode fazer a transcricao). Pelo correio nao tem como fazer.
Vc so precisa da certidao de nascimento de ambos seus bisavos e a certidao de casamento deles, todos os docs devidamente autenticados/legalizados.
lara.....é verdade que dando entrada na transcrição direto em portugal é bem mais facil ?????/menos burocratico que pelo consulado????
é verdade que direto em Portugal , em menos de um mes , é possivel a transcriçao???
em PT eh bem mais facil mesmo, a minha ficou pronta em uma semana, teve gente que comentou que a conservatoria faria em 20 dias, se conhecer alguem que esta la, pode fazer por procuracao.
O processo de minha avó já esta correndo, quando estiver concluído minha mãe vai dar entrada na dela , ...mas a minha duvida é :
minha mãe se casou com meu pai eu já tinha 6 anos, poderei ter algum problema visto que quando eu nasci , meus pais não eram legalmente casados ?
Eu nasci do segundo casamento de minha mãe , pode dar algum problema por ela ter sido divorciada antes deu nascer ???
Se você foi reconhecido como filho somente aos 6, vai precisar de uma Escritura pública de reconhecimento de paternidade?
Sou neta de portugueses por parte de mãe. Minha mãe já é falecida. A Rosangela já deixou recado dizendo que achou a certidão de nascimento do meu avô estou esperando o contato dela por e-mail.
Qual será o meu próximo passo?
Obrigada
Denise