Ajuda .Estou iniciando o Processo.

Olá a todos , gostaria de contar com a ajuda e a experiencia de quem ja passou por tudo isso ....

Bom.
Possuo o número de registro , e da pagina de nascimento do meu BISAVÔ portugues , que se encontra no Arquivo Distrital de Vila Real.

- Precisarei pedir a certidao narrativa de nascimento , ou com apenas os dados , consigo fazer o processo para minha avó.??????

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Quem foi o declarante de nascimento da minha avó foi o PAI dela , portugues..
E o casamento e obito dele , NAO estão transcritos em Portugal..

- Terei que Primeiro Transcrever o Cas. e Óbt. para iniciar o processo da minha avó???

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O nome dos Pais do meu Bisavô , estão diferentes nas certidoes Brasileiras, no nome do pai dele , omitiu-se Alves , e no da mae dele, Santoz , virou Anjos e acrescentou-se o sobrenome do marido.

- Terei de retificar judicialmente esses erros?????

Comentários

• - Precisarei pedir a certidao narrativa de nascimento , ou com apenas os dados , consigo fazer o processo para minha avó.??????

R: Só com os dados vc consegue.
    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------
    Quem foi o declarante de nascimento da minha avó foi o PAI dela , portugues..
    E o casamento e obito dele , NAO estão transcritos em Portugal..

- Terei que Primeiro Transcrever o Cas. e Óbt. para iniciar o processo da minha avó???

R: foi o portugues que declarou o nascimento da suia avó vc não precisará trancrever o casamento nem o óbito do seu bisavô.
    Precisará transcrever o casamento da sua avó caso ela não tenha declarado o nascimento do seu pai ou mãe.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
    O nome dos Pais do meu Bisavô , estão diferentes nas certidoes Brasileiras, no nome do pai dele , omitiu-se Alves , e no da mae dele, Santoz , virou Anjos e acrescentou-se o sobrenome do marido.

- Terei de retificar judicialmente esses erros?????

R: Não posso te dar muitas informações a respeito de retificações pq não precisei fazer nenhuma, mas o pessoal aqui com certeza te auxiliará. Mas eu acho que não haverá necessidade, mas vamos esperar mais alguém postar.

Ah! Lembrando que a sua avó e seu pai ou mãe (quem for o filho dela) deverão estar vivos para poder chegar até vc.

boa sorte
  • Alex

So preenchendo os dados do registro de seu bisavo vc ja consegue sim fazer o processo da sua avo. POREM, se vc tem a certidao em maos (com selo branco), mande a certidao pois isso ja facilita/agiliza um pouco o processo, principalmente quando eh o primeiro e o registro na esta na propria CRC.

Serginho ja respondeu, nao eh necessario trancrever nem casamento nem obito.

E o que ele disse tb eh importante, sua avo precisa estar viva.
  • Retificação.

E quanto a diferença de nomes dos pais do Portugues??? a data de nascimento bate nas duas certidoes......

A....Qual o formulario que a minha Avó deve Preencher????????

Alguem poderia me indicar onde acha-lo?????
  • Lara

Estou começando o processo
    já entrei em contato com Rosângela para ver se ela acha a certidão de meu avô.

meu caso é o seguinte

Meu avô português - meu pai filho de português - eu neto de português.

Quem declarou o nascimento de meu pai foi avô materno dele (pai da mãe dele - brasileiro).

Que documentos eu preciso ter em mãos para dá inicio ao processo???
    Qual a melhor forma para eu obter a cidadania portuguesa????
    Minhas irmãs (mesmo caso meu )podem pedir futuramente a cidadania também????

Lara me da uma direção para esse inicio de processo.

Obrigado !!!
    Abraços
  • Guilherme

seu pai está vivo?

explica de novo quem declarou o nascimento de seu PAI. Foi seu avô português (pai de seu pai)? Como está na certidão de nascimento de seu pai?

confirma primeiro essas informações e em seguida passamos para os documentos necessários.

suas irmãs tem exatamente os mesmo direitos que vc.
  • Lara

meu pai esta vivo sim

tem o os avós de meu pai (filho de portugues)
    materno - brasileiro - ubaitaba bahia
    paterno - portugues - constância portugal

quem declarou o nascimento de meu pai foi o avô materno dele (brasileiro)

situação atual .....

meu avô portugues, pai de meu pai, esta falecido.
    como fica minha situação

tenho que averbar o casamento e obito de meu avô (portugues)???
    e qual documentos preciso para o inicio do processo ????

Obrigado
  • Guilherme

sim, nesse caso vc precisara transcrever o casamento de seus avos em Portugal. Esse seria o primeiro passo. Assim que o casamento estiver averbado no registro de nascimento de seu avo portugues, entao vc pode dar entrada na atribuicao de seu pai. Vc ja transcreve o obito juinto, pois eh gratuito.

E foi seu pai quem declarou seu nascimento? (pra ir adiantando).
  • Lara

Sim, foi meu pai que declarou meu nascimento.

estou esperando Rosângela me dá uma resposta sobre a certidão de meu avô.
    quando eu souber aonde esta a certidão posso averbar

Lara muito obrigado pela informação
    abraços
  • TRANSCRIÇÃO . Erros nas Certidoes.

Olá , infelizmente terei que transcrever o casamento e Obito do meu bisavo, pois que declarou a filha dele , minha avó , foi a Mae dela.......

O problema é que nas duas certidoes , tanto a de Casamento , quanto a de Obito....HÁ erros.......ou seja.....

Se quiser transcrever alguma coisa, terei que RETIFICAR JUDICIALMENTE .......

Ouvi dizer que dando entrada DIRETAMENTe em Portugal , não há necessidade de Retificação.....

Essa informaçao Procede.???????
  • Alex

eu ja havia respondido sua duvida em outro topico:
    http://www.orkut.com/Main#CommMsgs.aspx?cmm=31227596&tid=5323420747238591041&na=3&nst=11&nid=31227596-5323420747238591041-5323846022015339073
    mas parece que a situacao mudou, nao foi seu bisavo quem declarou o nascimento de sua avo. E sua bisavo, era portuguesa tb?
  • Minha bisavó era Brasileira.

E tendo que transcrever o Casamento e Obito ,nas certidoes esta errado o nome dos pais dele.
  • Eu gostaria de saber como faço para transcrever casamento e obito, quanto é, para onde mando , e qual é o formulario......pois ja pesquisei e nao encontro as respostas.
  • Alex

so tem dois jeitos de transcrever casamento, atraves do consulado ou direto em portugal, pessoalmente ou com procuracao (qq pessoa com procuracao pode fazer a transcricao). Pelo correio nao tem como fazer.

Vc so precisa da certidao de nascimento de ambos seus bisavos e a certidao de casamento deles, todos os docs devidamente autenticados/legalizados.
  • Lara.

lara.....é verdade que dando entrada na transcrição direto em portugal é bem mais facil ?????/menos burocratico que pelo consulado????

é verdade que direto em Portugal , em menos de um mes , é possivel a transcriçao???
  • Alex,

em PT eh bem mais facil mesmo, a minha ficou pronta em uma semana, teve gente que comentou que a conservatoria faria em 20 dias, se conhecer alguem que esta la, pode fazer por procuracao.
  • DUVIDAS

O processo de minha avó já esta correndo, quando estiver concluído minha mãe vai dar entrada na dela , ...mas a minha duvida é :

minha mãe se casou com meu pai eu já tinha 6 anos, poderei ter algum problema visto que quando eu nasci , meus pais não eram legalmente casados ?

Eu nasci do segundo casamento de minha mãe , pode dar algum problema por ela ter sido divorciada antes deu nascer ???
  • Seu pai foi declarante no seu nascimento?

Se você foi reconhecido como filho somente aos 6, vai precisar de uma Escritura pública de reconhecimento de paternidade?
  • Lara

Sou neta de portugueses por parte de mãe. Minha mãe já é falecida. A Rosangela já deixou recado dizendo que achou a certidão de nascimento do meu avô estou esperando o contato dela por e-mail.
    Qual será o meu próximo passo?
    Obrigada
    Denise
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.