É necessário transcrever casamento e divórcio do pai?

Olá a todos os colegas do fórum.

Apesar de antes de escrever esse tópico, eu ter lidos alguns tópicos semelhantes, as respostas ainda não são conclusivas.

Meu avô, filho de portuguesa, estou realizando o processo de atribuição de nacionalidade e dos os tramites necessarios para tal. Minha dúvida surge a partir daí:

Para meu pai iniciar o processo de atribuição, é necessário transcrever o casamento do meus avós, sendo meu avô o declarante na certidão de nascimento do meu pai??

Em conseguinte, uma vez meu pai adquirindo a nacionalidade, ao fazer o meu processo, é necessário realizar a transcrição do casamento dele com minha mãe, sendo o meu pai o declarante na minha certidão de nascimento?

Grato desde já por todo apoio dedicado,

Comentários

  • @Cadu se ambos seus bisavós forem portugueses e casaram no Brasil é obrigatória a transcrição de casamento.Se somente seu bisavô for português, não precisa transcrever o casamento se fizer o processo por ACP do Porto. Quando seu avô obtiver a nacionalidade, tb não será necessária a transcrição de casamento se ele tiver sido o declarante do nascimento do seu pai.
  • Cadu GarciaCadu Garcia Member
    editado May 2019
    Entendi! No pior dos casos não é de todo o problema transcrever o casamento. O problema em sí é sobre o fato que meus pais são divorciados e meu pai casou novamente. Caso não seja pela ACP do Porto, basta transcrever a certidaão de casamento do meu pai e minha mãe para realizar o meu processo de atribuição?

    Obrigado pelo esclarecimentos.
  • @Cadu aconselho a fazer o processo pelo ACP para não ter que transcrever o segundo casamento tb.
  • Muito obrigado pelas respostas! Ajudou bastante!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.