Divergência no nome dos pais do português
guilhermedosantoz
Member
Prezados,
Recentemente recebi uma carta de exigência pela ACP referente ao processo de atribuição da minha avó. Uma das exigências é sobre a fixação de nome do pai e da mãe, ambos portugueses.
Na certidão de BATISMO do pai dela temos o nome dos avós como "Manoel Gonçalves Camacho e Maria de Souza"
E na de sua mãe temos o nome dos avós como "Manoel Gomes e Carlotta Adelaide Henriques"
Agora na certidão de óbito dos mesmos, o nome dos avós estão diferentes:
Antonio Gonçalves de Souza
Filiação: Manoel Gonçalves Camacho e Maria de Souza
Maria Augusta Gomes
Filiação: Manoel Gomes e Carlota Henrique
Trocaram o nome do avô paterno de Camacho por Cachaço e não colocaram o nome do meio (Adelaide) da avó materna.
E na certidão de Nascimento da minha avó temos:
Nilza Gonçalves dos Santos (Nome de casada já averbado)
Pai Português: Antonio Gonçalves de Souza
Mãe Portuguesa: Maria Augusta Gomes
Avós Paternos: Manoel Gonçalves (Faltou o Camacho) e Maria de Souza
Avós Maternos: Manoel Gomes e Carlota Adelaide (Faltou o Henriques)
Já pedi a retificação no cartório aonde as certidões de óbitos estão registradas mas eles negaram a retificar porque o único documento comprobatório que tenho é a certidão de batismo e não a de nascimento. Já expliquei que antes de 1910 Portugal não tinha Registro Civil mas mesmo assim negaram.
A dúvida é:
Será que vai dar problema? As divergências que apresentei estão no nome dos avós dela.O nome dos pais portugueses estão corretos em ambas as certidões.
Recentemente recebi uma carta de exigência pela ACP referente ao processo de atribuição da minha avó. Uma das exigências é sobre a fixação de nome do pai e da mãe, ambos portugueses.
Na certidão de BATISMO do pai dela temos o nome dos avós como "Manoel Gonçalves Camacho e Maria de Souza"
E na de sua mãe temos o nome dos avós como "Manoel Gomes e Carlotta Adelaide Henriques"
Agora na certidão de óbito dos mesmos, o nome dos avós estão diferentes:
Antonio Gonçalves de Souza
Filiação: Manoel Gonçalves Camacho e Maria de Souza
Maria Augusta Gomes
Filiação: Manoel Gomes e Carlota Henrique
Trocaram o nome do avô paterno de Camacho por Cachaço e não colocaram o nome do meio (Adelaide) da avó materna.
E na certidão de Nascimento da minha avó temos:
Nilza Gonçalves dos Santos (Nome de casada já averbado)
Pai Português: Antonio Gonçalves de Souza
Mãe Portuguesa: Maria Augusta Gomes
Avós Paternos: Manoel Gonçalves (Faltou o Camacho) e Maria de Souza
Avós Maternos: Manoel Gomes e Carlota Adelaide (Faltou o Henriques)
Já pedi a retificação no cartório aonde as certidões de óbitos estão registradas mas eles negaram a retificar porque o único documento comprobatório que tenho é a certidão de batismo e não a de nascimento. Já expliquei que antes de 1910 Portugal não tinha Registro Civil mas mesmo assim negaram.
A dúvida é:
Será que vai dar problema? As divergências que apresentei estão no nome dos avós dela.O nome dos pais portugueses estão corretos em ambas as certidões.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Eu consegui aqui no RJ mudança administrativamente, sem advogados, somente com a certidão de batismo.
Mas li que depende muito do tabelião, do escrevente e da boa vontade deles. Infelizmente.
Outra dúvida, me indicaram como saída a inscrição consular dos pais da minha avó. Alguém sabe como conseguir? Na minha cidade o consulado não faz nada. Só o consulado da capital é mais efetivo. Existe algum site para eu achar as inscrições? Estou bem perdido quanto à procura desses documentos
Se eu consegui-los, vou enviar junto da certidão de casamento dos mesmos.