Prazo para envio após pagamento de formulário 1C

Pessoal,

Paguei o formulário 1C no cartão, há algum prazo máximo para eles aceitarem esse documento em Portugal?

Sei que a maioria paga e já envia logo em seguida, mas a minha família é mega enrolada. :)

[]'s

Comentários

  • @pprado , não ha um prazo específico quando o pgto é feito por cartão de crédito , mas vc tb não pode demorar muito tempo
  • Estou com dúvida sobre o pagamento via cartão de crédito:

    - o pagamento deve ser realizado neste link (https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C) e após isto é gerado o documento 1C, onde devo ter a assinatura reconhecida por autencidade MAS como faço para enviar o comprovante de pagamento? Ou o doc 1C já (neste caso pagamento pelo cartão) já é o comprovante?

    Após isto devo enviar os documentos para o endereça abaixo? Como devo escrever os dados no envelope?

    Para o envio dos documentos:
    Arquivo Central do Porto
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto
    Portugal

    Desde já, muito obrigada pela ajuda pessoal! @Vlad Pen suas dicas foram fundamentais para o meu processo!
  • @Tatiana Lima, o código de comprovação do pagamento vem escrito no cabeçalho do formulário que vai receber por e-mail.
    Qual a sua dúvida em relação ao endereçamento???
    O envelope vai endereçado exatamente como você escreveu, como qualquer outra correspondência.
  • @Vlad Pen, obrigado!

    Estou na dependência do meu avô passar no consulado para assinar o formulário e pedir a comprovação de vida, mas sabe como é agenda de aposentado, está sempre cheia de compromissos.... kkk

    Abs
  • editado May 2019
    @Vlad Pen, bom dia!
    Já faz um tempo que fiz minha atribuição e ajudei nas dos meus irmãos, agora estou ajudando meus sobrinhos mas esqueci um detalhe do pagamento via cartão... acabei de pagar a taxa de um sobrinho com o meu cartão. Sei que tenho que colocar meu nome e depois o dele, mas no formulário que recebi por email, consta só meu nome como requerente, está certo? Como identificarão que esse pagamento foi para o processo dele?
    Agradeço muito desde já, a atenção e ajuda de vocês.
  • @Cecilia_Helena...
    Eu já percebi isso também...Creio que deve ser um erro da plataforma de pagamento pois está bem claro no preenchimento que se o nome do requerente é diferente do nome do titular do cartão que está sendo usado...Os dois nomes devem ser inseridos na hora de preencher...
    Só que mesmo fazendo dessa forma...No comprovante que vem impresso no 1 C só sai o nome do titular do cartão e o email informado na transação...
    Muito estranho...!!!
    Mas creio que pelo fato de que o requerimento ter assinatura do requerente reconhecida por autenticidade não tem perigo de dar errado não...
  • @Nilton Hessel, pois é, fiquei preocupada e como minha sobrinha iria para Portugal ontem à noite (porisso minha pressa em saber essa informação), e levaria com ela os documentos dos meus sobrinhos, eu queria tirar essa dúvida para enviar tudo certinho. Então escrevi um papel explicando que paguei no meu cartão mas a taxa era para a atribuição dele. Não sei se isso era necessário mas achei melhor ir pelo excesso do que pela falta...;)
    abs
  • editado May 2019
    Fez bem @Cecilia...
    Mas...Honestamente...Não creio que essa questão venha acarretar qualquer problema no andamento do processo...

    Eu também acabei de fazer um pagamento para um primo nas mesmas circunstâncias...

    PS...Não sei se você está a par @Cecilia...
    Se o requerente der entrada no processo pessoalmente na Conservatória o pagamento pode ser feito em dinheiro...(euros)...
  • Sim @Nilton Hessel, sei disso sim, inclusive minha sobrinha, que mora em Lisboa, levou os documentos pessoalmente quando iniciamos a atribuição da minha mãe e depois também deu entrada na dela direto na ACP (essa ainda está em análise).
    abs
  • Boa tarde! Estou com uma situação parecida às das referidas neste tópico.

    Estou auxiliando minha tia na atribuição da nacionalidade dela (1c). Expliquei como fazer o pagamento no site do IRN e que quando ela recebesse o formulário por e-mail eu a ajudaria.

    Acontece que o filho dela que fez o pagamento e me encaminhou o formulário. Não sei se ele preencheu incorretamente o site do IRN ou não, mas consta no formulário o nome dele como requerente, e não o da minha tia.

    Minha dúvida é se isso trará problemas no preenchimento do formulário para minha tia. Parece ter sido o caso da @Cecilia_Helena, será que houve desfecho? Pensei em fazer do mesmo jeito, e escrever uma petição simples explicando este ocorrido e explicitando que a requerente é minha tia, não o filho dela.

    Alternativamente, imagino que poderia tentar entrar em contato com o IRN ou até via consulado para tentar "retificar" o formulário, ou então fazer um novo pagamento e "guardar" este para o pedido do meu primo.

    Muito obrigado!

  • @Nicolau_M

    Eles só querem saber que fez o pagamento. Não ligam muito para como sai escrito no recibo.

    Use um formulário padrão em branco, preencha todos os dados, e os dados de pagamento tirados do que recebeu por e-mail.

    Junte os dois: o que recebeu por e-mail, o que preencheu e certificou, e uma cópia da carta que veio com o formulário. Faça uma pequena carta explicando o ocorrido, que o filho fez o pagamento e não observou que deveria escrever o nome do requerente.

    Junte tudo e mande. Não terá problemas.

    https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%201C%20-%20maior%20de%2018%20anos.pdf?ver=2019-06-06-151615-410

  • @pprado , para ilustrar, paguei em fevereiro de 2020, depois deixei o assunto de lado por conta da pandemia, retomei e enviei em março dete ano, e deu tudo certo. Mas convem nao abusar!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.