Verificação de registros de nascimento antigos no Consulado do Rio de Janeiro

Boa noite.

Gostaria de saber se no passado era comum, aqui no Brasil, que as crianças que chegavam do estrangeiros com seus pais fossem novamente registradas.

Meu avô era português e chegou ao Brasil em 1929, aos 4 anos, juntamente com seus irmãos de 6 e 8 anos e minha bisavó. Descobrimos que o sobrenome dele foi modificado ao chegar ao Brasil. Queria saber em que momento isso ocorreu.

Tenho comigo um documento (Publica Forma) que certifica que meu bisavô compareceru na Chancelaria do Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro para solicitar autorização para emissão de passaporte para minha bisavó, meu avô e meus dois tios-avós.

Minha avó (viúva do meu avô português) me disse hoje que havia uma história de que meus bisavós "registraram os filhos de novo" depois que chegaram ao Brasil.

Seria possivel meu bisavó ter feito "um outro registro" dos filhos e ter alterado o sobrenome?

Acho que minha avó deva estar enganada. Creio que tenha sido o registro de estrangeiro ao que ela se refere.

Queria saber se vcs acham válido que eu vá até o Consulado Português para ver se encontro alguma informação a respeito desse assunto. Minha esperança é que o nome dele tenha sido alterado pelo Consulado Português o que me facilitaria a solução do problema, mas não sei se isso é "viagem" da minha cabeça.

Alguma opinião?

Meu sincero agradecimento a vcs!

Comentários

  • Olá.
    Conseguiu alguma coisa no consulado? Preciso de informações também, pois não sei onde ,(, freguesia e concelho) que minha avó nasceu e ninguém sabe, nem o arquivo nacional. Liguei para o consulado e disseram que só nos arquivos distritais. Penso em ir lá, msg não sei como fazer pois tem que agendar não é isso?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.