ajuda

Eu sou filho de portugues e quero dar entrada na dupla nacionalidade. Qual é o primeiro passo q tenho q tomar? Eu sei q é ir no consulado, mas qual documento dou entrada primeiro? É pq moro longe do consulado aqui no Rio de janeiro e não posso perder dia de trabalho só para pedir informações lá, ja quero ir preparado.
se alguem poder me ajudar agradeço

Comentários

• Herbert, o primeiro passo nao eh ir no consulado nao, vc pode fazer seu processo de atribuicao direto com a CRC em Lisboa, pelo correio. No consulado vc so precisa fazer legalizacoes nos documentos e pra isso nao precisa de hora marcada se vc for do Rio.

Primeiro passo eh: vc tem a certidao de nascimento portuguesa de seu pai ou os dados do registro de nascimento dele?

Segundo passo: tirar sua certidao de nascimento de inteiro teor com firma reconhecida e legalizar no Itamaraty (que fica no centro do Rio, servico gratuito e feito na hora)

Confirme: foi seu pai quem declarou o seu nascimento?

Depois te passamos mais passos... se tiver alguma duvida eh so perguntar.
  • detalhe: qq pessoa pode te ajudar com as legalizacoes no Itamaraty e no consulado, se vc tiver um amigo ou parente pra te ajudar, vc nao precisara perder dia de trabalho com isso.
  • O único documento q tenho do meu pai é uma xerox da certidão de narrativa um pouco antiga, acredito q lá tenha todos os dados dele, mas eu li que tinha que ter uma certidão de nascimento dele recente de no maximo 3 meses para poder dar entrada , isso é verdade ou so essa de narrativa serve?
  • Herbert, na verdade não precisa de certidão nenhuma, bastam os dados: número de assento, freguesia, concelho, conservatória, ano de nascimento, ano do assento. Se vc colocar todos esses dados (que vc deve encontrar na certidão antiga que já tem) no formulário 1C vc não precisa mandar uma certidão de seu pai.
  • isso que eu falei está tb explicado no próprio formulário 1C, dá uma conferida.
  • ainda não consegui folga para retirar a certidão, mais nessa proxima semana conseguirei, e a duvida perciste pq em varios sites pedem a certidão original do meu pai e atual da uma olhada ai http://www.dupla.cidadania.nom.br/port_etapas.htm como eu disse eu só possuo uma Xerox da certidão de narrativa e nem original é, mesmo assim eu conseguirei dar entrada junto com a minha certidão de inteiro teor?
  • Herbert,

esse site que você passou é de um escritório advocatício, bem, você precisa decidir como vai dar entrada no seu processo, através do Consulado, pelo correio, através de advogados ou pessoalmente em PT, basicamente os documentos são os mesmos, mas consulados e advogados complicam e acabam pedindo além do necessário e custa mais, pessoalmente ou pelo correio é bem mais simples e mais barato, você decide !

Se fizer pelo correio posso te afirmar que NÃO PRECISA DE UMA CERTIDÃO DE NASCIMENTO RECENTE DO PORTUGUÊS, se você tem uma certidão antiga ou uma cópia é suficiente, você deve preencher os dados dessa certidão no formulário 1C como concelho, freguesia, número e ano do assento, conservatória em que está arquivada a certidão, e pode ainda enviar uma cópia dessa certidão antiga e a CRC ( Conservatória dos Registos Centrais ) se encarrega de localizar e pedir uma nova.

O que acontece é que se o nascimento não está registrado na CRC, é bom enviar uma certidão, fica mais fácil deles localizarem, mas não precisa ser uma certidão nova, uma antiga é suficiente ou apenas uma cópia, para os nascimentos registrados na CRC não precisa nem de cópia, fica bem fácil a localização, importante é preencher todos os dados da certidão no formulário.
  • Onde eu posso conseguir esse formulario?
  • Obrigadíssimo, vlw por tudo , qualquer duvida eu volto aqui
  • esse formulario é para a dupla-nacionalidade ou naturalização?
  • Esse formulário é para atribuição, que é o seu caso, naturalização é para netos.
  • ***Carlinha

Fiz dois processos e no Correios não pediram nada além do nome e do endereço completo com o CEP (este é importante). Estes dois processos demandaram pedidos de certidões que também ensejou o envio de vale postal. Todos sem este tipo de problema.

Lá eles não tem CNPJ ou CPF, e sim o NIF. Mas não creio que um ógão público o tenha.

É caso de pegar outra fila e ir a outro atendente ou, quem sabe, agência.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.