O meu caso: neto de português em Lisboa.
Bem, eu acho que o meu caso é o mais tranqüilo, mas mesmo assim vou fazer as perguntas, que informação nunca é demais.
Sou neto de português, por parte de mãe. Meu avô era da cidade de Alcanena, aqui em Portugal. Fui recentemente ao CNAI daqui de Lisboa (estou na cidade) e peguei as informações necessárias dos documentos que precisava para pedir a cidadania. Meus pais estão no Brasil providenciando a papelada, porque não sabia que tinha quer a Certidão de Nascimento tinha que ser de "Inteiro Teor", tanto a minha como da minha mãe. Além disso, vão pegar meu nada consta na polícia federal.
O único contratempo é que tenho que ir na cidade do me avô para pegar a certidão de nascimento dele, seguindo orientação do pessoal do CNAI mesmo, que me disse que assim é o mais rápido.
Bem, acredito que não tenho muito o que fazer, não é mesmo? Alguém sabe o prazo que demora mais ou menos o processo todo, no meu caso? Claro, se tiverem alguma sugestão ou conselho, é mais que bem vindo!
Um grande abraço e parabéns pela EXCELENTE iniciativa desta comunidade.
Té já!
Sou neto de português, por parte de mãe. Meu avô era da cidade de Alcanena, aqui em Portugal. Fui recentemente ao CNAI daqui de Lisboa (estou na cidade) e peguei as informações necessárias dos documentos que precisava para pedir a cidadania. Meus pais estão no Brasil providenciando a papelada, porque não sabia que tinha quer a Certidão de Nascimento tinha que ser de "Inteiro Teor", tanto a minha como da minha mãe. Além disso, vão pegar meu nada consta na polícia federal.
O único contratempo é que tenho que ir na cidade do me avô para pegar a certidão de nascimento dele, seguindo orientação do pessoal do CNAI mesmo, que me disse que assim é o mais rápido.
Bem, acredito que não tenho muito o que fazer, não é mesmo? Alguém sabe o prazo que demora mais ou menos o processo todo, no meu caso? Claro, se tiverem alguma sugestão ou conselho, é mais que bem vindo!
Um grande abraço e parabéns pela EXCELENTE iniciativa desta comunidade.
Té já!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
pelo que você está nos contando você está no caminho certo, mas não precisa ir na cidade do seu avô para buscar essa certidão, você sabe certinho os dados dele ( concelho e freguesia, filiação e data de nascimento ) e em qual conservatória ou arquivo está a certidão ? Se você souber tudo isso, basta pedir uma certidão narrativa no portal do cidadão, o prazo é de 20 dias para receber e é tempo suficiente até que todos os seus documentos estejam prontos.
Mais uma pergunta, você vai enviar pelo correio o processo ou dar entrada direto em PT ?
O prazo médio de processos de naturalização é de 7 meses.
na minha opiniao vc deveria fazer por ATRIBUICAO, passando a nacionalidade primeiro pra sua mae e depois pra vc. Mais rpaido e facil. Vc vai ficar um tempo em Portugal? Quem declarou o seu nascimento, seu pai ou sua mae?
Sou neta de portugueses por parte de mãe que já é falecida. A Rosangela já achou a certidão de nascimento do meu avô e vai me enviar.
Qual será o meu próximo passo?
Aguardo
Um abraço a todos