O meu caso: neto de português em Lisboa.

Bem, eu acho que o meu caso é o mais tranqüilo, mas mesmo assim vou fazer as perguntas, que informação nunca é demais.

Sou neto de português, por parte de mãe. Meu avô era da cidade de Alcanena, aqui em Portugal. Fui recentemente ao CNAI daqui de Lisboa (estou na cidade) e peguei as informações necessárias dos documentos que precisava para pedir a cidadania. Meus pais estão no Brasil providenciando a papelada, porque não sabia que tinha quer a Certidão de Nascimento tinha que ser de "Inteiro Teor", tanto a minha como da minha mãe. Além disso, vão pegar meu nada consta na polícia federal.

O único contratempo é que tenho que ir na cidade do me avô para pegar a certidão de nascimento dele, seguindo orientação do pessoal do CNAI mesmo, que me disse que assim é o mais rápido.

Bem, acredito que não tenho muito o que fazer, não é mesmo? Alguém sabe o prazo que demora mais ou menos o processo todo, no meu caso? Claro, se tiverem alguma sugestão ou conselho, é mais que bem vindo!

Um grande abraço e parabéns pela EXCELENTE iniciativa desta comunidade.

Té já!

Comentários

• Paulo,

pelo que você está nos contando você está no caminho certo, mas não precisa ir na cidade do seu avô para buscar essa certidão, você sabe certinho os dados dele ( concelho e freguesia, filiação e data de nascimento ) e em qual conservatória ou arquivo está a certidão ? Se você souber tudo isso, basta pedir uma certidão narrativa no portal do cidadão, o prazo é de 20 dias para receber e é tempo suficiente até que todos os seus documentos estejam prontos.

Mais uma pergunta, você vai enviar pelo correio o processo ou dar entrada direto em PT ?

O prazo médio de processos de naturalização é de 7 meses.
  • Paulo

na minha opiniao vc deveria fazer por ATRIBUICAO, passando a nacionalidade primeiro pra sua mae e depois pra vc. Mais rpaido e facil. Vc vai ficar um tempo em Portugal? Quem declarou o seu nascimento, seu pai ou sua mae?
  • Gente uma duvida ele estando em Portugual com visto de Turista que so vale por 3 meses, mesmo assim o processo deve demorar em torno de 7 meses?
  • sim...o fato de estar em Portugal não acelera o processo...
  • Ajuda

Sou neta de portugueses por parte de mãe que já é falecida. A Rosangela já achou a certidão de nascimento do meu avô e vai me enviar.
    Qual será o meu próximo passo?
    Aguardo
    Um abraço a todos
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.