Assinatura por autenticidade

Olá Boa Noite;

Me ajudem por favor...

Sexta passada (17/05) estive com a minha avó no cartório e também no consulado para que ela pudesse realizar a prova de vida e também ter o reconhecimento da assinatura por autenticidade. Quando cheguei ao consulado, a funcionária me pediu para ver o formulário 1c mais a certidão de nascimento de meu bisavô (o progenitor) e informou que no formulário 1c, o selo com a palavra (Autenticidade) que foi feita no cartório horas antes, não serviria para o envio até Portugal pois só teria serventia o selo assinado diretamente pelo consulado (com a etiqueta deles, que não consta a palavra autenticidade). Resumo: Estarei enviando os 2 para que não haja indeferimento. Alguém saberia me informar se a informação procede?

Outra dúvida:

Como estarei apenas solicitando a atribuição primeiramente da minha avó, li num post antigo da usuária Tereza, que primeiramente antes de solicitar a transcrição do casamento de minha avó, para o processo de atribuição (emissão da certidão de nascimento portuguesa para ela) também teria que enviar junto, a certidão de casamento de inteiro teor e apostilada (sem a cópia reprográfica) para que possa provar que o sobrenome dela mudou depois do casamento. Estaria certo mesmo? Pois entendo que teria que enviar a certidão de casamento com a averbação , durante o processo de transcrição. Isso procede?

Desde já agradeço;

Roberta

Comentários

  • @Roberta Souza, o reconhecimento em cartório que esteja especificado autenticidade é aceito normalmente. O que não é aceito é o reconhecimento por semelhança.
    A transcrição de casamento de sua avó só pede ser feita após a conclusão do processo de nacionalidade dela, não tem como fazer antes de ter o assento de nascimento português.
    Para o processo de nacionalidade terá que justificar a alteração de nome se esse mudou por conta do casamento, alguns conservadores do ACP passaram a exigir a certidão de casamento inteiro teor apostilada para isso, não basta mais estar averbado o casamento e alteração de nome na certidão de nascimento. Depois quando for fazer a transcrição terá que enviar outra certidão de casamento inteiro teor apostilada. Infelizmente são duas certidões iguais, uma para cada processo.
  • Pois é @Daniel Henriques, muitíssimo obrigada pela ajuda.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.