Problema com divórcio

Olá, primeiramente gostaria de agradecer novamente a ajuda que o forúm tem nos fornecido, venho há quase 2 anos acompanhando o forúm como também fazendo meu processo partindo desde meu bisavô. Atualmente já estou com a atribuição de minha mãe feita e só restam a transcrição do casamento dela e em seguida minha atribuição, só que infelizmente após enviar o processo de transcrição de casamento ocorreu um problema e os documentos retornaram, também recebi a seguinte mensagem:

"Do requerimento junto (parte do processo) consta que a nubente é divorciada à data do casamento, no entanto na certidão de casamento este dado está omisso. Assim sendo, deverá esclarecer esta divergência mediante requerimento devidamente harmonizado com o documento junto (certidão de nascimento).
Mais informo, de que, se a nubente à data do casamento era divorciada, há que proceder à transcrição do primeiro casamento e respectiva dissolução e só depois à transcrição do segundo."

Quanto ao primeiro parágrafo o que eu entendi foi que no requerimento para a transcrição de casamento, eu coloquei o estado civil da 2º nubente (minha mãe) como divorciada. E na certidão de casamento ficou em branco essa informação (https://imgur.com/a/FC5ckgI), provavelmente foi apenas um erro de digitação porém minha mãe realmente era divorciada antes desse casamento.
O segundo parágrafo foi o que realmente me preocupou pois minha mãe teve de fato um casamento anterior mas já tinha feito o divórcio alguns anos antes de meu nascimento. Minha mãe já estava casada com meu pai quando nasci e o registro de meu nascimento foi feito no cartório umas 2 semanas depois.

Ou seja, terei realmente que transcrever o casamento anterior e fazer o divórcio com um advogado para então transcrever o segundo casamento? O pior é que além da burocrácia tem o valor do advogado (que pelo que dizem não é barato) fora que dependendo da duração da transcrição + divórcio poderei perder a validade dos outros documentos.

Existe a possibilidade de fazer a atribuição sem a necessidade de fazer esses processos de transcrição? Nesse caso minha mãe é a portuguesa só que meu pai que foi o declarante em minha certidão.

Desculpe pelo bloco gigante de texto, tentei resumir o máximo.

Comentários

  • @Jean Marques, infelizmente terá que transcrever o primeiro casamento, fazer o processo da revisão da sentença brasileira em Portugal, através de advogado para, somente depois, transcrever o segundo casamento e poder entrar com o seu processo.
    Todos os atos da vida civil devem ser registrados, na ordem em que ocorreram. Como houve um casamento e divórcio antes do casamento de seus pais terá que fazer esses registros primeiro.
  • @Daniel Henriques Pelo que parece então terei que fazer isso correndo para não perder a validade dos outros documentos, de qualquer forma muito obrigado pela ajuda.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.