processo atribuição - porto alegre
olá amigos,
comecei meu processo em 2003, sou bisneta de portugueses.
dei entrada no processo de atribuição de minha avó lá por 2004/2005, através do consulado em porto alegre. tive que retificar várias certidões desde então.
no final de 2007 saiu a cidadania dela (avó). agora estou começando a de minha mãe, que estava com todas as certidões na mão, mas tb teve que retificar algumas ano passado.
já estou com a certidão de nascimento de minha mãe e do meu avô (brasileiro) retificadas e legalizadas no itamaraty (chegaram essa semana).
minha dúvida é: para mandar pra portugal pelo correio precisarei pedir pra portugal a certidão de nascimento de minha avó? pois provavelmente se eu fizer o processo pelo consulado de porto alegre eles pedirão a certidão portuguesa tb, e pelo que eu entendi lendo os tópicos aqui, se eu mandar por correio não existe a necessidade da certidao portuguesa, apenas:
- número do assento consular (avó);
- a de nascimento de minha mãe;
- xerox do rg com firma reconhecida dela (mae);
- formulário 1C assinado no consulado;
- taxa via vale postal
tudo isso com selo consular.
é isso mesmo ou falta alguma coisa? certidão de nascimento do meu avô não precisa? o casamento já está averbado em portugal.
abraço a todos e mais uma vez, parabéns pela comunidade. com certeza a melhor do orkut.
comecei meu processo em 2003, sou bisneta de portugueses.
dei entrada no processo de atribuição de minha avó lá por 2004/2005, através do consulado em porto alegre. tive que retificar várias certidões desde então.
no final de 2007 saiu a cidadania dela (avó). agora estou começando a de minha mãe, que estava com todas as certidões na mão, mas tb teve que retificar algumas ano passado.
já estou com a certidão de nascimento de minha mãe e do meu avô (brasileiro) retificadas e legalizadas no itamaraty (chegaram essa semana).
minha dúvida é: para mandar pra portugal pelo correio precisarei pedir pra portugal a certidão de nascimento de minha avó? pois provavelmente se eu fizer o processo pelo consulado de porto alegre eles pedirão a certidão portuguesa tb, e pelo que eu entendi lendo os tópicos aqui, se eu mandar por correio não existe a necessidade da certidao portuguesa, apenas:
- número do assento consular (avó);
- a de nascimento de minha mãe;
- xerox do rg com firma reconhecida dela (mae);
- formulário 1C assinado no consulado;
- taxa via vale postal
tudo isso com selo consular.
é isso mesmo ou falta alguma coisa? certidão de nascimento do meu avô não precisa? o casamento já está averbado em portugal.
abraço a todos e mais uma vez, parabéns pela comunidade. com certeza a melhor do orkut.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
- Mandar um certidão do português, segunda via recente, com selo branco e tudo mais, portanto, um documento original. Nesse caso nem é necessário colocar os dados no formulário. Como é um documento original e oficial e legal, a CRC não vai precisar providenciar outra via. O processo vai mais rápido.
- Não mandar a certidão do português, MAS colocar todos os dados do registro que permitam a CRC buscar a certidão original (precisa informar nome completo, data de nascimento, número do assento, freguesia, concelho, número da conservatória). Nesse caso, é possível tb mandar uma cópia xerox simples de uma certidão antiga, por exemplo. Ela não terá valor legal, pois não é um documento original/com selo branco, etc, MAS ajuda a CRC na hora que eles forem pedir a segunda via para anexar ao processo. Nesse caso, como envolve uma tarefa a mais, o processo pode demorar um pouco mais.
Tanto faz mandar um certidão portuguesa original ou so anotar os dados no requerimento, o tempo vai ser o mesmo, porque de qualquer maneira, eles vão verificar os dados todos.
os documentos sao esses q vc ja mencionou, nao precisa da certidao portuguesa da sua avo, ja que ela esta registrada na propria CRC e fica tudo mais facil, basta anotar os dados no formulario ( numero e ano do assento, concelho e freguesia ) e tambem nao precisa mandar a certidao de nascimento do seu avo.
Recapitulando:
1. certidao de nascimento da sua mae autenticada no itamaraty e consulado.
2. xerox autenticada do rg da sua mae legalizada no consulado.
3. formulario 1c preenchido e assinado no consulado ( ai em POA nao sei se assina no Consulado ou, assina no cartorio e manda legalizar no Consulado )
O vale postal vc paga no correio, sao os 175 euros e ai eh soh enviar pra CRC.
como a Cibele disse, a avó está registrada na própria CRC e sendo assim não é necessário mandar a certidão portuguesa. Porém se o registro estivesse em outra conservatória ou em um arquivo distrital, se vc já tivesse a certidão em mãos poderia mandar, pois seria mais rápido. Isso me disseram na própria CRC. Se vc não manda, então vai depender da agilidade da CRC e da outra conservatória em localizar e enviar o documento (às vezes é rápido, às vezes pode demorar bastante). Nem todas as certidões estão no sistema informatizado.
Nós tivemos um exemplo aqui na comunidade que foi o do Serginho, o processo de atribuição do pai dele saiu, mas ficou pendente um tempão (em diligência oficiosa) pois a CRC estava tentando localizar a certidão do avô em uma conservatória no interior de Portugal. No meu caso, eu preferi localizar eu mesma a certidão de meu avô e mandei junto com o processo de meu pai e a CRC não precisou buscar outra certidão (a que foi enviada era um documento português original com selo branco, aceito em qq processo legal).
O próprio formulário pede que vc enviei a certidão de nascimento. Não enviar tb é uma opção, desde que vc preencha os dados que permitam a CRC localizar o registro por conta própria ou caso o português já esteja registrado na própria CRC. A CRC não tem motivos para localizar novamente uma certidão que já foi enviada, a não ser que haja enormes suspeitas de que a certidão e o selo branco foi totalmente falsificados.
eu acho que ainda tenho a certidao portuguesa da minha avó (brasileira com cidadania), mas ela deve estar vencida. posso mandar mesmo assim?
e se nao me engano, o assento dela está no CRCentrais. vou conferir tudo isso e logo venho com mais informações.
é válido mandar as certidões dos bisavós portugueses? teria que ter selo branco tb?
acredito que a funcionária do consulado vai perguntar pq eu quero o selo branco, e não fazer o processo pelo consulado. pretendo dizer que vou fazer isso pessoalmente, em portugal, ou melhor, que minha mãe vai fazer isso em portugal, pra ela não começar com empecilhos. quem conhece a tal da funcionária sabe do que eu tô falando!!!
mas mais uma vez, obrigada!
todos que recebem a nacionalidade portuguesa ficam registrados na CRC, basta colocar os dados no formulario e se quiser, pode tirar uma copia simples da certidao e manda junto com o processo ( nao eh necessario, mas tambem nao ha mal algum em mandar ).
Dos seus bisavos nao precisa de nenhum documento, totalmente desnecessario.
abracao!!
boa sorte a todos!
Por isso nao entendo mta coisa da atribuição...
A duvida:
Na certidão de nasc. de inteiro teor de minha mae "consta a margem do termo um comunicado de casamento datado de 21 de maio de 1984".
Mas nao fala que ela passou a assinar "fulana de tal"....
Logo quando formos preencher o C1 utilizarei o nome de casada dela, que é o mesmo do RG que seguirá cópia, porém um pouco diferente do nome de nascimento (ela acrescentou o sobrenome do meu pai ).
Pergunta: isso causa algum problema?
Obrigado!!
Quando fiz a da minha mãe , me pediram depois, para que enviasse a certidão de casamento para comprovar o sobrenome e depois quando dei entrada na minha, eu enviei junto com todos os documentos, uma copia da certidão de casamento, para justificar a mudança no sobrenome.