Duvida da Mayra,

Mayra, esse topico eh seu, concentra suas perguntas aqui pra gente nao se perder na orientacao. Boa sorte !

"Olá,

Sou filha de português e pretendo obter a dupla cidadania. Resido na cidade de João Pessoa (PB) e gostaria de saber qual o procedimento devo seguir para obtê-lo. Fazendo uma pesquisa anteriormente consegui algumas informações. Contudo, gostaria de checar algumas coisas para evitar informações desencontradas.

A documentação:

1 - Certidão de nascimento do meu pai (português);

2 - Minha certidão de nascimento (meu pai e minha mãe me registraram) de inteiro teor, com firma reconhecida no próprio cartório;

Procedimentos:

1 - Autenticar no Itamaraty – Dúvida: mando pelo correio para autenticar?

2 - Autenticar a certidão e, junto com o RG, levar ao consulado português mais próximo.

* Por sinal, qual o mais próximo de João Pessoa? Eu devo ir diretamente ao consulado ou posso mandar pelo correio? Precisa marcar hora?

3 - Preencher requerimento Modelo 1C e também autenticar no consulado. E só assinar o mesmo na presença de um funcionário do consulado.

4 - Pagar 175 euros, em vale postal em nome da CRV de Lisboa.

5 - Enviar todos os documentos para a CRV, via sedex mundial.

É isso?

Atenciosamente,

Mayra Medeiros."

Comentários

• Mayra,

encontrei um consulado honorario em Joao Pessoa, se eles nao resolverem, o mais proximo sera o de Recife, eles poderao te orientar nas legalizacoes consulares, a legalizacao do Itamaraty, no seu caso, deve ser feita via correio para o Itamaraty de Brasilia.

Os documentos estao certinhos, quando voltar a certidao do Itamaraty, voce manda legaliza-la no Consulado junto com a copia autenticada do seu RG e o formulario 1C, que alias, voce devera se informar no Consulado tambem como proceder, se deve assinar no proprio Consulado ou no Cartorio.

Com tudo pronto, enviar para :

CRC-Conservatoria dos Registros Centrais ( endereco esta no guia de ajuda ! )

O pagamento voce ja sabe, 175 euros por vale postal, o pagamento eh feito no proprio correio.

Consulado Honorário João Pessoa
    Titular António Manuel Soares de Almeida
    Endereço Rua Juiz Amaro Bezerra, 264 Cabo Branco João Pessoa-PB 58045-072 Brasil
    Telefone (00 5583) 32 4714 38
    Fax (00 5583) 32 47 14 38
    E-mail almeida.almeida@bol.com.br
    País Brasil (República Federativa do)
    Dependência Recife
  • Mayra,

voce soh deve enviar a sua certidao de nascimento, a do seu pai nao eh para mandar, alias o Itamaraty nao legaliza certidao emitida em outro pais.
  • Mayra,

você vai dar entrada na atribuição pelo correio ou pelo Consulado ?

Se for pelo correio é muito mais simples, só precisa de casamento averbado se o português não é o declarante do nascimento, pelo Consulado, o português sendo o declarante ou não, eles exigem o averbamento.

Se o Consulado legalizar a certidão de nascimento sem o carimbo do Itamaraty, estará valendo.
  • Mayra

Siga as dicas da Cibele e fuja do consulado, a burocracia por lá é enorme.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.