Dar entrada no processo diretamente em Portugal

2»

Comentários

  • @carine...
    Considere uma Conservatória Portuguesa como o que é...Ou seja...São equivalentes aos nossos Cartórios...
    Não fecham as portas para férias...
    Apenas diminuem o ritmo de trabalho...
    A diferença é que as Conservatórias Portuguesas...(Diferente dos Cartórios Brasileiros)...São bem menores e com um número reduzido de colaboradores...
    Sendo assim algumas simplesmente deixam de trabalhar...(Na Análise)...De processos de Nacionalidade Portuguesa e Transcrições de Casamento...
    **Teve email de Conservatória afirmando isso no ano passado)...

    Os poucos funcionários que vão estar **De Plantão** tratam "Apenas" de Registos de Nascimento...Casamento...Óbito que obviamente não deixam de acontecer por lá só porque é verão em Portugal...
    Rssss...

    PS...Você obviamente pode ir até o ACP entregar o processo...Nunca ouvi alguém comentar que eles deixassem de receber processos nessa época...

    PPS...PROCURAÇÃO APOSTILADA...!!!
  • editado July 2019
    @carine prepare-se para tomar " chá de cadeira", esperar horas para ser atendida e ver um monte de advogados serem atendidos na sua frente mesmo chegando depois de vc na conservatória. Outro conselho.. chegue bem cedo.
  • Obrigada!
  • @DanielHenriques espero que consiga me ajudar novamente!
    Enviei todos os documentos de meu pai com o vale postal em JUL/2019. Tenho o AR aqui confirmando que foi recebido no Arquivo Central do Porto em 19/07/2019. Porém nunca recebi qualquer novidade sobre o processo. Hoje tentei ligar no telefone de registros (+351 211 950 500) e só da uma mensagem que o telefone não existe. Achei na internet o número do Arquivo Central do Porto (+351 225773840) porém ninguém atende. Estou no Brasil, não tenho como ir lá pessoalmente. Vi que dá pra consultar o processo online, mas é necessária uma "senha" que eu não tenho. E agora? O que eu faço? Obrigada!
  • @Mariana Reis, você ligou de telefone fixo/celular ou skype?
    Se for ligar do telefone 00 XX (351) 211 950 500, onde XX é a operadora que vai utilizar para a ligação
    Se for ligar pelo Skype: (+351) 211 950 500

    As informações são pela linha de registos mesmo, esse número acima
    ACP não atende telefone, não adianta ligar diretamente para lá

    Não recomendo ligar direto do telefone fixo/celular, é comum aguardar uma hora para ser atendido

    Para chave de acesso mande e-mail com os dados do titular do processo (nome completo, data de nascimento, filiação, Conservatória para qual enviou os documentos, etc...) e solicite a chave pelo e-mail rcentrais.admin@irn.mj.pt

    Você só recebe correspondência no caso de ter alguma exigência ou ao final do processo, eles não notificam a cada movimentação que ocorre. Como sempre é dito no fórum o acompanhamento do processo é o titular que tem que fazer, ligando ou acompanhando pelo site

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/15339/novo-site-para-acompanhamento-processos-de-nacionalidade
  • @DanielHenriques
    Vou tentar passar o e-mail. Tentei ligar pelo telefone da empresa CISCO que também é via VOIP, não sei se estou fazendo algo errado, mas não está dando certo. Quem sabe eles respondem o e-mail logo.
    Obrigada.
  • @Mariana...

    Envie um email para >>> rcentrais.adimin@irn.mj.pt

    É recomendado que esse email seja enviado do endereço de email informado no formulário 1 C...



    "...Boa Tarde...

    Gostaria de solicitar uma senha de acesso para consultar o andamento de meu processo de Nacionalidade portuguesa...

    NOME
    DATA DE NASCIMENTO
    FILIAÇÃO
    DATA EM QUE O PROCESSO FOI RECEBIDO NA CONSERVATÓRIA
    CONSERVATÓRIA EM QUE O PROCESSO ESTÁ

    Atentamente

    Fulano de tal...(Nome do Requerente do processo)..."
  • ***Desculpem...

    Email correto para solicitação da senha...

    rcentrais.admin@irn.mj.pt

    ***Obrigado @Liane
  • @Daniel Henriques Olá!

    Desde minha última pergunta aqui, consegui obter a chave do processo pra consultar online. Ha cerca de um mês que o status está como

    “O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português”.

    Há alguma coisa que meu pai tenha que fazer nesse momento? O processo de cidadania é dele. Em que momento ele precisará ir ao consulado de Portugal aqui no Brasil? Você sabe me informar quais os próximos passos? Acredito que o processo esteja bem perto do final. Obrigada novamente!

  • @Mariana Reis , ele tem que aguardar a criação do Registro Português.

    Depois, você pode mandar sua atribuição, como filha, para o ACP. Para isso, só precisará de cópia do registo dele e de seus documentos.

    Quanto a seu pai, precisará agendar horário para fazer o cartão cidadão e, depois, tirar o passaporte português no Consulado que atenda à área onde residem.

    No momento, resta acompanhar até a criação do registo dele!

  • Ola, Boa noite!

    Gostaria de saber algumas informações, se alguém puder me ajudar!

    Estou tentando tirar a nacionalidade de minha avó, para depois tirar do meu pai e a minha em seguida. No caso, o pai de minha avó era o português, e o que tenho é uma certidão de batismo do ano de 1989, não sei exatamente o que preencher no formulário 1c no campo da certidão do português. E foi ele que fez o registro da minha avó, preciso fazer a transcrição do casamento e óbito em Portugal?

  • @Leticialele

    Muito obrigada pela ajuda!

    Uma última pergunta: como eu sei o momento de ir ao consulado? Continuo acompanhando o processo pelo site, assim que eles gerarem o registro ele vai no consulado? Muito obrigada!

  • editado August 2020

    @Mariana Reis

    No momento, resta acompanhar até a criação do registo dele!

    Demora 1 ano desde que deu entrada (e Numerou o processo). Deve ter sido há 4 meses atrás, e você ainda tem que aguardar uns 8 meses até concluir. Daí depende da modalidade que seu pai aplicou. Vai lendo e aprendendo no tópico correspondente até lá. Nem precisa perguntar. Sö vai acompanhando as postagens de outros e lendo as respostas.

    Mas respondendo a sua pergunta, se ele aplicou como filho (form-1C), se o seu objetivo é fazer a sua cidadania, ele nem tem que ir ao consulado. Basta uma cópia do assento de nascimento dele pra você iniciar o seu. Chega pelo correio, ou pode pedir pelo civilonline assim que todas as bolinhas ficarem verdes. "https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/Certidao/avisoCertificadoOnline.jsp"

  • @Mariana Reis . seu pai irá ao Consulado para pedir o cartão cidadão, depois que o Registo dele sair. Quando receber, pede o passaporte, tira nova foto, colhe as digitais. O passaporte chega pelos Correios. Mas, para fazer isso, tem que agendar previamente, no site do Consulado.

  • @Leticialele Obrigada!

    @gandalf

    Este tópico foi criado por mim e o Daniel estava me ajudando. Acredito que você não pegou mi na história desde o começo. Não estou preocupada com a minha cidadania neste momento, somente com a dele. Sim, ele é filho de português. O processo já foi enviado e aberto há mais de um ano. Acredito que a pandemia também gerou um pouco de atraso no processo como um todo. Resolvi pedir ajuda novamente pois já faz alguns meses que está neste status de criação de registro, pensei que talvez já desse pra fazer a parte do consulado, mas conforme a Letícia me explicou, vou aguardar. Obrigada.

  • @Daniel Henriques e pessoal, boa noite!

    Tenho boas notícias! O registro do meu pai finalmente chegou! Com isso ele já é oficialmente um Cidadão Português, certo? Estamos aguardando uma trégua da pandemia para ele ir no consulado aqui em SP tirar o cartão cidadão e passaporte, como orientado pela @Leticialele.

    Ele já sendo cidadão, como faço para solicitar a minha cidadania e da minha irmã? Somente esse registro já e suficiente ou preciso dos documentos do consulado daqui? Acredito que seja mais fácil solicitar como filha (através do registro dele) do que através do meu avô que nasceu em Portugal, certo?

    Muito obrigada pela ajuda de vocês!

  • @Mariana Reis , para a cidadania das filhas não é necessário cartão cidadão ou passaporte português.

    Se seu pai foi o declarante do nascimento das filhas até que elas tenham completado 1 ano de idade, não precisa transcrever o casamento.

    Basta uma cópia simples do assento português para cada processo

    Mande seu processo e de sua irmã para o Arquivo Central do Porto. Em 6 meses serão portuguesas.

  • editado September 2021

    @Leticialele

    Obrigada pela resposta! Sim, na minha certidão de nascimento, meu pai foi o declarante. Na da minha irmã consta como “os genitores” mas entendo que pai e mãe foram os declarantes, certo? Então é mais fácil? Quais os documentos que devem ser enviados? E somente 6 meses pra sair? A cidadania dele demorou quase 2 anos, mas tivemos uma pandemia no meio.

    Muito obrigada!

  • @Mariana Reis

    Mande os processos, completos, sem o compartilhamento de documentos, preferencialmente por DHL (os dois processos no mesmo envelope de envio) para :

    Arquivo Central do Porto

    Rua Visconde de Setúbal, nº 328

    4200-498 – Porto

    Os documentos são:

    Cópia simples do assento português de seu pai;

    Certidão da requerente por cópia reprográfica do livro, apostilada;

    Cópia autenticada e apostilada do RG, CNH ou passaporte contendo a filiação;

    Certidão de casamento inteiro teor (não precisa apostilar) se é casada e mudou o nome após o casamento;

    Formulário 1C impresso colorido, frente e verso, impresso sem rasuras e com a assinatura reconhecida por autenticidade em Cartório de Notas.

    Obtenha o Formulário com o recibo no cabeçalho, pelo e-mail, após a confirmação do pagamento com cartão de crédito virtual - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Faça um pagamento para cada uma. Separe os processos por envelope ou clipe.

    Em uns 6 meses, serão portuguesas.

    Boa sorte!!

  • @Leticialele

    Muito obrigada! Vou juntar os documentos para enviar o quanto antes. Duas dúvidas:

    -Esta certidão da requerente por cópia reprográfica do livro seria a nossa certidão de nascimento? Na minha certidão de nascimento tem o número da página de registro, já é suficiente?

    O apostilamento dos documentos faço no cartório?

    Obrigada!

  • @Mariana Reis , sim, a certidão de nascimento tem que ser por cópia reprográfica do livro.

    O apostilamento você pode fazer em qualquer cartório de notas, em qualquer cidade do Brasil.

  • @Leticialele

    Estou separando os documentos para enviar e me surgiu a seguinte dúvida com relação ao tópico:

    “Cópia autenticada e apostilada do RG, CNH ou passaporte contendo a filiação”

    Seria a cópia CNH do meu pai ou da minha?

    Muito obrigada!

  • @Mariana Rios ,cópia da sua CNH

  • @Mariana Reis , sua xará está correta.

    O documento de identidade é necessário para que se comprove a nacionalidade brasileira.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.