Alguem me orienta?

Preciso ajuda para buscar local de nascimento/registro de meu avô: Francisco Antonio Lopes. Nasceu em 24/09/1905. Filho de Adelino Augusto Lopes e Maria Antônia Lopes.
Chegou ao Brasil em 20/01/1917 no Rio de janeiro, saindo de Lisboa junto com sua mãe..
Todos os documentos citam apenas Portugal.
Teve uma irmã: Tereza Cecília De Amigo. Suspeito que nasceu no Brasil em São paulo e que esse seja o nome de casada.
Alguma sugestão?

Comentários

  • Olá Fátima Sales

    Chegada ao Brasil: folha 4 passageiros 6 e 7, Francisco com 9 anos... provável ano de nascimento 1908
    http://imagem.sian.an.gov.br/anexos/sian/arquivos/1141519_42882.pdf

    Deve ser a emigração deles http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php?id=10
    Acompanhante: ID 11916 / Francisco / ID 6548 / Maria Antónia / Filho / 9 / Masculino / Sem Indicação
    Titular: ID 6548 / Maria Antónia / Valença / S. João da Pesqueira / Sem Indicação / Sem Indicação / Sem Indicação / 35 / Brasil / Casado

    Sugiro solicitar informações do ID 6548 ao CEPESE

    Irmã também?
    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:79C1-2YPZ

    Curiosidade https://pt.wikipedia.org/wiki/Valença_do_Douro
  • Boa tarde Kleber!
    Fico imensamente grata por sua ajuda, a lista do navio é essa mesmo, tenho comigo, retirei no arquivo Nacional,RJ.
    Não tenho experiencia e não sei como pesquisar o caminho que voce me indicou no CEPESE, mas estou tentando, sobre a irmã Lucia Nascimento , estou impressionada com essa informação, desconheço esta irmã, sei de uma irmã chamada Tereza Cecílio de Amigo (acredito ser nome de casada), morava em São Paulo, onde foram morar tambem Maria Antonia e Adelino, os pais de meu avô Francisco que permaneceu no Rio de Janeiro.
    Acredito que possa tentar pesquisar pelo arquivo de vizeu sobre registro de Francisco Antonio Lopes em Valença.
    Uma pergunta , Valença pertence a São joão de Pesqueira ou Tabuaço?
    Mais uma vez agradeço muito a voce¹
  • Fátima,

    quando do nascimento de Maria Antónia pertencia à São João da Pesqueira. Passou para Tabuaço em 1895.

    No seu lugar, pediria os dados do passaporte ao Cepese conforme sugerido pelo Kleber.
  • boa tarde, Gulherme e muito obrigado pela informacao. Sim, a orientação do Kleber foi ótima! ja enviei email ao cepese solicitando.
    Voces estao me ajudando demais, sou muito grata!
  • @Kleber Silva Aguiar @guilherme Moreira. Infelizmente a resposta do Cepese veio e nao é a Maria Antônia Lopes, mae de meu avô. A data, o marido que ela iria encontrar no Brasil e os outros filhos nada confirmou.
    Continuo na busca e toda ajuda será bem recebida.
    Obrigado.
  • Fátima Sales

    Qual foi a resposta do CEPESE? ...se puder transcrever
  • Sim:
    Livro: maço nº608/13 cx 3401
    Passaporte 232
    data passaporte 1881/03/10
    Tipo: ida
    Nome Maria Antonia
    Concelho: S João da Pesqueira
    Naturalidade: Valença
    Pai/Mãe: sem indicação
    Civil:casado
    Destina: Brasil
    Idade 35 anos
    Escreve: escreve
    Obs. Vai para a companhia de seu marido Josão de Matos

    Nome: Francisco
    Grau Filho Idade 9 anos sexo masculino

    Nome João
    grau filho , 11 anos, sexo masculino
    Nome Maria, filha, idade 14 anos sexo Feminino

    Nome Belarmino, Grau Filho, idade 1 ano

    Enfim a data do passaporte seria anterior ao nascimento de meu avô Francisco e ele tambem não chegou ao Brasil com irmãos. E o pai era Adelino Augusto Lopes.
    Mas não perdi esperança.
    E acho que a sua informação do nascimento de Lucia nascimento em 1919 pode ter dado o nome dos avós.
    Talvez facilite buscar um registro de casamento?
    Sigo no quebra cabeça, muito agradecida.
  • @Kleber Boa tarde, seguindo o registro de Lucia do Nascimento, seria filha de Adelino Augusto e Maria Antonia Lopes, pais do meu avô Francisco e portanto irmã dele,temos o nome entao dos avós paternos Francisco Cecílio e Maria Maximina. E avós maternos Francisco Antonio Lopes e Luiza Cavaca(falecidos já em 1919).
    Este novo dado facilitaria de alguma forma uma busca por certidão de casamento do Adelino e Maria Antonia em Portugal? imagino que se casaram entre 1900 e 1905.
    Como nunca soube da existencia de Lúcia acredito que morreu criança no Rio de Janeiro ou em São Paulo. alguma sugestão como pesquisar?
    Desde já agradeço.
    Fátima
  • @Kleber Silva Aguiar continuo tentando buscar aqui no Brasil maiores informações dos antepassados, consegui a certidão de óbito de Maria Antonia Lopes (19/07/1947), A certidão confirma que o pai dela se chamava Francisco Lopes (mesmo nome dom meu avô, filho da Maria Antonia). Diz que ela tinha 65 anos quando faleceu, então nasceu em 1882. Era viúva do Adelino Cezilio casados em Portugal cerca de 40 anos antes , provavel entre 1902 e 1905 .Eles registraram nascimento de Thereza Cezilio em 22/05/1920 em Santos, SP (estou aguardando esse registro).
    Peço que me orientem se essas informações abrem alguma nova possibilidade de busca. Obrigado
  • @Keber consegui o registro de Thereza Cezílio (irma de meu avõ, nascida em Santos 22/05/1920), consta o nome do pai: Adelino Augusto Cezilio. Mãe: Maria Antonia Lopes.
    Avós paternos: Francisco Cezílio e Maria Maximina.
    Avós maternos: Francisco Antonio Lopes e Luiza Cabata.(já falecidos)
    Todos portugueses sem dizer local de Portugal.
    Alguma possibilidade a mais para pesquisar a origem deles em Portugal?
    Alguem sugere algum caminho?
    Obrigado.
  • Boa noite...alguém poderia me orientar sobre como funciona a logística da Distrital do Porto para pesquisa presencial por Asento de Nascimento?
    Aqui do Brasil pela internet quanto tempo em média leva após a solicitação dos livros para pesquisa e pagamento de taxa para o mesmo estar disponível para que eu viaje com planejamento e na data certa?
    Aguardo Resposta e Muitíssimo obrigado.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.