Levar documentação pessoalmente em Portugal
Aline Matos
Member
Boa noite. Já procurei no Fórum e não achei uma resposta para minhas dúvidas. Vou a Portugal em junho desse ano, de férias, e vou aproveitar e levar a documentação pessoalmente no Arquivo Central de Porto, porque li no Fórum que lá eles não exigem a transcrição do casamento dos pais quando o pai (português) é o declarante da certidão de nascimento, que é o meu caso. Minhas dúvidas: É mesmo no Arquivo Central de Porto o lugar? Se vou pessoalmente, preciso mesmo levar cópias apostiladas? Levar os originais e lá tirar cópia não dá? Preciso reconhecer firma no formulário? Não posso assinar na frente do atendente em Porto? Solicitei minha certidão de inteiro teor com cópia reprográfica e chegou uma certidão escrito na parte superior "de inteiro teor" porém só tem a foto do livro atrás. Não era pra ter a certidão também digitada na frente? É assim mesmo? Depois que o processo for deferido tem alguma documentação que vou precisar pegar? Porque não estarei mais em Portugal. Desculpe o texto grande.
Esta discussão está fechada.
Comentários
Mas então eu consigo dar entrada na da minha mae em Portugal? lembrando que minha mãe não vai estar comigo em Portugal eu vou estar sozinha.
Então eu indo no arquivo central do porto , nao preciso transcrever o casamento dele ??? Seria isso??
- é necessário levar alem dos docs ja citados a copia do rg apostilado, ou presencialmente com o passaporte não é preciso?
no caso é meu filho quem vai fazer, e vai fazer o da irmã tbm, pra isso ele deve levar a mesma documentação em comum pros dois - certidão minha com assento de casamento e nacionalidade portuguesa e certidão reprografica de cada um - e uma procuração dela em nome dele - creio no caso dela seja necessario o apostilamento do rg, ou do passaporte?
obrigada!
mas tambem tenho um certificado de nacionalidade portuguesa. (emitido pelo consulado no rio)
tambem è necessario apostilar esse documento(o certificado)????? eu preciso dele??
muito obrigada pela ajuda!
Mas tem que ter a tal senha que só pega pessoalmente, ou você ou por procuração. Se eu soubesse disso, na hora já teria feito essa tal senha.
Sim @Aline Matos , o pessoal já está conversando sobre esse acompanhamento on line aqui :
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/15339/novo-site-para-acompanhamento-processos-de-nacionalidade#latest
Para informação de vocês. Meu assento saiu a exatos 1 ano. Dei entrada no dia 04/06/19 e saiu dia 03/06/20. Dei entrada na conservatória de Porto pessoalmente. Tô bem feliz.
@Aline Matos Que bom que tenha conseguido! Meu caso é praticamente igual o seu, tbm vou pra Portugal agora em Julho tirar a minha nacionalidade por atribuição, pode só me confirmar uma coisa? Vc levou esses documentos:
Certidão de nascimento de inteiro teor por copia reprográfica, apostilhada
Copia do RG autenticado e apostilado
Formulário 1C preenchido presencial da assinatura por autenticidade (no caso sem autenticidade pq foi na frente do atendente) (No endereço do formulário vc colocou seu endereço do BR?)
Certidão de nascimento do Português.
Está certo? Ficaria muito feliz se puder me ajudar :)
Raphalinhares
Se for dar entrada pessoalmente só precisa levar a sua certidão de nascimento reprográfica apostilada, documento de identidade original (eles fazem a cópia no atendimento), eles fornecem o formulário que você assina na presença do funcionário e a certidão de nascimento do progenitor português.
Só um detalhe, pessoalmente o processo pode ser feito por inscrição ou por declaração (utiliza o 1C). O processo por inscrição não tem acompanhamento do processo pela LR nem pelo site, somente pessoalmente na conservatória.
Bom dia a todos!
Eu e minha esposa já temos o casamento transcrito, estamos planejando a mudança para Portugal em breve, teria mais alguma coisa pra gente ir adiantando daqui do Brasil além da transcrição de casamento?
@Marco Motta ambos ja possuem a nacionalidade portuguesa?
@Vlad Pen, somente eu e minha filha possuímos a nacionalidade...minha esposa ainda não, apesar de já termos o tempo de casamento optamos por dar entrada em Portugal. Fora a nacionalidade dela, quais documentos eu deveria colocar no check list pra ir adiantando?