Cidadania mãe para filha
Tahhs2
Member
Prezados,
Meu avô (falecido) era português, entramos com o pedido de cidadania da minha mãe e ele foi concluído com sucesso em Janeiro deste ano.
Minha dúvida é a seguinte... Minha mãe é solteira, fui registrada antes de 1 ano de idade por ambos(meu pai e minha mae). Preciso esperar ela dar entrada no cartão cidadão dela para eu possa entrar com o pedido da minha cidadania? Ou já posso dar entrada na minha cidadania? Só conseguimos agendar o cartão cidadão para julho de 2019.
É obrigatório que ela tenha o cartão cidadão? Pois o estado civil dela é solteira e ela não precisará atualiza-lo.
Agradeço as dicas do fórum... foram essenciais para que conseguíssemos a cidadania da minha mãe.
Obrigada!
Meu avô (falecido) era português, entramos com o pedido de cidadania da minha mãe e ele foi concluído com sucesso em Janeiro deste ano.
Minha dúvida é a seguinte... Minha mãe é solteira, fui registrada antes de 1 ano de idade por ambos(meu pai e minha mae). Preciso esperar ela dar entrada no cartão cidadão dela para eu possa entrar com o pedido da minha cidadania? Ou já posso dar entrada na minha cidadania? Só conseguimos agendar o cartão cidadão para julho de 2019.
É obrigatório que ela tenha o cartão cidadão? Pois o estado civil dela é solteira e ela não precisará atualiza-lo.
Agradeço as dicas do fórum... foram essenciais para que conseguíssemos a cidadania da minha mãe.
Obrigada!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Nasci em 1990.
Minha preocupação é se é necessário ela possuir o cartão cidadão.
Tenho outra duvida agora, meu marido tambem entrara com o processo de atribuicao, porém no caso dele a minha sogra é portuguesa e viuva e quem o registrou foi meu sogro em 1990.
O registro foi feito antes dele completar 1 ano de idade.
O casamento deve ser transcrito para que ele possa dar entrada na cidadania?
Ela precisa fazer o cartão cidadão e atualizar o estado civil para que ele possa requerer a cidadania?
Veja nas duas primeiras postagens as instruções e documentação necessária http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1
Não precisa de cartão do cidadão para os processos feitos pelas conservatórias, os consulados que costumam exigir cartão do cidadão do(s) pai/mão do requerente.
Estou ajudando minha esposa tirar a cidadania de nossos filhos. Estou com uma dúvida. Ela possui um filho menor que ela teve ainda solteira e nunca foi casada com o pai da criança. Não estou conseguindo ajudá-la a preeencher o formulário e quais documentos vou enviar do pai da criança? Hoje somos casados, precisarei enviar uma cópia da nossa certidão de casamento?
FORMULÁRIO 1C - MENORES DE 18 ANOS
Para menores de idade (menos de 18 anos) o processo de Atribuição é GRATUITO mas ambos os pais precisam assinar o Formulário 1C e terem as firmas reconhecidas por AUTENTICIDADE em cartório. Também é necessário enviar as xerox autenticadas dos RG de ambos os pais e do menor com mais de 14 anos. Ou seja, não é necessário apostilhar os xerox do RG, somente autenticar.Lembrando que a Certidão de Nascimento do menor precisa ser por Cópia Reprográfica apostilada
http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para1654/downloadFile/attachedFile_f0/Artigo_1-C_gratis.pdf?nocache=1455794359.46
Ao final do processo de nacionalidade o registro feito é igual ao registro de nascimento brasileiro, o casamento, e eventual alteração no nome por conta deste, só é registrado quando é feita a transcrição de casamento.
Na planilha do arquivo central o meu processo consta CONCLUÍDO, irei receber meu numero de assento pelo correio?
Agora mediante essa conclusão do processo, irei começar juntar os documentos para ATRIBUIÇÃO de meus filhos que são todos maiores de idade... Minha duvida é... eu sendo DIVORCIADA tenho que fazer a Transcrição de casamento primeiro para depois iniciar o processos deles?
Algum procedimento específico a ser feito ou apenas solicitarei atribuição pela minha mãe? Meus pais nunca se casaram, logo não será necessário transcrever casamento pois não houve, certo? Algum impeditivo diante desta situação?
Obrigado.