Cidadania mãe para filha

Prezados,
Meu avô (falecido) era português, entramos com o pedido de cidadania da minha mãe e ele foi concluído com sucesso em Janeiro deste ano.
Minha dúvida é a seguinte... Minha mãe é solteira, fui registrada antes de 1 ano de idade por ambos(meu pai e minha mae). Preciso esperar ela dar entrada no cartão cidadão dela para eu possa entrar com o pedido da minha cidadania? Ou já posso dar entrada na minha cidadania? Só conseguimos agendar o cartão cidadão para julho de 2019.
É obrigatório que ela tenha o cartão cidadão? Pois o estado civil dela é solteira e ela não precisará atualiza-lo.
Agradeço as dicas do fórum... foram essenciais para que conseguíssemos a cidadania da minha mãe.
Obrigada!

Comentários

  • editado May 2019
    @Tahhas2 para sua atribuição ,sua mãe não precisa fazer o cartão cidadão. Vc nasceu antes ou depois de 1978 ?
  • Tahhs2Tahhs2 Member
    Desculpe a demora.
    Nasci em 1990.
    Minha preocupação é se é necessário ela possuir o cartão cidadão.
  • @Tahhs2 para sua atribuição sua mãe não precisa ter o cartão cidadão, apenas o registro português de nacionalidade.
  • Tahhs2Tahhs2 Member
    Muito obrigada pela resposta estarei enviando a minha documentação ainda este mês.
    Tenho outra duvida agora, meu marido tambem entrara com o processo de atribuicao, porém no caso dele a minha sogra é portuguesa e viuva e quem o registrou foi meu sogro em 1990.
    O registro foi feito antes dele completar 1 ano de idade.
    O casamento deve ser transcrito para que ele possa dar entrada na cidadania?
    Ela precisa fazer o cartão cidadão e atualizar o estado civil para que ele possa requerer a cidadania?
  • @Tahhs2, tem que transcrever o casamento antes para ele poder solicitar a nacionalidade.
    Veja nas duas primeiras postagens as instruções e documentação necessária http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1

    Não precisa de cartão do cidadão para os processos feitos pelas conservatórias, os consulados que costumam exigir cartão do cidadão do(s) pai/mão do requerente.
  • Tahhs2Tahhs2 Member
    Muito obrigada a todos... agradeço de coração! Em breve enviarei a minha documentação e avisarei a todos o andamento do processo.
  • Boa tarde queridos,
    Estou ajudando minha esposa tirar a cidadania de nossos filhos. Estou com uma dúvida. Ela possui um filho menor que ela teve ainda solteira e nunca foi casada com o pai da criança. Não estou conseguindo ajudá-la a preeencher o formulário e quais documentos vou enviar do pai da criança? Hoje somos casados, precisarei enviar uma cópia da nossa certidão de casamento?
  • @DIOGENES vc e sua esposa..ambos tem a nacionalidade portuguesa ?
  • Bom dia Vlad. Não, só miha esposa. Estou fazendo agora a transcrição de meu casamento para depois fazer a nacionalidade das crianças.
  • DIOGENES se o filho foi registrado até 1 ano de idade..ela pode fazer a atribuição dele normalmente.Mas ambos os pais terão que assinar o formulário 1C

    FORMULÁRIO 1C - MENORES DE 18 ANOS


    Para menores de idade (menos de 18 anos) o processo de Atribuição é GRATUITO mas ambos os pais precisam assinar o Formulário 1C e terem as firmas reconhecidas por AUTENTICIDADE em cartório. Também é necessário enviar as xerox autenticadas dos RG de ambos os pais e do menor com mais de 14 anos. Ou seja, não é necessário apostilhar os xerox do RG, somente autenticar.Lembrando que a Certidão de Nascimento do menor precisa ser por Cópia Reprográfica apostilada

    http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para1654/downloadFile/attachedFile_f0/Artigo_1-C_gratis.pdf?nocache=1455794359.46
  • Tahhs2Tahhs2 Member
    Aproveitando a questão do nosso amigo, para que eu faça a nacionalidade da minha filha, eu não preciso transcrever meu casamento? ela foi registrada com 1 dia, porém meu marido brasileiro que a registrou. Eu preciso transcrever o casamento ou posso dar entrada no processo dela sem transcrever? O meu registro em portugal sairá com o meu nome de casada.
  • @Tahhs2, quando é a mulher que tem a nacionalidade portuguesa e é casada as conservatórias exigem a transcrição de casamento.
    Ao final do processo de nacionalidade o registro feito é igual ao registro de nascimento brasileiro, o casamento, e eventual alteração no nome por conta deste, só é registrado quando é feita a transcrição de casamento.
  • Tahhs2Tahhs2 Member
    Compreendi... agradeço as dicas
  • TPLTPL Member
    Quando a mãe portuguesa (por atribuição) é quem registrou o filho e não há registro do pai (não assumiu a paternidade), há alguma complicação quanto a documentação exigida? Agradeço a ajuda!
  • @TPL o filho é menor de idade?
  • TPLTPL Member
    @Vlad pen sim!
  • @TPL vou confirmar, mas sem a assinatura do pai..acho q o filho só poderá pedir a atribuição depois da maioridade.
  • @Vlad Pen, se a mãe registrou e não há pai, é mãe solteira! Não tem como pedir a assinatura de um pai incógnito!
  • editado May 2019
    Gente, vocês tem algum modelo de procuração pra uma pessoa dar entrada no processo de cidadania em Portugal pelo meu nome?
  • @TPL confirmei, se não houve casamento, só vc assina. Na certidão de nascimento deve constar que só a mãe é declarante do nascimento do filho.
  • TPLTPL Member
    @vlad muito obrigada! ;)
  • Bom dia, por favor, preciso de ajuda...
    Na planilha do arquivo central o meu processo consta CONCLUÍDO, irei receber meu numero de assento pelo correio?
    Agora mediante essa conclusão do processo, irei começar juntar os documentos para ATRIBUIÇÃO de meus filhos que são todos maiores de idade... Minha duvida é... eu sendo DIVORCIADA tenho que fazer a Transcrição de casamento primeiro para depois iniciar o processos deles?
  • editado May 2019
    @MARI sim vc precisa fazer a transcrição do seu casamento em Portugal mesmo sendo divorciada ,antes do inicio do processo deles.
  • Minha mãe obterá sua cidadania por atribuição. Após isso, eu iniciarei a minha através dela. Ela foi a declarante na minha certidão de nascimento e na afiliação paterna não constava registro, apenas depois de minha maioridade que obtive o nome do meu pai em minha certidão.

    Algum procedimento específico a ser feito ou apenas solicitarei atribuição pela minha mãe? Meus pais nunca se casaram, logo não será necessário transcrever casamento pois não houve, certo? Algum impeditivo diante desta situação?

    Obrigado.

  • @Vlad Pen. Muito obrigada.
  • @Bruno se vc nasceu após 1978 e foi registrado até 1 ano de idade nenhum impeditivo.
  • @Vlad Pen Obrigado!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.