transcrição do casamento de cidadã luso brasileira casada e divorciada ha quase 30 anos

boa noite!!!!!!
Sou cidadã luso brasileira - nasci em São Paulo, filha de portugueses , me casei em 1981 e divorciei-me em 1990.(na epoca ainda nao era cidadã portuguesa). para que meus filhos tenham direito preciso transcrever este casamento, mesmo porque adotei o sobrenome de meu ex marido , que consta na certidão de nascimento dos meus filhos. Fui informada de que primeiro devo registrar meu casamento , mudar toda a minha documentação portuguesa para o nome antigo de casada e depois contratar um advogado para realizar o divorcio.
minhas duvidas:
1- eu realmente devo proceder assim, pois na propria certidão ja consta a averbação do divorcio, declarando que meu nome volta a ser o de solteira
2- qual a documentação necessaria? tenho procurado em varias fontes e ha controversias em relação se deve ser apostilada e ou e certificada pelo consulado portugues no Brasil (tenho já comigo a certidão de casamento inteiro teor apostilada e também a certidão de nascimento inteiro teor de meu ex marido)
3- qual documento devo enviar meu: copia do cartão do cidadão? deve ser autenticada? se sim, onde?(moro em PT ha pouco tempo)
4- pelo o que andei lendo por aqui a forma mais rapida de transcrever é por ponta delgada, confere? meu filho vai pedir a cidadania diretamente no porto, seria possivel mover o processo junto ou devo primeiro registar o casamento para que ele depois entre com o processo de cidadania?
agradeço imenso desde ja, estou um tanto quanto confusa...

Comentários

  • @Cris Glória, o que tem que fazer antes dos seus filhos poderem solicitar vai depender por onde o processo será feito. Os consulados costumam que costumam exigir o estado civil atualizado.
    1 - Tem que transcrever o casamento para seus filhos poderem solicitar a nacionalidade, o divórcio você pode providenciar posteriormente.
    2 -Não existe mais legalização de documentos brasileiros no Itamaraty / consulado português, esse procedimento foi substituído pelo apostilamento de Haia.
    Para transcrição de casamento veja as duas primeiras postagens deste tópico que tem tudo explicado http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1
    3 e 4 - Se você está em Portugal pode tentar ver em alguma conservatória perto de sua morada o prazo para transcrição de casamento e apresenta o documento na hora, não precisa de cópia autenticada nesse caso. Primeiro tem que transcrever o casamento para, depois, eles poderem pedir a nacionalidade.
  • Muito obrigada Daniel!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.