Transcrição de casamento do meu bisavô

Oi. Desejo fazer a transcrição dos dois casamentos do meu bisavô português casado com duas brasileiras aqui no Brasil em meados dos anos de 1930, já que os filhos dos dois casamentos desejam a nacionalidade portuguesa. Meu bisavô ficou viúvo do primeiro casamento, porém teve filhos. Logo casou, novamente, com minha bisavó, entretanto faleceu em meados de 1960 e minha bisavó de 1994. Minhas dúvidas são:
1. Preciso fazer a transcrição de óbito do meu bisavô português juntamente com a transcrição do casamento?
2. Tenho que fazer duas transcrições de casamento diferentes. Ou posso enviar todos os documentos juntamente como se fosse uma transcrição apenas?
2. É necessário o registro de óbito das duas esposas?
3. Os documentos que preciso enviar tem que ser originais?
4. A certidão de casamento e nascimento tem que ser de inteiro teor reprográficos?
Agradeço muito a ajuda, desde já, estou um pouco perdida.

Comentários

  • @eluanmoreira,
    1 - Não há necessidade de transcrever o óbito dele se for fazer os processos de atribuição direto pelas conservatórias. Os consulados normalmente exigem o registro do óbito em Portugal.
    2 - São duas transcrições de casamento
    3 - Da primeira esposa sim para fazer a dissolução do casamento e, assim, poder registrar o segundo casamento
    4 -Todos documentos tem que ser originais, certidões brasileiras devidamente apostiladas
    5 - Para transcrição de casamento pode ser certidão inteiro teor. Para processo de nacionalidade certidão de nascimento tem que ser modelo reprográfico.
  • eluanmoreiraeluanmoreira Member
    editado April 2019
    @danielhenriques Eu posso enviar enviar as duas transcrições ao mesmo tempo? Por exemplo, colocar as duas transcrições em envelopes separados e enviá-las em um envelope grande?
  • @eluanmoreira..sim vc pode pedir as duas transcrições simultâneas.
  • eluanmoreiraeluanmoreira Member
    editado April 2019
    @VladPen
    Tenho mais outras dúvidas.
    1- Já localizei o registro de batismo do meu bisavô que nasceu em 1893 em Viseu, vou solicitar a cópia, mas gostaria de saber se ela precisa ser certificada? Fiquei em dúvida, pois pede pra escolher ao fazer o pedido no arquivo distrital.
    2-Se for o filho a preencher o requerimento de transcrição do casamento preciso juntar a cópia da identidade autenticada no cartório, mas precisa apostilar?
    3- Se for o neto a preencher o requerimento, eu tenho que juntar a cópia da identidade e o registro de nascimento autenticado?
    3-O atestado de óbito da 1ª esposa tem que ser de inteiro teor ou pode ser um simples?
    4-Exite algum padrão de envelope para envio dos documentos?

    Desde já agradeço a atenção e por me responderem as perguntas anteriores.
  • Alguém pode me responder? Por favor.
  • @eluan

    1- precisa ser certificada
    2-não precisa apostilar, só reconhecer a assinatura por autenticidade
    3-sim, vide item 2
    4-não precisa da certidão de óbito para transcrição de casamento
    5-Envelope comum
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.