SOLICITAÇÃO DE CIDADANIA PARA CÔNJUGE

Olá pessoal,
Espero que todos estejam bem, tendo sucesso nas suas intenções!

O tio do meu marido tem pai português e vai dar entrada no processo de cidadania dele. Passei para ele as informações que consegui aqui no fórum e ele vai encaminhar para Tondela que é a mesma Conservatória que mandei a do meu pai e minha tia. Para essa parte não tenho dúvidas.

As dúvidas são:
1- É recomendado/possível fazer a transcrição de casamento dele em Tondela? Penso que o ideal é fazer tudo de uma família na mesma conservatória, certo?
2- Depois disso, qual é o procedimento para ele pedir a cidadania para a esposa dele? Eles já são casados há mais 30 anos, hehehe.

já agradeço antecipadamente!

Comentários

  • @Jacqueline Thompson, ACP está mais rápido que Tondela.

    1 - Não tem diferença por qual conservatória vai fazer. Pode ser pela mesma pode ser por outra. Fica tudo no sistema informatizado integrado. Não é como no Brasil que fica sob guarda de um cartório específico.
    2 - Eles casaram antes ou após 03 de Outubro de 1981?
  • @Daniel Henriques
    Obrigada pela informação.

    A tia do meu marido se casou em 1978.

    Mas aproveito para deixar o meu caso, me casei depois dessa data, qual é a diferença de procedimento de um pra outro?
  • @Jacqueline Thompson, tipo de processo diferente.
    A tia do seu marido pode solicitar a nacionalidade portuguesa pela Base X, de uma lida nas postagens a partir de
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/33512/#Comment_33512

    A sua é pela lei nova, tem que ter 3 anos de casada caso tenham filho(s) atribuído(s) em comum ou 5 anos sem filhos. http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/8094/solicitacao-de-cidadania-pelo-casamento/p1
  • Muito grata @Daniel Henriques. Vi o link sober a Base X, mas não sei se é o caso da tia do meu marido. Quem é o português é o sogro dela, então ela vai dar entrada no processo do marido primeiro, transcrição, e etc.

    Logo no início do post li a seguinte frase:
    "Requisitos necessários:
    1. o marido devia já ser português quando se casaram
    2. devem ter casado antes de 03/10/1981"

    No caso o marido dela ainda não tem a nacionalidade. Então provavelmente ela cairá na lei nova, correto?

    obrigada
  • @Jacqueline Thompson

    A atribuição retroagem ao nascimento e,portanto,o marido da sua prima será português originário
    Após a atribuição,transcrever o casamento e pedir a aquisição da sua tia pela BASE X
  • Gente uma dúvida no preenchimento do formulário 1C: eu tenho união estável, no estado civil eu coloco o q?
    União estável? Casado? Solteiro?

    Obrigada
  • Solteira...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.