Ajuda com equivalência escolar

No site da embaixada do Brasil em Lisboa há um tutorial ensinando como proceder para realizar a equivalência escolar (http://lisboa.itamaraty.gov.br/pt-br/assuntos_educacionais.xml). Porém, em certo ponto, eles pedem para que as assinaturas do histórico escolar brasileiro sejam reconhecidas em cartório. No ano passado, enviei um e-mail a eles. Alguns dias depois eles me responderam dizendo somente que "os cartórios saberiam realizar todo esse procedimento". Não só a resposta foi vaga, mas também não esclareceu a minha dúvida.

Alguém que tenha feito isso poderia me ajudar?

Comentários

• editado April 2019
    @Pedro Antonio Pereira , minha filha fez equivalência do ensino médio aqui em Portugal agora em Março. Trouxemos o Boletim Escolar do Brasil com firma reconhecida do funcionário da escola e Apostila de Haia. Entregamos aqui em uma escola de ensino médio e 1 mês depois concluíram a equivalência. Ela começou as aulas nesta segunda-feira. Entrou no 12° ano e em Setembro vai entrar novamente no 12° ano.
  • @sidneioliveira você pediu a firma na escola ou no cartório? Se foi por este último, ela foi por semelhança ou por autenticidade?
  • @Pedro Antonio Pereira Jr., eu já comecei juntar os meus documentos. Solicitei uma nova via do histórico escolar no colégio aonde me formei e fui ao cartório para reconhecer firma. Reconheci firma tanto da secretária como da diretora da escola. Depois que pegar o outro histórico e o diploma universitário vou mandar apostilar tudo junto.
    A firma é reconhecida por semelhança em cartório, tem que perguntar na escola aonde tem firma aberta para fazer o reconhecimento.
  • editado April 2019
    Valeu pela resposta, @Daniel!

Tenho outras dúvidas: é necessário também fazer equivalência das notas do fundamental ou apenas do médio bastam?

Vou ter que levar um diploma de conclusão? Digo isso, pois somente possuo os históricos.
  • @Pedro Antonio Pereira Jr., eu vou levar tudo por precaução. Sou da área de TI, formado em ciências da computação, na minha área nem equivalência do diploma universitário vou fazer pois a falta de mão de obra é tanta que ninguém pede.
    Eu só tenho diploma mesmo da faculdade, primeiro e segundo grau (como era chamado na minha época, não sei o nome que tem hoje) só histórico escolar mesmo.
  • @Daniel Henriques compreendo. Então vou seguir nessa mesma linha, pedindo os históricos escolares do primeiro e segundo grau e seguindo com os procedimentos pedidos.
  • Como proceder quando a escola fechou?
  • @Leonardo Carlos Gomes, mesmo quando a escola fecha os registros não são destruídos. Provavelmente a secretaria da educação do seu estado deve saber aonde esses registros estão. Tente entrar em contato com eles.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.