Apostilar

Como faço para apostilar documentos .....tipo , Certidão de Nascimento da minha mãe , que é filha de Português , RG, Certidão de Casamento, porque ela mudou um dos Sobrenomes ? E onde posso conseguir o Formulário 1C ..no Consulado ?
Obrigada amigos

Comentários

• editado April 2019
    @Mammamia você pode encontrar o cartório que realiza isso na sua cidade aqui:
    http://www.cnj.jus.br/poder-judiciario/relacoes-internacionais/convencao-da-apostila-da-haia/cartorios-autorizados

O formulário 1C pode ser obtido gratuitamente neste link:
    http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/servicos-externos-docs/impressos/nacionalidade/declaracao-para/downloadFile/file/Modelo_1C-2010.pdf

Lembrando que o formulário deve ser impresso na frente e verso da folha e em cores. Somente as duas primeiras páginas, pois as demais são apenas as instruções de preenchimento.

Outro ponto é sobre quais documentos você deve apostilar e quais não. Documentos portugueses não precisam ser apostilados (salvo raras exceções). O formulário 1C, por exemplo, dispensa o apostilamento. Num processo de atribuição comum você apostilaria dois documentos: a certidão de nascimento emitida em inteiro teor por cópia reprográfica e a cópia autenticada do seu RG.

O casamento da sua mãe está averbado na certidão de nascimento? Se não estiver peça para que o façam. Se caso você queira enviar a certidão de casamento esta deve ser em inteiro teor (digitada) e também apostilada.
  • Obrigada pela atenção Pedro , depois de apostilar tenho que ir ao consulado ? Estou necessitando de ajuda , porque já tenho todos os documentos e me cobraram 5 mil Reais para prepararem a solicitação ...achei um absurdo o valor ..então conto com a colaboração dos amigos .
    Um grande abraço .
  • editado April 2019
    @Mammamia você só iria ao Consulado caso tenha solicitado o Cartão do Cidadão (RG português) e o passaporte.

Fazendo por conta você gastaria por volta de 1/3 do valor que te pediram. Além de que levaria muito menos tempo, pois esses advogados mandam os processos para, Lisboa na maioria das vezes.

A sua mãe já possui a cidadania ou você está a tirando através dela?
  • Muito obrigada
  • @Mammamia a sua mãe já possui a cidadania ou você está a obtendo através dela?
  • Muito obrigada
  • Pedro Antônio......estou providenciando primeiro a da minha Mae , porque é mais fácil , ela tem todos os documentos certinhos . depois vejo a minha, porque já tenho a Italiano pelo meu casamento , quero facilitar para meus irmãos;...
  • Quer dizer que não preciso ir ao Itamaraty ? posso apostilar no Cartorio ?
  • @Mammamia não é mais necessário. Os cartórios fazem isso perfeitamente.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.