Mudanças de nome

Boa tarde, estou com algumas dúvidas!!
Minha mãe é portuguesa por aquisição. Estou querendo regularizar a situação dela perante Portugal. O problema é que minha mãe:
- Teve um primeiro casamento. Nesse casamento ela passou a usar o nome de casada e depois voltou a usar o nome de solteira após a separação
- Teve um segundo casamento. Nesse ela mudou de nome novamente e manteve o nome de casada após a separação.
Nenhum dos casamentos e divórcios foram comunicados a Portugal


Minha dúvida é:
1) Estou preenchendo o formulário #2 para transcrição do casamento 1. No cabeçalho coloco o nome de solteira dela, tendo em vista que na certidão de casamento desse casamento 1 consta que ela voltou a usar o nome de solteira após a separação?
2) Não temos contato com o primeiro marido, por isso não temos nem ideia da residência habitual. Como preencho?
3) O estado civil dos nubentes é à época do casamento, certo? Então coloco como SOLTEIRO?
4) A assinatura dela e os documentos são com o nome do segundo casamento, que apesar de já separada, manteve o mesmo... Reconheço a firma da assinatura atual mesmo e posso apresentar o RG brasileiro com esse nome diferente? Ou posso apresentar o passaporte português que consta o nome de solteira?

Estou bem perdida!!

Comentários

  • @Patylace,

    1. coloque o nome que consta no RG que ela enviará
    2. deve preencher a residencia habitual de sua mãe (a transcrição é dela, e não dele)
    3. solteiro (se ambos eram solteiros qdo se casaram)
    4. pode e deve apresentar o RG atual

    Observação: se sua mãe é naturalizada, a fim de que possa passar a nacionalidade portuguesa para você, deve fazer o processo de convolação (que é a transformação da aquisição de nacionalidade em originária, de acordo com a nova lei).
  • Muito obrigada!! Só mais uma dúvida, se eu fizer a transcrição por ela, por ser filha, preciso de procuração?
  • @Patylace,

    Não precisa de procuração. Basta enviar a cópia autenticada de seu RG, onde prova que vc é filha.
  • Muuuuito obrigada!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.