Naturalização: de avô pra neto adotado é possível?

Gente já mandei o pedido da minha mãe por atribuição seguindo as orientações da comunidade.

Agora preciso ajudar um amigo e o caso dele é um pouco mais complicado vou explicar:

1º Ele foi adotado na menor idade
2º o pai adotivo é brasileiro e falecido
3º ambos os avós por parte de pai eram portugueses e já são falecidos

Pergunto:

É possível obter a cidadania por naturalização direto do avô para ele?
Se sim pelo fato dele ser adotado é necessário algum documento extra além daqueles já postados aqui no tópico sobre naturalização ?

Obrigado

Comentários

• Naturalização: de avô pra neto adotado é possível?

Gente já mandei o pedido da minha mãe por atribuição seguindo as orientações da comunidade.

Agora preciso ajudar um amigo e o caso dele é um pouco mais complicado vou explicar:

1º Ele foi adotado na menor idade
    2º o pai adotivo é brasileiro e falecido
    3º ambos os avós por parte de pai eram portugueses e já são falecidos

Pergunto:

É possível obter a cidadania por naturalização direto do avô para ele?
    Se sim pelo fato dele ser adotado é necessário algum documento extra além daqueles já postados aqui no tópico sobre naturalização ?

Obrigado
  • sim, tem direito a naturalização desde que tenha sido feita na menor idade...sobre documentos...você deve enviar um que comprove a adoção, só pra você ter uma ideia...no meu caso...meu pai me reconheceu como filho, quando eu tinha 4 anos, nesse caso precisei de uma escritura de reconhecimento de paternidade....ja para adoção deve ter algum documento que comprove a adoção além da certidão...
  • Obrigado Wes

É bom saber que é possível.
    Mais alguem pode acrescentar alguma coisa ?
    Alguém na comunidade conseguiu a cidadania por naturalização sendo adotado?
    Se alguem mais puder acrescentar algo mais eu agradeço.
  • Obrigado Wes

É bom saber que é possível.
    Mais alguem pode acrescentar alguma coisa ?
    Alguém na comunidade conseguiu a cidadania por naturalização sendo adotado?
    Se alguem mais puder acrescentar algo mais eu agradeço.
  • Rosângela

Antes de tudo obrigado pela resposta.

Então se a sentença tem de ser revista no Ministério da Relação de Portugal eu devo simplesmente anexar a sentença ao processo de naturalização?

Ou teria que tomar outro caminho através de advogado em portugal ?
  • Fuja de advogados. Eles vão criar todas as dificuldades possíveis.
  • Eliana

Falou e disse
  • Rosângela

Antes de tudo obrigado pela resposta.

Então se a sentença tem de ser revista no Ministério da Relação de Portugal eu devo simplesmente anexar a sentença ao processo de naturalização?

Ou teria que tomar outro caminho através de advogado em portugal ?
  • Se alguem da comunidade conseguiu a naturalização tendo o sido adotado na infância e puder acrescentar algo mais agradeço.

Ficou em aberto se a sentença deve ser anexada simplesmente ao processo de naturalização ou se preciso de algum outro caminho.

Obrigado.
  • Se alguem da comunidade conseguiu a naturalização tendo o sido adotado na infância e puder acrescentar algo mais agradeço.

Ficou em aberto se a sentença deve ser anexada simplesmente ao processo de naturalização ou se preciso de algum outro caminho.

Obrigado.
  • Naturalização: avó pra neto é possível ?

Gente ainda nesse caso além do fato da adoção

Estou com dificuldade pra localizar o local de nascimento do avô português. Mas temos tudo em relação a avó.

É possível iniciar o processo apenas com a certidão de nascimento da avó portuguesa ? ou é necessário transcrever o casamento dela para então solicitar a naturalização do neto.

Meu amigo ficou ilegal em Londres e já recebeu uma carta pra deixar o país, to tentando ajudar por aqui no que posso
  • Naturalização: avó pra neto é possível ?

Gente ainda nesse caso além do fato da adoção

Estou com dificuldade pra localizar o local de nascimento do avô português. Mas temos tudo em relação a avó.

É possível iniciar o processo apenas com a certidão de nascimento da avó portuguesa ? ou é necessário transcrever o casamento dela para então solicitar a naturalização do neto.

Meu amigo ficou ilegal em Londres e já recebeu uma carta pra deixar o país, to tentando ajudar por aqui no que posso
  • Luis,

a sentenca tem que ser anexada no processo, entao, o primeiro passo eh fazer a revisao da sentenca.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.