dupla residencia no Brasil e em Portugal
Bluemachado
Member
Adquiri a cidadania Portuguesa e desejo morar parte do ano no Brasil e parte em Portugal . Desejo manter minha empresa no Brasil e ao mesmo tempo ter negócios em Portugal . Desejo manter minha conta bancária no Brasil e ao mesmo tempo ter residencia em Portugal . Como proceder ?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Acho que essa dúvida é meio avançada para a experiência do pessoal por aqui, que tem mais foco em processos de nacionalidade. Minha sugestão é que se ninguém conseguir ajudar aqui, tente perguntar em algum grupo do Facebook de "expatriados", ou "imigrantes" brasileiros que moram em outros países.
Se ficar um ano sem vir ao Brasil seu CPF vai ser alterado para não residente, mesmo sem você fazer a declaração de saída definitiva do país. Não são todos os bancos que mantém conta para não residente portanto terá que procurar seu banco para se informar como fica a situação, alguns bancos encerram a conta quando tem essa alteração no CPF.
Ainda não pesquisei sobre isso...Mas...Lendo sua postagem acima decidi perguntar o seguinte...:
Essa regra de "Um ano" vale mesmo se a pessoa tem rendimentos...(Aplicações financeiras...Aluguéis...etc)...E declara IR no Brasil...?
Veja na página da receita federal, após 12 meses da saída do país e, não tendo permanecido pelo menos 184 dias no Brasil, é considerado não residente mesmo não tendo apresentado a declaração de saída definitiva do país.
http://receita.economia.gov.br/orientacao/tributaria/declaracoes-e-demonstrativos/dirpf/comunicacao-de-saida-definitiva-do-pais/orientacoes-gerais#Caracterizacao
Leia o trecho no mesmo link postado pelo @Daniel Henriques
"Na hipótese de saída em caráter temporário em que não se complete 12 meses consecutivos de ausência e que haja uma nova saída também em caráter temporário, um novo período de 12 meses será contado a partir da data da nova saída...."
@Daniel Henriques...
@caiodib...