ULTIMA DÚVIDA ITAMARATY

Bom dia a todos
Só por insegurança, gostaria de confirmar o que mando ao Itamaraty.
Meu avô era portugues (falecido) já tenho a certidão Narrativa dele de portugal
Meu pai é brasileiro, e o declarante é meu avô (o pai dele) e ja tenho a certidão de Inteiro Teor dele com firma reconhecida.
Eu sou brasileiro, e o declarante é o meu pai, e ja tenho a certidão de nascimento de Inteiro Teor minha com firma reconhecida.
Minha filha é brasileira, e o declarante sou eu, e ja tenho a certidão de nascimento dela de Inteiro Teor com firma reconhecida.
E Já tenho o mod. 1C preenchido.
gostaria por favor de confirmarem se estou no caminho certo.
1. Agora mando nossas certidões brasileiras ao Itamaraty (no meu caso de SP) para legalização.
2. Depois que elas vierem envio todas elas para o Consulado (de SP) para legalização também junto com a certidão Narrativa do meu avô (o portugues) e o mod. 1C com firma reconhecida.
Por favor...me informe se estou certo para não perder tempo nem dinheiro.
Muito Grato a todos
Abraços
Celso

Comentários

• isso, todas as certidões pro Itamaraty....

PS: Por favor pessoal, concentrem todas as dúvidas em um tópico só..fica mais facil e mais organizado...tanto pra quem pergunta, quanto pra quem ta ajudando e deixa a comunidade mais organizada....
  • vc tem a opção de enviar para o Itamaraty de SP - ERESP ou em Brasília

Consulado:

- Certidões legalizadas no Itamaraty
    - Copias autenticadas de:RG,CPF,TITULO,PASSAPORTE(se tiver)
    - Formulario de solicitação de atribuição Modelo 1C, assinado na presença de funcionario do consulado e autenticado no consulado tambem.
  • Não está certo enviar todas as certidões para o Itamaraty, somente as certidões de nascimento BRASILEIRAS devem ser legalizadas no Itamaraty.
    Celso,
    Se as certidões são do Estado de SP o melhor é enviar para o ERESP, muito mais rápido ( média de 5 dias ), e para o processo de atribuição do seu avô você só precisa de 4 documentos e mais nada.
    1. A CERTIDÃO DE NASCIMENTO PORTUGUESA DO SEU AVÔ ( basta enviar apenas uma cópia e preencher os dados dela no formulário 1C ).
    2. A CERTIDÃO DE NASCIMENTO DO SEU PAI, LEGALIZADA NO iTAMARATY E cONSULADO.
    3. CÓPIA AUTENTICADA DO RG DO SEU PAI, LEGALIZADA NO CONSULADO.
    4. FORMULÁRIO 1C ASSINADO PREENCHIDO E ASSINADO PRESENCIALMENTE NO CARTÓRIO, LEGALIZAR NO CONSULADO.
    Mais nada !
    Todas as legalizações feitas pelo Consulado de SP são feitas pelos correios, entra no site do consulado que eles explicam como enviar, valores e pagamentos ( cheque nominal ao consulado ).
    www.consuladodeportugalsp.org.br
    Com tudo pronto é só enviar pra CRC em Lisboa, e fazer o pagamento de 175 euros no próprio correio
  • Cibele, axo que vc não leu direito..

presta atenção na pergunta dela...

1. Agora mando nossas certidões brasileiras ao Itamaraty (no meu caso de SP) para legalização.

alias..vou parar de responder aki nessa comunidade, mania de remedar tudo o que eu escrevo...não é nem a primeira vez, nem a segunda, nem a terceira...
    tem um ano que eu frequento essa comunidade...axo que eu sei o que eu tô dizendo..e no mais...eu quis ajudar
  • Wes,

ao invés de você reclamar você deveria me agradecer por ter consertado os erros.

Também não é a primeira vez que leio rápido e li "todas", por fim repeti o que você escreveu, mas se esse fosse o grande problema ! Na verdade é a menor questão, já que não tem custo o Itamaraty, problema é gastar à toa com legalizações, já que cpf, título de eleitor e passaporte não precisa, além do que, se está em SP não deve assinar o formulário no Consulado e sim no Cartório, e por último, se é de SP não faz sentido enviar para o Itamaraty de Brasília. Só alguns detalhes . . .

Bem, fica a seu critério se quer responder ou não, o que não é justo é ler algo errado e deixar como estar pra não entrar em conflito.
  • eu não tenho nada que te agradecer, eu respondi pra ajudar o Celso e não você, e só pra sua informação...os dados que eu forneci, são dados que a Sandra passou, eu só copiei e colei (http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=31227596&tid=5210276907555186547) a Sandra ja fez várias atribuições, e tenho certeza que ela sabia o que estava dizendo...tanto é que ela deve ter mandado Titulo, Rg, Cpf, Titulo e nunca voltou.....a politica aqui que eu saiba sempre foi de pecar pelo excesso, que pela falta, deixa de ser pretenciosa, te agradecer pelos erros, até parece, sobre o Itamaraty, eu disse que tinha as duas opções, cabe a ele julgar o que é melhor e não a você....
    enfim, todo mundo me conhece, sabe que eu NUNCA postaria algo errado pra prejudicar alguém, minha intenção sempre foi ajudar....eu passo aqui todos os dias e leio tudo...isso faz parte da minha rotina há muito tempo...sempre fui humilde..aprendi muito aqui e ainda aprendo, não me acho o dono da verdade não, mas não sou obrigado a tolerar esse tipo de atitude sua em relação a mim...
  • Calma gente

Não há necessidade de discutir aqui, cada um pode dar a sua ipinião, na primeira vez quando fiz a da minha mãe, realmente coloquei para enviar copia de RG, CPF, Titulo de leitor e Passaporte, mas depois vi quando fiz a minha que não tinha necessidade, basta xerox autenticada do RG.
  • Sandra a questão não é a discussão em si, e nem o fato de estar errado, sou humilde o suficiente pra reconhecer quando erro, só que já estava na garganta, porque todas as vezes que posto alguma coisa, sou remedado, como se eu não tivesse dado as informações corretas ou não soubesse o que estava dizendo,...uma coisa é acrescentar informações que faltam, ou corrigir o que esta errado, outra é postar a mesma coisa, como se precisasse reafirmar o que estou falando...mas enfim, deixa pra lá....esperava que nunca fosse ter esse tipo de problema aqui, ja que essa comunidade é como uma casa pra mim, sempre me senti muito a vontade aqui...mas de um tempo pra cá...a coisa ta feia...
  • Calma gente, não há necessidade de estresse... O importante é informar tudo para as pessoas que tem dúvidas.
    Eu mesmo que já acompanhei inúmeros casos aqui na comunidade tbm já tive dúvidas recentes e fui ajudado.
    Cibele e Wes são dois veteranos aqui na comunidade e ambos prestam um grandioso serviço voluntário.
    Eu mesmo já li tópicos com pressa e acabei ecrevendo coisa equivocada e logo fui corrigido ou logo alguém deu ênfase ao meu comentário isso só faz com que a comunidade cresça e contribua com o bom funcionamento.

Obrigado à todos
  • ênfase ao meu comentário

é isso que eu acho Serginho....

só que eu fico chateado..pq eu ajudo com a maior boa vontade....
    sério mesmo, e depois eu vejo que a pessoa posta a mesma coisa...mas só pra falar
    que foi ela que postou...enfim....ta certo que eu não sei tudo...e o que eu escrevi errado pode corrigir..quantas vezes ja postei...."'oh pessoal, se estiver errado ...me corrijam, por favor" não axo ruim...o importante é o interesse mutuo de ajudar...mas tudo tem seus limites...todas as vezes que isso aconteceu, pareceu uma forma de desmerecer o que eu escrevi...o que eu levei um tempão pesquisando pra responder pra pessoa...mas enfim...deixa pra la
  • Pessoal,
    Como em uma família aqui também há discussões, mas Graças a Deus, também como em uma família tudo tem que ficar bem, não é?
    Corrijam-me se estou errada: acho que esqueceram de dizer ao amigo acima, que cada processo deve ser feito individualmente, ou seja, tudo bem que mande ao Itamaraty e ao Consulado tudo de uma vez para as legalizações, mas os processos deverão dar entrada pouco a pouco: primeiro o do pai, depois o dele e depois o de cada filho.
    Todos são ótimos e contribuem muitíssimo!
    Paz!
  • Wes, Cibele.
    Calma gente, vocês são ótimos e sabem muito sobre tudo isso, é que tem hora que não sabemos nos expressar corretamante tanto na pergunta quanto na resposta (o que não é de forma alguma o caso de vocês), e no impeto de querer ajudar as vezes respondemos a mesma pergunta que alguem respondeu. Por isso Wes, acredite numa coisa, você é muito importante para a comunidade, por isso, por favor não deixe de ajudar as pessoas aqui, não aboandone a comunidade não.
    Vocês são provas vivas da soliedariedade.
    Vocês junto com Serginho, Sandra, Denise vocês para mim são primaz aqui na comunidade, por isso não se ofendam um com o outro quando alguém com propriedade ou inocentemente repete ou corrige alguma resposta.
    Agradeço profundamente toda ajuda de vocês.
    E espero poder ajudar tambem quando estiver seguro das respostas.
    Um abraços a todos vocês
    Celso
  • Eu tô super calma, no worries, mas Wes, se você está há tempos na comunidade, já deveria saber o que mandar sem colar, os posts novos são sempre os mais atualizados.

Já cansei de dizer que fiz quase uma dezena de atribuições na minha família e algumas transcrições e sei do que estou falando. Quando digo pra mandar uma certidão pra SP e não pra Brasília, não é que eu decido, eu afirmo o que é realmente melhor, quem está começando nem sempre sabe optar. Aliás, outros moderadores também não deixam margens de opções, indicando o melhor caminho.

Boa vontade todos tem aqui, não é mérito maior ou menor de ninguém.
  • VOU ENVIAR MINHAS CERTIDÕES PARA O ITAMARATY
    SÓ UMA DUVIDA.
    VOU MANDAR A CERTIDÃO DE INTEIRO TEOR DO MEU PAI BRASILEIRO E CÓPIA DO RG E CPF DELE...O RG E CPF PODE SER AUTENTICADO NORMALMENTE EM QUALQUER CARTÓRIO OU É ALGUMA ALTENTICAÇÃO ESPECIAL?
    OBRIGADO POR ENQUANTO.
    ABRAÇOS A TODOS
  • Celso,

eh uma autenticacao normal, mas nao precisa de CPF, mesmo estando na mesma folha, o Consulado pode cobrar duas legalizacoes ( teria q confirmar com eles ), e ai sao mais 35,00 reais que nao farao diferenca, mas voce decide.
  • Celso, para a atribuiçao do meu pai eu enviei o requerimento, RG e a certidão de nascimento. Deu tudo certo... Acho que nem tem motivos para enviar o CPF já que esse documento não tem nenhuma serventia em outro país, aliás nem foto tem.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.